Might

Might é um verbo modal usado em contextos que exprimem uma probabilidade ou permissão. Embora não tenha uma única tradução, seu significado permeia o "talvez" e o "poder".

Como todo modal verb, might não possui uma tradução exata, entretanto, geralmente, é traduzido como “talvez”. Ele atribui sentido de probabilidade e/ou sugestão para o verbo que o segue. Assim, em uma frase, sua presença indica que algo poderá acontecer ou não. A seguir, entenda como usá-lo!

Índice do conteúdo:

Como usar o might

O modal might sempre precede um verbo. Gramaticalmente, ao usá-lo, descarta-se o elemento “to” (ficando “might play” e não “might to play”, por exemplo). Seu sentido está relacionado ao “talvez”, “pode ser que”, “poderia” ou “pode”. A seguir, aprenda a usar esse modal nas formas afirmativa, negativa e interrogativa.

Afirmativa

Dependendo do contexto, o verbo might expressa possibilidade, sugestão ou solicitação. Confira alguns exemplos, na forma afirmativa, que demonstram esse modal em uso:

  • The storm might have stopped by now (A tempestade talvez tenha parado agora);
  • Show me where we might eat (Mostre-me onde nós podemos comer);
  • You might be a talent actor (Você pode ser um ator talentoso).

Negativa

Para indicar uma negação, usa-se o might not ou sua forma abreviada mightn’t. Confira os exemplos:

  • The show mightn’t appeal to everyone (O show pode não agradar a todos);
  • He might not have time to see you (Ele pode não ter tempo para ver você);
  • The rain mightn’t have stopped (A chuva pode não ter parado).

Interrogativa

Já na forma interrogativa, o might deve ser utilizado antes do sujeito. Veja:

  • Might we ask you a question? (Nós poderíamos fazer uma pergunta?);
  • Might I come later? (Eu poderia vir depois?);
  • Might I just interrupt for a moment? (Eu poderia interromper por um momento?).

O mais importante não é a tradução (até porque cada língua tem as suas especificidades), mas, sim, a ideia que o modal might traz para as frases. Por ele se assemelhar ao may e ao maybe, é preciso entender a diferença entre os três. Confira a seguir.

Might X may X maybe

Os três verbos modais indicam uma probabilidade ou permissão. Entretanto, há situações em que o uso de um verbo é mais indicado do que o outro. O may aparece em permissões, oferecimentos e probabilidades mais certeiras. Já o might contempla uma ocasião em que se deduz algo sem muitos indícios de que irá acontecer, embora seja possível.

Outra diferença é que o modal may é usado em contextos mais formais, já o might é mais recorrente no dia a dia. O maybe, cuja tradução é “talvez”, pode aparecer em qualquer contexto em que haja uma possibilidade.

Might: para praticar a aprender mais

Para aprender Inglês, é preciso praticar. Por isso, confira uma seleção de vídeos com ótimas explicações sobre o uso do might.

Como usar o verbo Might

Nesse vídeo, a professora Rennie ensina como usar o might. Uma explicação didática,com ótimas dicas de pronúncia. Confira!

May e Might: entenda a diferença

Nesse vídeo, a Tia do inglês ensina a diferença entre may e might. Além disso, ela explica quando usar cada um dos modais. Supersimpática, você vai amar a aula!

Quanto mais exemplos melhor: may x might

Sabe aquele professor que toda turma ama? Esse é o professor Junior. Em uma aula supercativante, ele ensina como usar o may e o might, por meio de exemplos que te ajudarão a nunca mais esquecer o conteúdo.

Gostou de aprender sobre o might? Reserve um tempo para entender o uso de outro verbo modal, o must, e continue estudando a Língua inglesa.

Referências

Collins Dictionary (On-line) – Disponível em: https://www.collinsdictionary.com/pt/dictionary/english/mightnt. Acesso em: 19 de mar. de 2022.

Cambridge Dictionary (On-line) – Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/might. Acesso em: 19 de mar. de 2022.

Learn English (On-line) – Disponível em: https://learnenglish.britishcouncil.org/grammar/english-grammar-reference/may-and-might. Acesso em: 29 de mar. de 2022.

Por Alyson Santos
Como referenciar este conteúdo

Santos, Alyson. Might. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/might. Acesso em: 12 de May de 2022.

Exercícios resolvidos

1.

Qual dos modais abaixo são mais compatíveis com o contexto da frase abaixo?

_______ I help you with your bags?

a) May
b) Might
c) Do
d) Must

Alternativa correta: A

Justificativa: em situações formais de permissões ou oferecimento, o may é o verbo modal mais adequado para o contexto.

2.

Qual das alternativas melhor traduz a seguinte sentença: I might go to the movies.

a) Eu consigo ir ao cinema.
b) Eu não posso ir ao cinema.
c) Talvez eu vá ao cinema.
d) Eu posso ir ao cinema?

Alternativa correta: C

Justificativa: por ser uma sentença afirmativa, e lembrando que o “talvez”é uma das possíveis traduções para might, a única alternativa possível é a C, ou seja, a possibilidade de ir ao cinema.

Compartilhe

TOPO