Eletricidade

A eletricidade, bastante comum nos dias atuais como fonte de energia para funcionamento de equipamentos, está presente na natureza e é estudada por áreas diversas da física.

A eletricidade está bastante presente em nosso dia a dia não só nos aparelhos eletrônicos que usamos em casa e na escola, mas na própria natureza, com os relâmpagos, por exemplo. Quando falamos no estudo desta grandeza, estamos nos referindo ao estudo do movimento, normalmente de elétrons, que é produzido a partir de dois pontos de um condutor. Estudamos na física a parte de eletricidade, aplicando, normalmente, aos fenômenos que são causados pelo trabalho das cargas elétricas. É importante frisar, entretanto, que existem diversas áreas de estudo se ocupando de cada aspecto dela, em decorrência de o conceito do termo ser tão amplo.

Imagem: Reprodução

A História da Eletricidade

A palavra deriva do termo grego eléktron, que significa âmbar, em português, justamente pela forma como foi estudada inicialmente. Descoberta por Tales de Mileto, o filósofo grego que ficou conhecido como o “pai da ciência”, a eletricidade revolucionou o mundo, mas foi descoberta por um mero acaso. Tales de Mileto esfregou uma substância chamada âmbar com a pele de um animal e observou, a partir disso, que os pequenos objetos acabavam se movimentando, atraídos como seria com o efeito de um imã.

eletricidade
Imagem: Reprodução

A partir dessa observação e da descoberta da eletricidade, os estudos nessa área começaram a se expandir durante muitos anos por diversos pesquisadores. Otto von Guericke, por exemplo, inventou uma máquina de cargas elétricas, e Stephen Gray passa a estudar a diferença no comportamento dos condutores e dos isolantes elétricos.

Outra importante descoberta relacionada à eletricidade foi a invenção do pára-raios, no século XVIII por Benjamin Franklin, e a invenção da pilha voltaica, por Luigi Galvani no século XIX. Em seguida, Hans Christian Örsted descobriu a relação desta grandeza ao magnetismo, e finalmente veio a invenção das hidrelétricas que, atualmente, movem o Brasil.

Áreas de estudo

A eletricidade estática é como chamamos o processo de concentração de cargas elétricas em repouso que se manifesta a partir do contato, ou ainda da mera aproximação, com outro corpo e se atrita, transferindo carga para este corpo.

Quando falamos em eletricidade e magnetismo, cuja relação foi descoberta por Hans Christian Örsted, estamos falando de dois fenômenos, mas que se relacionam entre si. O magnetismo tem a capacidade de atrair corpos, enquanto a eletricidade produz um efeito magnético quando está sujeita a condutores que permitam a sua movimentação.

A eletrodinâmica é a área da física que estuda as cargas elétricas quando em movimento, e se refere, essencialmente, aos conceitos de corrente elétrica e aos circuitos elétricos e seus componentes.

Referências

Conecte – Física – Ensino Médio – Newton Villas Bôas, Ricardo Helou Doca, Gualter José Biscuola

Por Natália Petrin
Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Eletricidade. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/eletricidade. Acesso em: 30 de July de 2021.

Teste seu conhecimento

01. [UFU] Comumente se ouve falar dos perigos da alta voltagem em dispositivos elétricos. Todavia, uma alta voltagem pode não significar uma grande quantidade de energia se

a) o potencial elétrico envolvido for constante.

b) a quantidade de carga envolvida for baixa.

c) o campo elétrico envolvido for uniforme.

d) a força elétrica envolvida for baixa.

 

02. [ENEM –  simulado POSITIVO] A respeito da geração de energia elétrica por meio das hidroelétricas, marque a alternativa correta.

a) A água deve ser armazenada o mais distante possível das turbinas para que possa existir a possibilidade de alta velocidade com força suficiente para girar as turbinas.

b) A água gira as turbinas para que, por meio do fenômeno da indução eletromagnética, a energia elétrica possa ser gerada.

c) Quanto mais alta for a barragem da hidroelétrica, menor será a energia potencial gravitacional e maior será a velocidade dada à água para girar as turbinas.

d) No Brasil, as únicas formas de geração de energia são as hidroelétricas e as termoelétricas.

e) Todas as alternativas estão incorretas.

01. [B]

02. [B]

 

Compartilhe

TOPO