Ponto de interrogação

O ponto de interrogação é um sinal gráfico com diferentes possibilidades de aplicação, desde a expressão de dúvida até a indicação da surpresa ou de incerteza.

Pontuação é o nome que se dá ao conjunto dos sinais gráficos empregados para dar informações sobre as relações estruturais dos elementos do texto. Dentre esses sinais, encontramos o ponto de interrogação. Pode ser que você use este sinal cotidianamente sem refletir sobre ele. Neste tópico, trataremos do tema com o objetivo de aperfeiçoar o uso do ponto de interrogação.

Índice do conteúdo:

O que é o ponto de interrogação

O ponto de interrogação é um sinal gráfico usado, majoritariamente, para expressar dúvida. Ele é utilizado, via de regra, no final de uma frase interrogativa direta, ainda que a pergunta não exija resposta.

O ponto de interrogação é indicado pelo uso do símbolo (?).

Combinações com ponto de interrogação

Esse sinal pode ser utilizado junto a outros sinais gráficos para indicar diferentes funções. A seguir, veremos quatro delas: dúvida; surpresa; interjeição; incerteza.

  • Ponto de interrogação seguido de reticências: Para indicar dúvida, o ponto de interrogação pode ser utilizado seguido de reticências.
  • Ponto de interrogação seguido de ponto de exclamação: Nas perguntas que denotam surpresa, ou naquelas que não têm endereço nem resposta, empregam-se, por vezes, combinados o ponto de interrogação e o ponto de exclamação.
  • Replicação do ponto de interrogação: Quando usado repetidas vezes numa mesma situação (???), o ponto de interrogação tem um efeito de interjeição.
  • Entre parêntesis: Quando utilizado dentro de parêntesis, o ponto de interrogação pode indicar dúvida ou incerteza, mesmo quando não estiver localizado no final de uma sentença [frase interrogativa direta].

Como vimos nesses tópicos, quando acompanhado de outros sinais gráficos ou replicado, esse sinal pode indicar diferentes funções. Por isso, não basta apenas saber que este sinal, quando se encontra no final de frase interrogativa direta, aponta uma dúvida. É necessário conhecer as várias possibilidades de uso do ponto de interrogação para melhor utilizá-lo no dia a dia e nas produções textuais.

Exemplos de frases com ponto de interrogação

Acompanhe, a partir de agora, as possibilidades de uso, por meio dos exemplos a seguir!

  • Dúvida:
    — A que horas começa a aula?
    – você gosta de comida japonesa?
  • Surpresa:
    — Quem é que não conhece Coimbra?!!!
    (Branquinho da Fonseca, B, 18.)
  • Interjeição:
    — Olá????
  • Incerteza:
    — Não sei como se chegou a essa conclusão a partir do que a professora nos indicou como leitura obrigatória, talvez seja preciso reavaliar (?) toda a investigação feita por nosso grupo.

Esperamos que, a partir destes exemplos, possam ter ficado mais evidentes as diferenças dos usos que podemos encontrar no uso cotidiano e que podem ser de grande valia para construção dos textos. Isso porque esses recursos de pontuação não têm apenas valor linguístico, mas visam a indicar, também, a expressão do corpo e do espírito que acompanha e valoriza a pausa linguística.

Vídeos sobre o uso do ponto de interrogação

Os sinais gráficos são essenciais para a construção de textos, pois evidenciam as relações estruturais dos elementos do texto. O ponto de interrogação, como vimos, pode indicar diferentes funções. Assista esta seleção de vídeos para ampliar o seu repertório de informações sobre o uso do ponto de interrogação.

Pontuação – ponto final, exclamação e interrogação

Neste vídeo, o professor Noslen reflete sobre as intenções comunicativas a partir do uso da pontuação, destacando o uso do ponto final, de exclamação e de interrogação. No vídeo, o professor apresenta exemplos de uma frase não pontuada e, depois, exercita conosco o uso dos sinais gráficos, ressaltando a questão da intencionalidade no uso dos diferentes sinais gráficos. Na sequência, ele nos explica, também por meio de exemplos, as diferenças no uso dos pontos finais, de exclamação e de interrogação.

INTERROGAÇÃO e EXCLAMAÇÃO: como e quando usá-los?

O professor Fagner Araújo nos ensina, neste vídeo, os diferentes usos possíveis para os pontos de interrogação e de exclamação, por meio de exemplos. Em relação ao ponto de interrogação, alvo do nosso tópico, ele indica as possibilidades de uso em frase interrogativa direta, apontando as funções de surpresa, expectativa, indignação. O professor salienta, ainda, que é possível interrogar de forma indireta sem usar este sinal gráfico.

Pontos de Interrogação, exclamação, reticências e aspas

Neste vídeo, o professor Fábio Alves nos explica os usos dos pontos de interrogação e de exclamação, reticências e aspas. O professor nos traz exemplos do seu uso em frase interrogativa direta (e comenta também a possibilidade de formulação de dúvida em frase interrogativa indireta).

O ponto de interrogação é um sinal gráfico de uso aparentemente simples, mas vimos as diferentes possibilidades de aplicação deste sinal gráfico nos mais variados contextos, desde a expressão de dúvida até a indicação da surpresa ou de incerteza.

Aproveite os conhecimentos adquiridos ou aprofundados aqui para fazer alguns exercícios e treinar para as provas Vestibular e ENEM! Confira também como usar o ponto e vírgula.

Referências

Nova Gramática do português Contemporâneo (2016). Celso Cunha; Lindley Cintra.

Por Beatriz Yoshida Protazio
Como referenciar este conteúdo

Yoshida Protazio, Beatriz. Ponto de interrogação. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/ponto-de-interrogacao. Acesso em: 23 de November de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [Adaptado de Instituto Consulplan - 2020 - Prefeitura de Formiga - MG - Cuidador Social, 2020]

Quem me dirá que um dia, próximo ou distante, não se descobrirá no chuchu um elemento novo, indispensável à economia orgânica? O que me parece inexplicável é que os brasileiros persistamos em comer sem quase nenhum deleite essa coisinha verde e mole que se derrete na boca sem deixar vontade de repetir a dose.
(BANDEIRA, Manuel. IN: Quadrante. 2ed. Rio de Janeiro: Ed. Do Autor, 1963.)

Em “Quem me dirá que um dia, próximo ou distante, não se descobrirá no chuchu um elemento novo, indispensável à economia orgânica?” (4º§), o ponto de interrogação foi empregado para indicar:

a) Uma ação definida.
b) A certeza dos fatos.
c) Um questionamento.
d) Uma grande irritação.

Resposta: Alternativa c).
Justificativa: O ponto de interrogação no final da frase interrogativa indica, neste caso, dúvida, portanto, a resposta correta é a letra c) “questionamento”.

2. [Adaptado de Instituto Consulplan - 2020 - Prefeitura de Formiga - MG - Motorista, 2020]

Chegamos a um ponto em que a virtude é ridícula e os mais vis sentimentos se mascaram de grandiosidade, simpatia, benevolência. A observação do presente leva-nos até a descer dos exemplos do passado: os varões ilustres de outras eras terão sido realmente ilustres? Ou a História nos está contando as coisas ao contrário, pagando com dinheiro dos testamentos a opinião dos escribas?
(MEIRELES, Cecília, 1901-1964. Escolha o seu sonho: Crônicas – 26ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2005. Com adaptações.)
Em “A observação do presente leva-nos até a descer dos exemplos do passado: os varões ilustres de outras eras terão sido realmente ilustres? Ou a História nos está contando as coisas ao contrário, pagando com dinheiro dos testamentos a opinião dos escribas?” (2º§), o ponto de interrogação tem como finalidade:
a) Impedir dúvidas.
b) Indicar certeza dos fatos.
c) Provocar questionamentos.
d) Contestar o pensamento da autora.

Resposta: Alternativa c).
Justificativa: A série de reflexões presente no texto é evidenciada, neste trecho, pelas frases interrogativas diretas marcadas por ponto de interrogação ao final. Assim, a alternativa correta é a c) “provocar questionamentos”.

3. [Adaptado de FUNDATEC - 2021 - Prefeitura de Candelária - RS – Eletricista]

Qual sinal de pontuação substitui corretamente o xis da linha 03?
A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Grávidas tendem a adquirir um estilo de vida sedentário e com baixa ingestão de nutrientes essenciais, além de ingerirem mais alimentos e bebidas processadas, ambos ricos em sal, açúcar X gordura e conservantes. Diante disso, foi realizado em São Paulo um estudo que avaliou os resultados em gestantes após a adesão de uma dieta saudável e caminhadas diárias. A pesquisa foi coordenada por cientistas da Universidade Estadual Paulista. O tempo de caminhadas entre grávidas triplicou, enquanto o consumo de alimentos ultraprocessados diminuiu pela metade. Ao todo, 181 gestantes foram acompanhadas pelos pesquisadores. O resultado demonstrou que as gestantes começaram a prevenir diversas complicações gestacionais como diabetes, doença hipertensiva e obesidade.

a) Vírgula.
b) Ponto-final.
c) Ponto de interrogação.
d) Dois-pontos.
e) Ponto de exclamação.

Resposta: Alternativa a).
Justificativa: A enumeração do trecho em questão é organizada por meio da inserção da vírgula a cada elemento enumerado.

Compartilhe

TOPO