O que é ATP?

Adenosina trifosfato, o ATP, é a molécula que armazena energia livre nas células. Leia mais sobre suas características.

A molécula de ATP é indispensável nos seres vivos porque funciona como uma “moeda” energética. É por meio dela que nosso organismo consegue realizar os processos bioquímicos do metabolismo. Neste texto, vamos entender como é uma molécula de ATP, como ocorre a sua síntese e qual a sua função. Confira!

O que é o ATP

Todo Estudo

A adenosina trifosfato (ATP) é uma molécula formada pela união de uma adenina, uma ribose e 3 grupos fosfatos (Pi). Essa molécula é encontrada em todos os seres vivos e é a principal forma de energia encontradas nas células. Assim, o ATP é usado e liberado em diversas etapas do metabolismo. Ele é sintetizado na matriz mitocondrial onde ocorre a hidrólise da molécula, liberando energia livre.

Célula Animal
Além do núcleo, as células animais possuem organelas que realizam funções específicas para o funcionamento celular.
Células Eucariontes
As células eucariontes se caracterizam por não apresentarem carioteca.
Folhetos embrionários
Os folhetos embrionários são muito importantes para o desenvolvimento dos animais, pois são eles que dão origem aos órgãos do animal adulto.

Para que serve

A função do ATP é fornecer energia para que as células consigam realizar as suas atividades. Então, essa molécula garante a manutenção da homeostase celular, ou seja, mantém o meio interno em equilibro. Além disso, participa de outros processos do metabolismo doando grupos fosfato para as moléculas (fosforilação).

Síntese de ATP

Todo Estudo

A síntese de ATP ocorre na matriz mitocondrial durante o processo de respiração celular. A molécula de ATP armazena energia química, quando acontece a reação de hidrólise (quebra da molécula em moléculas menores pela ação da água) resulta na liberação de um grupo fosfato (Pi) e o ATP passa a ser ADP (adenosina difosfato). Veja a equação da reação a seguir.

Hidrólise de ATP

Essa equação é reversível e do tipo exergônica pois há a liberação de energia. Quando ocorre o inverso, é chamado de fosforilação. Nesse processo, a energia livre presente na célula faz com que um grupo fosfato se ligue a uma molécula de ADP, resultando em ATP e água. Confira a seguir a equação dessa reação.

Fosforilação

Saiba mais sobre o ATP

Para te ajudar a compreender o conteúdo, selecionamos alguns vídeos para que não reste nenhuma dúvida. Então, aproveite nossa lista a seguir!

Aulão sobre ATP

Aqui, selecionamos uma aula bem completa sobre o conteúdo. Confira como ocorre a formação da molécula de ATP, as suas características e como ocorre a reação de quebra e síntese do ATP nos organismos. Não deixe de conferir!

A energia e o ATP

Neste vídeo, temos uma aula sobre respiração celular com o professor Guilherme. Essa etapa bioquímica celular é muito importante porque gera moléculas de ATP que serão usados em outras etapas do metabolismo.

A quebra do ATP

Aqui, selecionamos um vídeo para você compreender como ocorre a quebra da molécula de ATP. Entenda como ocorre a reação e qual o saldo energético dela.

O ATP é a principal molécula dos seres vivos, pois armazena energia livre importante para diversos processos celulares. Continue seus estudos sobre biologia e entenda o processo de fotossíntese.

ALBERTS, Bruce. Biologia molecular da célula. 5 ed. Porto Alegre: Artmed Editora S.A., 2010

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Tanaka, Naomi. O que é ATP?. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/o-que-e-atp. Acesso em: 29 de March de 2024.

1. [PUC-RS]

O oxigênio é extremamente importante para a sobrevivência dos animais, porque a maioria deles satisfaz suas necessidades de energia por meio da oxidação de alimentos. A oxidação final dos compostos orgânicos pelas células, denominada de Ciclo de Krebs ou Ciclo do Ácido Cítrico, e a formação de ATP ocorrem:

a) no citoplasma.

b) nas mitocôndrias.

c) no complexo de Golgi.

d) no retículo endoplasmático.

e) nos lisossomos.

A alternativa correta é b) mitocôndrias.

A formação de ATP ocorre na matriz mitocondrial.

2. [UFJF]

A maior parte de ATP é produzida na etapa denominada fosforilação oxidativa, que ocorre nas mitocôndrias. Por que essa fase é assim chamada?

a) Os prótons expulsos para o espaço intermembranas oxidam ADP e, consequentemente, promovem sua transformação em ATP.

b) Ocorre uma etapa intermediária em que é adicionado fósforo às proteínas da cadeia transportadora de elétrons, promovendo sua oxidação.

c) Há a formação de radicais livres na matriz mitocondrial, o que induz à fosforilação do ADP.

e) O oxigênio oxida ATP sintase, estresse que induz ao aumento da síntese de ATP

A alternativa correta é d) Ocorre a adição de fósforo à molécula de ADP em consequência de reações de oxidorredução.

Na fosforilação oxidativa, um grupo fosfato é adicionado a molécula de ADP, formando o ATP (fosforilação).