Ponto de exclamação

O ponto de exclamação é empregado para marcar o fim de qualquer enunciado com entonação exclamativa, que normalmente exprime admiração, surpresa, assombro, indignação etc. Neste tópico, você aprenderá

O ponto de exclamação é empregado depois de qualquer enunciado de entonação exclamativa. Mas como é possível distinguir os seus usos? Neste tópico, você poderá aprender caminhos para fazer o melhor uso possível deste sinal em seus textos.

Índice do conteúdo:

O que é ponto de exclamação

É o sinal que se pospõe a qualquer enunciado de entoação exclamativa. Mas, como a melodia das exclamações apresenta muitas variedades, o seu valor só pode ser depreendido considerando o contexto em que ele está inserido.

Cabe, assim, ao leitor a tarefa de interpretar a intenção do escritor, recriando, com apoio em um simples sinal, as diversas possibilidades de inflexão exclamativa e, em cada caso, escolher dentre elas a mais adequada em relação ao contexto. É importante lembrar que pontos de exclamação pode indicar expressões de espanto, de surpresa, de alegria, de entusiasmo, de cólera, de dor, de súplica etc.

Usos do ponto de exclamação

Normalmente, empregam-se pontos de exclamação em:

1. Interjeições

Usa-se após interjeições, ou de termos equivalentes, como os vocativos intensivos, as apóstrofes.

  • — Credo em cruz! gemeu Raimundo, assombrado. (G. Ramos, A OH, 147.)
  • — Adeus, senhor, adeus! (Ó. Ribas, EMT, 16.)

2. Imperativo

Usam-se pontos de exclamação também depois de uma sentença no modo imperativo.

  • — Não vás! Volta, meu filho! Não vás! (É. Veríssimo, A, II, 604.)
  • Faça o que sua mãe mandou, agora mesmo!

3. Pontos de exclamação e de interrogação

Tão variado como o seu valor melódico é o valor pausal do ponto de exclamação. Por exemplo, pode-se juntar o ponto de exclamação ao de interrogação. Quando a entoação é acentuadamente interrogativa, o ponto de interrogação vem antes do de exclamação; quando é mais sensível o tom exclamativo, o de exclamação precede o de interrogação.

  • — Ah! minha Nossa Senhora, para que Felícia veio falar dessas histórias agora de noite!? (Coelho Netto, OS, 1,926.)
  • Cancelar a festa?! Por quê?
  • Essa combinação pode, em algumas ocasiões, ser seguida ou antecedida de reticências, o que lhe acrescenta uma nota de incerteza, por exemplo: — Coitada!… quem diria… quem imaginaria que acabaria assim!?… (A. de Assis Júnior, SM, 52.)

4. Repetição

Outro uso frequente é a repetição do ponto de exclamação para indicar um reforço especial na duração, na intensidade ou na altura da voz.

  • — Ah! Pérfido! Se os teus não lhes respondem mais, para sempre!!!!!!! meus beijos emurchecerão! Triste! Triste da abandonada!… (M. de Andrade, OI, 162.)
  • Não acredito que ela agiu dessa forma!!!

Como você pôde ver, o ponto de exclamação pode ser usado em várias situações, com diferentes intenções comunicativas. Para retomar, o sinal pode ser usado para marcar interjeição, ordem (em sentido imperativo), junto ao ponto de interrogação ou com repetição. Assista os vídeos a seguir para ampliar e consolidar seu aprendizado. Bons estudos!

Vídeos sobre Pontos de Exclamação

Nos vídeos selecionados para este tópico, você poderá aprender um pouco mais sobre como e quando usar o ponto exclamação (e, “de brinde”, aprenderá um pouco sobre o uso dos pontos de interrogação e até do ponto final). Preparado (a)?!

Interrogação X Exclamação: como e quando usar?

Neste vídeo, o professor Fagner Araújo explica, em detalhes e com exemplos, os usos dos ponto de exclamação e de interrogação. Imperdível!!!

Pontuação: ponto final, de interrogação e de exclamação

Nesta aula, o professor Noslen ensina o que são e quais os usos dos pontos de interrogação, exclamação e do ponto final. O professor apresenta algumas situações de uso e facilita a aprendizagem do tema por meio da exposição e explicação de exemplos.

Tudo sobre o ponto de exclamação em menos de 4 minutos!

Neste vídeo, a professora Aline ensina em quais situações você deve usar os pontos de exclamação e de interrogação em um vídeo de animação rápido e didático, com muitos exemplos. Está imperdível!!! Confira!

Se você gostou deste tópico, com certeza, vai adorar aprender mais sobre Termos essenciais da oração!

Referências

Nova gramática do português contemporâneo (2017). Celso Cunha; Lindley Cintra.

Por Beatriz Yoshida Protazio
Como referenciar este conteúdo

Yoshida Protazio, Beatriz. Ponto de exclamação. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/ponto-de-exclamacao. Acesso em: 09 de January de 2022.

Exercícios resolvidos

1.

Não precisa embrulhar!

Alguma vez você parou para pensar em como é estranho que tudo que a gente compra seja embrulhado ou colocado em sacolas ou sacos?… Mesmo quando se trata de apenas um artigo, como um bombom… ou um pacote de batatas fritas. Um saco dentro de outro… bem, isso já é uma loucura!
Mas acontece o tempo todo. E depois nós simplesmente jogamos o saco fora.
Que desperdício! Os sacos e sacolas são feitos com os tesouros da Terra. Os de papel são feitos de árvores; os de plástico, de petróleo. E a fabricação de ambos aumenta muito a poluição. Mas você pode ajudar. Basta dizer ‘não’ para os sacos e sacolas de que não precisa.

“50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra/ The Earth-Works Group”. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2007. p.84.

Assinale a alternativa que indica corretamente o efeito de sentido obtido pelo uso do ponto de exclamação no título:

a) susto;
b) medo;
c) dúvida;
d) ordem;
e) denúncia.

A alternativa correta é a letra d) ordem, já que o ponto de exclamação do título marca o sentido imperativo, de ordem, “não precisa embrulhar!”.

2.

Em “Que desperdício!”, o ponto de exclamação foi empregado, pois expressa uma…

a) exaltação;
b) indagação;
c) intermitência;
d) assombro;
e) indignação.

A alternativa correta é a letra e) indignação, pois o ponto de exclamação, neste caso, expressa a indignação do falante em relação a uma situação de desperdício.

3.

Assinale a alternativa que completa adequadamente parte da pontuação do trecho:

“Alguma vez você parou para pensar em como é estranho que tudo que a gente compra seja embrulhado ou colocado em sacolas ou sacos___ Mesmo quando se trata de apenas um artigo, como um bombom___ ou um pacote de batatas fritas___ Um saco dentro de outro___ bem, isso já é uma loucura__”

a) ponto de interrogação, reticências, ponto final, reticências, ponto de exclamação
b) ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto final, reticências, ponto de exclamação
c) ponto final, reticências, reticências, reticências, ponto de exclamação
d) ponto de interrogação, reticências, ponto final, reticências, ponto de interrogação
e) reticências, ponto de interrogação, ponto final, reticências, ponto de exclamação

A alternativa correta é a letra a), que marca adequadamente as expressões de dúvida (ponto de interrogação), hesitação (reticências), pausa (ponto final), hesitação (reticências), indignação (ponto de exclamação).

Compartilhe

TOPO