Ondas transversais

Ondas transversais são uma classificação das oscilações quanto à direção de vibração. Assim, essas ondas vibram a 90° em relação à propagação. Por exemplo, ondas eletromagnéticas são transversais.

Ondas transversais são uma das classificações ondulatórias. Nesse caso, elas são classificadas quanto à direção de vibração. Além disso, esse tipo de oscilação é semelhante às ondas marítimas ou ondas eletromagnéticas. Dessa maneira, veja o que são, exemplos, diferenças para as ondas longitudinais e muito mais!

O que são ondas transversais

Ondas transversais são aquelas cuja direção de vibração é perpendicular à direção de propagação. Ou seja, nesse tipo de onda a vibração acontece a 90° da direção de propagação. Essa classificação acontece por meio de características específicas de cada tipo de oscilação.

Fonte: wikimedia

A classificação das ondas pode acontecer de três maneiras distintas. Isto é, elas podem ser classificadas quanto à natureza, dimensão e direção e de vibração. Dessa forma, no que diz respeito à natureza das ondas, elas podem ser: mecânica ou eletromagnética.

Além disso, quanto à dimensão, as oscilações podem ser: unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Entretanto, as ondas longitudinais e transversais são uma classificação quanto à direção de vibração. Um exemplo de ondas longitudinais são as ondas sonoras.

Exemplos de ondas transversais

As ondas cuja direção de propagação é perpendicular à direção de vibração são diversas. Dessa maneira, veja cinco exemplos desse tipo de oscilação.

  • Ondas marítimas: as ondas no mar são oscilam perpendicularmente à propagação
  • Instrumentos de corda: ao tocar uma corda, ela vibrará perpendicularmente à direção que a onda viaja.
  • Ondas eletromagnéticas: as oscilações eletromagnéticas são transversais. Elas podem ser ondas de rádio, microondas, luz visível etc.
  • Ondas sísmicas: a propagação dos terremotos na crosta terrestre também acontece de maneira transversal.
  • Hola: a famosa hola dos eventos em estádios são um pulso transversal.
  • Com esses exemplos fica claro entender como acontecem as oscilações transversais. Além disso, é comum que aconteça uma confusão com as ondas longitudinais. Por isso, veja a diferença entre elas.

    Ondas transversais e longitudinais

    As ondas longitudinais são aquelas cuja direção de vibração é paralela à direção de propagação. Ou seja, a vibração acontece na mesma direção da propagação. Por exemplo, as ondas sonoras que viajam pelo ar. Enquanto as oscilações transversais possuem direção de vibração e oscilação perpendiculares. Isto é, a vibração e a propagação acontecem de maneira ortogonal.

    Vídeos sobre ondas transversais

    Compreender os conceitos por trás das oscilações transversais não é tão complicado quanto parece. Contudo, é importante manter a frequência do aprendizado. Dessa maneira, veja três vídeos sobre esse assunto para aprofundar seu conhecimento.

    O que é uma onda

    Pedro Loos, do canal Ciência Todo Dia explica o que é uma onda. Esse conceito
    é muito importante para o desenvolvimento da física. Afinal, a partir de uma abordagem ondulatória foi possível conceber diversos avanços teóricos. Por exemplo, a natureza da luz.

    A natureza ondulatória da luz

    A luz é uma entidade física que possui a natureza dual. Ou seja, ela é onda e partícula ao mesmo tempo. Essa concepção só foi aceita no início do século XX. Além disso, durante o século XIX, a natureza ondulatória da luz era muito estudada. Dessa forma, veja o vídeo do canal Ciência em Si e entenda como os cientistas dessa época entendiam o que é luz.

    Conceitos básicos de ondulatória

    O professor Marcelo Boaro explica os conceitos iniciais da ondulatória. Dessa maneira, o docente aborda: classificação, amplitude, frequência e muito mais. Além disso, ao fim do vídeo, Boaro resolve exercícios de aplicação sobre esse tema.

    Ondas na água

    Alguns conceitos da ondulatória podem ser difíceis de visualizar. Dessa forma, é necessário um equipamento específico. Por isso, os professores Gil Marques e Claudio Furukawa mostram um experimento sobre ondas que ilustra diversos conceitos importantes.

    O conceito da oscilação transversal é uma das classificações das ondas. Essa noção é uma das partes fundamentais da ondulatória. Além disso, uma onda possui diversas outras características. Por exemplo, a frequência, a velocidade de propagação e o comprimento de onda.

    Referências

    YOUNG, H. D. et al. Física II: Óptica e termodinâmica. São Paulo: Addison & Wesley. 2016
    HALLIDAY, D. et al. Física: Volume 2. Rio de Janeiro: Pearson. 2008
    NUSSENZVEIG, H. D. Curso de Física Básica: Volume 2. Rio de Janeiro: Blucher. 2014

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Ondas transversais. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/ondas-transversais. Acesso em: 03 de August de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [Unirg]

O funcionamento de televisores, rádios e celulares se dá por meio da transmissão da informação a partir da antena do emissor até o aparelho do usuário. A propagação dessa informação ocorre sob a forma de ondas:

a) eletromagnéticas, que são formadas pela oscilação de um campo elétrico e um magnético perpendiculares entre si.

b) sonoras, que transportam energia e entram em ressonância com os elétrons das antenas desses equipamentos.

c) de pressão, que oscilam em movimento harmônico simples (MHS) com amplitude proporcional à frequência do sinal.

d) gravitacionais, que são ondulações na curvatura espaço-tempo, previstas pela teoria da relatividade geral.

Resposta correta: A

As ondas eletromagnéticas são ondas transversais. Além disso, televisores, rádio e telefones celulares funcionam por emissão e/ou recepção de ondas eletromagnéticas. As quais funcionam por meio da oscilação de campos elétricos e magnéticos.

2. [FURG]

As seguintes afirmações estão relacionadas às ondas eletromagnéticas.
I. A luz é uma onda transversal.
II. A velocidade da luz no
vácuo é diferente para cada cor.
III. A radiação infravermelha corresponde a um comprimento de onda menor do que o da cor vermelha.
Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas II e III
e) Todas

Alternativa correta: A

Afirmação I: a luz é uma onda transversal porque sua oscilação é perpendicular à sua propagação.

Afirmação II: a luz possui velocidade constante. O que varia são as frequências e o comprimento de onda

Afirmação III: No espectro eletromagnético é possível observar que a radiação infravermelha possui um comprimento de onda maior que o da cor vermelha. Já sua frequência é menor.

Compartilhe

TOPO