Lipólise

Lipólise é a quebra de gordura em fonte de energia. Conheça as suas características.

Tudo o que ingerimos precisa passar por transformações físicas e químicas para ser aproveitado pelo nosso organismo. Neste texto, vamos conhecer mais sobre o processo de degradação de gorduras, a lipólise.

O que é lipólise?

A lipólise é o processo de degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol. Acontece no tecido adiposo e é ativado quando os níveis de glicose são insuficientes para suprir as necessidades corporais. Dessa forma, o pâncreas tende a secretar glucagon, estimulando o fígado a liberar glicose no sangue proveniente da quebra de glicogênio.

Anexos embrionários
Responsáveis por proteger e garantir o desenvolvimento do embrião, os anexos embrionários foram fundamentais para a conquista do ambiente terrestre.
Bases nitrogenadas
As bases nitrogenadas carregam as informações genéticas do DNA e RNA. Neste texto, entenda a composição e os tipos de base nitrogenadas.
Biomedicina
A biomedicina é uma importante área de estudo que visa o avanço no tratamento de doenças, seja aprimorando os já existentes ou desenvolvendo novas técnicas

Além disso, o glucagon estimula a metabolização de triglicerídeos armazenados no tecido adiposo, fazendo com que ocorra a liberação de ácido graxos e glicerol, onde, respectivamente, um será usado como fonte de energia e outro será transformado em glicose, em que parte é liberado no sangue e outra parte atua na reposição do glicogênio hepático.

Lipogênese

A lipogênese é processo oposto da lipólise e consiste no armazenamento de gordura no tecido adiposo. Quando há um excesso de ácidos graxos e glicerol no sangue, o organismo armazena essas substâncias no tecido adiposo em forma de triglicerídeos.

A lipólise e lipogênese são influenciadas pela ingestão de alimentos, gasto energético, níveis hormonais e fatores hereditários.

Vídeos sobre lipólise

Selecionamos alguns vídeos sobre o tema para você ampliar seus conhecimentos. Então, confira nossa lista a seguir.

Lipólise X Lipogênese

Aqui, temos uma aula sobre as diferenças entre os processos metabólicos lipólise e lipogênese. Entenda a importância de cada processo para o organismo.

Lipólise e a fadiga

Neste vídeo, selecionamos uma aula completa sobre a lipólise. Além disso, entenda os mecanismos bioquímicos do nosso organismo após atividades de longa duração.

Em conclusão, a lipólise é o processo metabólico em que triglicerídeos são transformados em fonte de energia. Podemos dizer que é um processo emergencial, acionado apenas quando os níveis de glicose estão baixos. Continue seus estudos de biologia e entenda mais sobre a fisiologia humana.

NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger-7. São Paulo: Artmed Editora, 2018.
GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. São Paulo: Elsevier, 2017

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Tanaka, Naomi. Lipólise. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/lipolise. Acesso em: 26 de April de 2024.

A lipólise é o processo pelo qual os triglicerídeos são dissociados em ácidos graxos e glicerol, resultando na disponibilização desses ácidos graxos para diversos tecidos do organismo. Marque a alternativa correta:
a) A lipólise é ativada pelo glucagon liberado pelo fígado.
b) Lipólise e lipogênese são processos complementares.
c) O glicerol liberado na lipólise é transformado em glicose.
d) Nenhuma das alternativas.

A alternativa correta é c).

Justificativa: conforme visto na matéria, o glicerol liberado na lipólise é, de fato, transformado em glicose.