Third conditional

Usamos third conditional para indicar algo que ocorreu devido a uma condição passada não cumprida.

Existem várias situações que dependem de outros fatores para ocorrer, além de situações hipotéticas com as quais esbarramos diariamente. Mas como expressar isso em inglês? Para tal, usamos as conditionals, que são divididas em três diferentes usos. Aqui, veremos sobre a third conditional. Acompanhe:

O que é third conditional

O third conditional é usado em situações que não podem mais ser concretizadas devido a alguma condição não cumprida no passado. Assim como as outras formas, essa conditional é caracterizada pelo uso do if.

  • If I hadn’t eaten so much ice cream I wouldn’t have gotten sick: Se eu não tivesse comido tanto sorvete, eu não teria passado mal.
  • If he had asked us we would have told him: Se ele tivesse nos perguntado, nós teríamos contado.

Assim, podemos observar que, em ambas as frases, há condições referentes a situações passadas que não foram cumpridas. No primeiro caso, por exemplo, se a pessoa em questão tivesse comido menos sorvete (condição não cumprida) ela não teria passado mal (o que não foi concretizado devido às ações tomadas). Além do if, é possível notar que existem outros elementos que compõem a third conditional, como veremos a seguir.

Estrutura da third conditional

Como é possível notar pelos exemplos anteriores, a estrutura que caracteriza a third conditional é a seguinte: if + sujeito + had + verbo principal no past participle + sujeito + would + have + verbo principal no past participle. Por exemplo:

  • If we had planned better we wouldn’t be lost right now: Se tivéssemos nos planejado melhor, não estaríamos perdidos agora.
  • If they had studied more they would have gotten a better grade: Se eles tivessem estudado mais, teriam tirado uma nota melhor.
  • She would have liked the movie if she had come with us: Ela teria gostado do filme se tivesse vindo conosco.
  • You wouldn’t have dropped the cake if you had been more careful: Você não teria derrubado o bolo se tivesse sido mais cuidadoso.

Vimos aqui a estrutura e o uso da third conditional. Vale notar que, mesmo quando invertemos a ordem da frase (como ocorre nos exemplos 3 e 4), o sentido ainda se mantém, pois são mantidos os elementos mais importantes (if, a condição passada não cumprida, os componentes da estrutura etc).

First e second conditional

Além da third conditional, temos também a first e a second conditionals. No primeiro caso, vemos uma condição presente e como ela pode afetar o futuro. Assim, além do if, também temos will para indicar futuro, como observamos abaixo:

  • If they don’t get home soon they will be in trouble: Se eles não chegarem em casa logo, estarão encrencados.

Já a second conditional indica uma condição passada não realizada e como afeta o presente. É importante distinguir que, no caso do third conditional, a condição não cumprida e a situação discutida estão no passado, enquanto na second conditional temos uma possibilidade passada interagindo com o presente. Por exemplo:

  • If the oven was working, I would bake cookies: Se o forno estivesse funcionando, eu assaria biscoitos.

Assim, podemos notar que a característica comum de todos os conditionals é a presença do if (que pode ser traduzido como “se”). Ademais, cada um deles apresenta elementos distintos para que sejam aplicados em diferentes contextos, expressando diversos sentidos para possibilitar uma melhor comunicação.

If you had watched the videos…

Quer aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre o assunto? Separamos vídeos sobre o third conditional para ajudar na sua compreensão. Confira!

Conditionals

Nesse vídeo, o professor explica as características e os usos da first, da second e da third conditional. Acompanhe!

O que é third conditional

Aqui, a professora explica, de maneira dinâmica e de fácil compreensão, o uso e o sentido da third conditonal. Assista para compreender melhor!

Entendendo e usando third conditional

No vídeo, a professora fala sobre os elementos gramaticais que compõe a third conditional e como podemos usar essa estrutura no nosso cotidiano. Entenda todos os detalhes!

Aprendemos aqui as características e os usos mais importantes da third conditional, além de uma breve explicação sobre a first e a second conditionals. Quer saber mais? Veja esta matéria sobre tempos verbais em inglês e bons estudos!

Referências

Guia Mosalingua de Gramática Inglesa – Mosalingua

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Third conditional. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/third-conditional. Acesso em: 04 de March de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [MACKENZIE/1996]

Indicate the alternative that best completes the following sentence:

If you had taken my advice, you __________.

a) would learned the lesson
b) would have learnt the lesson
c) should learned the lesson
d) would learn the lesson
e) should understand the lesson

Resposta correta: b) would have learnt the lesson.

A estrutura da third conditional, como já vimos, apresenta would + have + verbo no past participle.

2. [UNESP/2001]

Candidates who get a poor result always regret:

If I had studied more before sitting for the test, I __________ it.

a) would pass
b) passed
c) have passed
d) would have passed
e) had passed

Resposta correta: d) would have passed.

Assim como no exercício anterior, temos a estrutura de third conditional nessa alternativa da questão.

Compartilhe

TOPO