Reverberação

Já percebeu que, em alguns momentos, parece que um som emitido parece se prolongar mais que o normal? Isso acontece por causa da reverberação: um fenômeno ondulatório resultante da reflexão do som.

A reverberação, assim como o eco, é um fenômeno ondulatório que está relacionado à reflexão das ondas sonoras ao atingirem um anteparo. Por conta disso, esses fenômenos ondulatórios são considerados no projeto de salas de cinema, teatros, auditórios etc – seja para evitá-los ou para usá-los a favor do cliente. Acompanhe mais informações na matéria:

Índice do conteúdo:

O que é reverberação

Quando as ondas sonoras atingem um anteparo, como uma parede, ocorre a reflexão dessas ondas. Então, caso o som refletido chegue ao receptor em um intervalo de tempo igual ou maior que 0,1 segundo, ocorre o eco. Contudo, se esse intervalo for menor que 0,1 segundo, ocorre a reverberação.

Ondas sonoras refletidas por um corpo. Fonte: (MELLO, 2020)

Quando ocorre a reverberação, a sensação percebida é a de que acontece um prolongamento no som emitido. Geralmente, em ginásios ou galpões, acontece a sensação da repetição das palavras, o que é indesejado para a compreensão do som.

Exemplo de reverberação

A reverberação e o eco acontecerão quando houver um obstáculo suficientemente grande no trajeto da onda sonora emitida. Dessa forma, um bom exemplo de reverberação é uma sala fechada a uma temperatura de 25°C e ao nível do mar, na qual há uma distância de, no máximo, 17 metros entre a fonte emissora e o anteparo. Acima dessa distância, haverá a produção de eco.

Situações nas quais ocorrerão reverberações dependerão muito das condições do local, dentre elas a temperatura e a densidade do ar. A reverberação e o eco são fenômenos sonoros, ou seja, são gerados por ondas mecânicas. Dessa forma, não é possível observá-los sem a presença de um meio para propagação das ondas sonoras.

Vídeos sobre reverberação

Os conceitos de reverberação estão diretamente relacionados ao estudo da acústica e dos fenômenos ondulatórios. Assim, veja os vídeos selecionados para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre esses temas:

Conceitos fundamentais da acústica

Nesse vídeo, o professor Marcelo Boaro explica os conceitos fundamentais da acústica, os quais são muito importantes para compreender a reverberação em sua totalidade. Ao fim da videoaula, Boaro resolve um exercício de aplicação para fixar melhor o conteúdo.

A Física do canto no banho

Você já cantou no banho ao menos uma vez na vida e eu sei disso. Já parou para pensar o que a Física tem a ver com isso e por que, aparentemente, nossa voz fica melhor quando cantamos no banho? O professor Douglas Gomes explica a Física por trás da sua cantoria no banheiro.

Eco – a reflexão do som

O que é o eco? Como o eco surge? O canal Chama o Físico explica como a reflexão das ondas sonoras gera o eco e a reverberação. Durante o vídeo, o apresentador relaciona o conteúdo explicado com as provas do Enem, porque os fenômenos ondulatórios são conceitos recorrentes nessa prova.

Para compreender melhor a reverberação e o eco, bem como os demais fenômenos ondulatórios, confira também nosso texto sobre ondas mecânicas!

Referências

Física II: termodinâmica e ondas (2016) – Hugh D. Young et al.
Reverberação do som – Marcelo Mello / Disponível em: http://marcelomelloweb.net/mmusc_percepcao_cognicaomusical03reverb.htm. Acesso em 08 janeiro 2021

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Reverberação. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/reverberacao. Acesso em: 04 de March de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UTFPR]

Quando aplicada na medicina, a ultrassonografia permite a obtenção de imagens de estruturas internas do corpo humano. Ondas de ultrassom são transmitidas ao interior do corpo. As ondas que retornam ao aparelho são transformadas em sinais elétricos, amplificadas, processadas por computadores e visualizadas no monitor de vídeo. Essa modalidade de diagnóstico por imagem baseia-se no fenômeno físico denominado:

a) ressonância
b) reverberação
c) reflexão
d) polarização
e) dispersão

Reposta correta: C

O fato de a onda sonora bater em um obstáculo e retornar à fonte emissora caracteriza a reflexão.

2. [UTFPR]

Sobre ondas sonoras, considere as seguintes informações:

I. Decibel (dB) é a unidade usada para medir a característica do som que é a sua altura.
II. A frequência da onda ultrassônica é mais elevada que a da onda sonora.
III. Eco e reverberação são fenômenos relacionado à reflexão da onda sonora.

Está correto apenas o que se afirma em:
a) I
b) II
c) III
d) I e III
e) II e III

Resposta correta: E.

I. Incorreta: o decibel (dB) é a unidade usada para medir o nível de intensidade sonora. A altura do som é medida pela sua frequência.

Compartilhe

TOPO