Thomas Edison

Thomas Edison foi um estadunidense que viveu no século XIX. Ele foi responsável por patentear mais de 2000 invenções. Dentre elas, está a lâmpada incandescente de longa duração.

Thomas Edison foi um inventor estadunidense. Ao longo de sua vida, ele registrou mais de duas mil invenções. Dentre elas, a maior e mais famosa é a lâmpada incandescente. Edison nasceu em 1847 e faleceu em 1931. Veja mais sobre sua biografia, suas principais invenções, frases famosas e muito mais.

Índice do conteúdo:

Biografia

Thomas Edison, em meados de 1922. Fonte: Wikimedia

Thomas Alva Edison, ou simplesmente Thomas Edison, nasceu em 11 de fevereiro de 1847, em Ohio, nos Estados Unidos. Seu pai era marceneiro e sua mãe era professora. Após três meses de educação formal, a sua mãe, Nancy, assumiu a responsabilidade por seus estudos. Isso aconteceu devido à relação conturbada com o professor da escola na qual estudava. O professor reclamava que Edison era relapso com as atividades propostas e fazia perguntas demais.

Durante a adolescência, Thomas Edison perdeu a audição. Contudo, não se sabe ao certo os motivos que levaram a esse acontecimento. Quando era criança, o inventor teve diversos problemas de saúde relacionados ao sistema auditivo.Porém, há biógrafos que afirmam que sua surdez foi causada por um puxão de orelha ou devido à muitas pancadas.

Já em 1868, o inventor registra a sua primeira patente. Essa invenção era um registrador elétrico, o qual possuía diversas finalidades. Dois anos mais tarde, em 1870, tal registrador foi adaptado e virou um aparelho que indicava as cotações da bolsa de valores. Essa nova invenção foi vendida por cerca de 40 mil dólares.

Ao longo de sua vida, Thomas Edison, registrou 2332 patentes. Dentre elas, a mais famosa de todas é a lâmpada incandescente. Edison faleceu em outubro de 1831, devido a complicações de diabetes.

A maior invenção de Thomas Edison

A invenção mais famosa do estadunidense é a lâmpada incandescente. Sua patente aconteceu no ano de 1879. A primeira lâmpada consistia em um filamento que ficava incandescente quando era percorrido por uma corrente elétrica.

Porém, ao contrário do que se acredita, Thomas Edison não foi o primeiro a tentar fazer a lâmpada. Em sua época, outros cientistas e inventores já haviam obtido resultados positivos. Porém, as demais lâmpadas tinham a vida útil muito curta.

O próprio Edison afirmou que além de aperfeiçoar a lâmpada existente, também foi capaz de criar 100 maneiras de não construir uma lâmpada. Essa afirmação foi devida às inúmeras tentativas de fazer uma lâmpada com longa vida útil.

Apesar de o termo correto para a relação de Edison com a lâmpada ser o de aperfeiçoá-la, é importante ressaltar que ele foi o primeiro a fazer tal dispositivo ficar ligado por mais de 48 horas contínuas.

Outras invenções de Edison

Esse inventor estadunidense é considerado um dos maiores de todos os tempos. Afinal, ao longo de sua vida foram registradas mais de duas mil patentes em seu nome. Por isso, veja sete delas.

  • Cinematógrafo: uma das primeiras câmeras filmadoras.
  • Cinetoscópio: caixa escura na qual era possível assistir imagens em seu interior.
  • Cinefone: versão aperfeiçoada do cinetoscópio. Porém com som sincronizado.
  • Microfone de carvão: um microfone específico para telefones.
  • Gramofone: um aparelho responsável por tocar discos.
  • Fonógrafo: o primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons.

Além dessas invenções, Edison foi responsável pelo aperfeiçoamento de diversas outras. Por exemplo, o telefone.

7 frases de Thomas Edison

Assim como outras figuras históricas importantes, Edison possui diversas frases célebres. Contudo, é preciso notar que muitas delas podem ter sido tiradas de contexto ou de ter a autoria trocada. Veja sete frases famosas do inventor estadunidense.

  1. A boa sorte muitas vezes acontece quando a oportunidade se encontra com o preparo.
  2. Para inventar, você precisa de uma boa imaginação e um monte de lixo.
  3. Nunca desista se você falhar. Tome como aprendizado. Continue tentando.
  4. Aprenda tanto com sua cabeça quanto com as suas mãos.
  5. Uma de nossas maiores fraquezas está em desistir. O melhor meio para o sucesso é sempre tentar só mais uma vez.
  6. Só porque alguma coisa não faz o que você planejou, não significa que ela é inútil.
  7. Eu não falhei. Eu encontrei 10 mil maneiras de não fazer.

As frases de Edison são famosas por seu poder inspirador. Com isso, é importante saber mais sobre a vida do inventor para compreender o contexto no qual as frases foram ditas ou escritas.

Vídeos sobre Thomas Edison

Conhecer sobre a vida de uma figura importante da história ajuda a humanizar as pessoas que são vistas como gênios. Por isso, assista aos vídeos selecionados para conhecer mais sobre esse cientista.

Biografia animada de Thomas Edison

O canal Ilustrando História conta a vida de Thomas Edison por meio de uma biografia animada. Dessa forma, nesse vídeo, o canal fala mais sobre a vida de um dos maiores inventores que já existiu. Além disso, ao longo do vídeo, é possível compreender mais sobre a relação inicial do inventor com a ciência e a engenharia.

Quem foi Thomas Edison

Alguns nomes acabam se tornando mais conhecidos que os próprios seres humanos e seus feitos. Esse é o caso de Thomas Edison. Por conta disso, o canal Mundo da Elétrica conta quem foi esse inventor e qual foi a sua importância para a eletricidade. Além disso, ao longo do vídeo, são mostradas quais foram as principais invenções do estadunidense.

A batalha das correntes

Ao longo do século XIX, o desenvolvimento da eletricidade estava a todo vapor. Isso fez com que diversos avanços fossem alcançados. Contudo, assim como em outras áreas do conhecimento, haviam pessoas que defendiam o uso da corrente contínua e outras que defendiam o uso da corrente alternada. Os principais nomes de cada lado dessa disputa foram Nikola Tesla e Thomas Edison.

Thomas Edison foi um dos maiores inventores de sua época. Contudo, não foi o único. Além disso, em seu contexto histórico e social também aconteceu um importante episódio histórico: a guerra das correntes. Os protagonistas desse evento foram Thomas Edison e Nikola Tesla.

Referências

Thomas A. Edison : the world’s greatest inventor (2000) – Anna Sproule. Disponível em: https://archive.org/details/thomasaedisonwor00spro
Edison Biography (2015) – National Park Service. Disponível em: https://www.nps.gov/edis/learn/historyculture/edison-biography.htm
The Wizard of Merlo Park (sem data) – The Franklin Institute. Disponível em: https://web.archive.org/web/20130305131049/http://fi.edu/franklin/inventor/edison.html

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Thomas Edison. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/thomas-edison. Acesso em: 22 de October de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

Thomas Alva Edison foi um inventor estadunidense muito importante no fim do século XIX. Assinale a alternativa que apresenta corretamente seu ano de nascimento.

a) 1878.
b) 1847.
c) 1947.
d) 1879.
e) 1978.

Alternativa correta: B

Thomas Edison nasceu em 11 de fevereiro de 1847, em Milan, Ohio, no Estados Unidos.

2.

Antes de Thomas Edison patentear a lâmpada incandescente, outros cientistas e inventores já haviam conseguido resultados positivos para a invenção desse aparelho. Contudo, há uma característica na lâmpada de Edison que lhe rendeu o título de primeira lâmpada incandescente. Assinale a alternativa que apresenta tal característica.

a) Podia ter uso doméstico.
b) Podia ser comprada em mercados.
c) Era capaz de ficar acesa por longos períodos de tempo.
d) Era capaz gerar energia elétrica.
e) Era composta por LEDs.

Alternativa correta: C

A lâmpada de Edison foi a primeira a ficar acesa por 48 horas seguidas. Isso lhe rendeu o título de primeira lâmpada incandescente.

Compartilhe

TOPO