Genitive case

O genitive case é usado para indicar posse. Ou seja, indica que algo pertence a alguém.

Para indicar que algo pertence a alguém, em português, é usado da, de, do. Mas como fazer isso em inglês? Nesse caso, usamos o genitive case, ou possessive case. Abaixo, você aprenderá mais sobre esse caso gramatical.

Índice do conteúdo:

O que é genitive case

Assim, o genitive case é usado para indicar posse. Ele é representado pelo uso de apóstrofe s (‘s) após o nome de alguém ou algo, indicando, dessa forma, que algo pertence a alguém, ou atém mesmo a relação entre pessoa.

  • They’re Mary’s mothers. (Elas são as mães da Mary.)
  • This is John’s book. (Esse é o livro do John.)

Portanto, como é possível notar nos exemplos, o ‘s aparece ligado ao nome de alguém. No primeiro caso, ele indica uma relação entre pessoas (as mães da Mary). Já no segundo exemplo, o genitive case indica posse (o livro do John). Acompanhe a seguir as maneiras de usar o genitive case.

Como usar o gentive case

Assim como em outros aspectos da gramática, o genitive case segue uma série de regras para situações específicas. A seguir, essas regras serão discutidas e explicadas.

Regra para sujeito no singular

Nesse caso, há apenas um sujeito, ou seja, uma pessoa ou objeto. Assim, o ‘s é adicionado ao sujeito, como é possível observar abaixo:

  • The car’s tires are new. (Os pneus do carro são novos.)
  • Clara’s house has a yellow door. (A casa da Carla tem uma porta amarela.)

Regra para sujeito no plural terminando com “s”

Aqui, a palavra que vai receber o genitive case termina com a letra “s”. Devido a isso, coloca-se apenas o depois do sujeito. Por exemplo:

  • These are my cats’ toys. (Estes são os brinquedos dos meus gatos.)
  • That’s my friends’ house. (Aquela é a casa dos meus amigos.)

Regra para sujeito no plural sem “s”

Diferentemente do português, no inglês nem sempre o plural é indicado pelo uso de “s” no final das palavras. Dessa forma, assim como no caso do singular, usa-se ‘s, ou seja:

  • Can you get the children’s backpacks? (Você pode pegar as mochilas das crianças?)
  • We need to consider the people’s opinion. (Precisamos considerar a opinião das pessoas.)

Regra para sujeito no singular terminando com “s”

Nesse caso, existem duas possibilidades. Na maioria dos casos, acrescenta-se ‘s; porém, caso a frase esteja se referindo a nomes clássicos, usa-se apenas o . Por exemplo:

  • This is James’s cellphone. (Este é o celular do James.)
  • We are studying Sophocles’ plays. (Nós estamos estudando as peças de Sófocles.)

Regra para mais de um sujeito que possuem uma coisa

Aqui, tem-se uma situação na qual duas pessoas dividem o mesmo objeto ou relação. Assim, o ‘s é acrescentado ao final do último nome, da seguinte forma:

  • He’s Carlos and Daniel’s uncle.(Ele é o tio do Carlos e do Daniel.)
  • Sarah and Paulo’s car is black. (O carro da Sarah e do Paulo é preto.)

Regra mais de um sujeito que possuem mais de uma coisa

Nesse caso, há mais de um sujeito e mais de um objeto, contudo, é o mesmo objeto (dois carros, por exemplo). Usa-se, então, ‘s em ambos os nomes, ou seja:

  • Laura’s and Nathan’s houses are on the same street. (As casas da Laura e do Nathan são na mesma rua.)
  • Victor’s and José’s dogs are still puppies. (Os cachorros do Victor e do José ainda são filhotes.)

Portanto, tem-se, aqui, as regras do genitive case. Lembrando que esse caso gramatical é usado para indicar posse ou até mesmo relacionamento. Palavras no plural que terminam com “s” apresentam apenas , porém, na maioria dos outros casos, o genitive case é indicado por ‘s.

Genitive case’s video

Quer aprender mais sobre o genitive case? Abaixo, foram separados alguns vídeos sobre o assunto para aprofundar o seu conhecimento. Acompanhe:

O que é o genitive case

Aqui, a professora Marcela explica a construção da ideia de posse no inglês, o motivo da estrutura do genitive case e como usá-lo.

Como usar o ‘s

Existem várias regras sobre o uso do ‘s. Por isso, nesse vídeo, a professora Lilian fala sobre as principais regras de uso através de exemplos. Aproveite o vídeo para fazer uma revisão e fixar o conteúdo.

Construindo frases com o genitive case

No vídeo, o professor William explica como construir frases em inglês usando o genitive case. Confira a aula e análise a organização das frases para entender o uso desse caso gramatical.

Assim, temos as regras e usos do genitive case. Quer aprender mais sobre inglês? Leia a matéria sobre pronomes possessivos em inglês e bons estudos!

Referências

The Apostrophe S – (‘S) Possessive Case – Genitive Case – Woodward English. Disponível em: https://www.grammar.cl/rules/genitive-case.htm

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Genitive case. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/genitive-case. Acesso em: 26 de August de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [INEP - 2018]

Considere o emprego do ´s nas seguintes afirmações.
I – “The brain’s neuroplasticity” é a contração de “has”.
II – “It´s often said” é a contração de “is”.
III – “one ‘s brain” é a contração do “genitive case”.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II, III.

d)Apenas II e III.
Na frase I, o ‘s indica posse (the brain’s neuroplasticity: a neuroplasticidade do cérebro). Na frase II, tem-se a contração do “is” (it is often said: é geralmente dito) e a frase III apresenta o genitive case (one’s brain: o cérebro de um individuo).

2. [IF Sul - MG - 2017]

Assinale a questão que NÃO possui o mesmo uso do “Genitive Case” como na seguinte parte do texto: “Charles’s many supporters will argue(…)”:
a) “It’s been a month of coverage”
b) “over the monarchy’s direction of travel”
c) “it was hard to escape references to Charles’s painful past”.
d) “of the Queen’s dedicated senior official Sir Christopher Geidt”

a)“It’s been a month of coverage”
Enquanto em todas as outras frases o ‘s indica posse, nessa alternativa, o ‘s é a contração de “has” (It has been a month of coverage).

Compartilhe

TOPO