Lei de Fourier

A lei de Fourier é uma relação matemática entre a energia térmica que flui em um corpo por condução e a variação de temperatura nesse mesmo material. Ela também é chamada de lei da condução térmica.

A lei de Fourier também é conhecida como a lei da condução térmica. Esse conceito físico é uma relação matemática que estabelece a proporção entre o fluxo de calor em um determinado material e a sua variação de temperatura. Neste post, você verá o que é, como usar e muito mais sobre a lei de Fourier. Acompanhe:

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é a lei de Fourier

A lei de Fourier ou lei da condução condução térmica é um conceito de termodinâmica. Ela recebe esse nome em homenagem ao cientista francês Jean Baptiste Joseph Fourier. Essa lei física tem relação com a transmissão de calor. Em específico, com a transmissão de calor por condução. Ou seja, nesse caso, o calor é transmitido através de todo o material, devido às colisões entre as partículas do material.

Relacionadas

Propagação de calor
O calor pode se propagar entre os corpos de três maneiras diferentes: condução, convecção e radiação. Cada uma delas tem suas características específicas!
Convecção
A convecção é uma das formas da propagação da energia térmica.
Calorimetria
A calorimetria envolve os estudos físicos básicos sobre calor e temperatura de determinados corpos.

Dessa maneira, a lei de Fourier é aplicada em casos em que há transmissão de calor por condução térmica. Assim, a lei da condução térmica considera algumas variáveis importantes: a variação de temperatura entre dois pontos do material, o tamanho e a composição do material.

Essa lei entende que o fluxo de calor que flui por um determinado material é proporcional à área de uma seção do material e à diferença de temperatura entre dois pontos do mesmo material. Além disso, é inversamente proporcional ao comprimento do corpo.

Como usar a lei De Fourier

A lei da condução térmica deve ser usada em casos nos quais se deseja analisar como o calor é transmitido pela condução. Matematicamente, o fluxo de calor é a razão entre as grandezas envolvidas nessa lei. Isto é:

Publicidade

Em que:

  • Φ: fluxo de calor (J/s)
  • k: condutividade térmica (W/mK)
  • A: área da seção transversal (m²)
  • ΔT: variação de temperatura (K)
  • L: comprimento (m)

A unidade de fluxo de calor, assim como toda unidade de fluxo, é dada por uma razão entre duas outras unidades de medida. Nesse caso, é a quantidade de energia térmica por unidade de tempo. Ou seja, joules (J) por segundo (s).

Vídeos sobre a lei de Fourier

Compreender as maneiras de transmissão do calor é um passo importante no estudo da calorimetria. Com isso, é possível entender como essa grandeza física interage com diferentes materiais e meios. Assim, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre esse tema com os vídeos abaixo?

Publicidade

Lei da condução de calor

O professor Marcelo Boaro explica a condução térmica e sua lei. Dessa forma, durante a aula, o docente revisa o que é calor, como ele se transmite e como ocorre a condução térmica. Então, Boaro explica de que maneira é possível calcular o fluxo de calor. Ao fim da aula, o professor resolve um exercício de aplicação.

Condução térmica e propagação de calor

A condução térmica é uma das três formas de propagação de calor. Para entendê-la, é preciso considerar alguns conceitos físicos, como a lei da condução térmica. Por isso, Thales, do canal Chama o Físico, explica como ocorre esse fenômeno e onde ele é observado.

Processos de transmissão do calor

Aqui, o professor Douglas Gomes explica como acontece a propagação do calor. Para isso, são levados em consideração três processos: convecção, condução e irradiação. Durante o vídeo, o docente explica como cada um deles acontece e como podem ser calculados.

A lei de Fourier é um conceito importante da termologia. Por isso, ela deve ser estudada a fundo, a fim de entender os processos físicos relacionados. Para compreender melhor, veja como acontece a condução térmica.

Referências

Curso de Física Básica: Volume 2 (2014) – Herch Moysés Nussenzveig
Física: Volume 2 (2008) – David Halliday et al
Física II: Têrmodinâmica (2016) – Hugh D. Young et al

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Lei de Fourier. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/lei-de-fourier. Acesso em: 08 de May de 2024.

Exercícios resolvidos

1.

O fluxo de calor, na condução térmica, pode ser calculado a partir de uma lei física específica: a lei de Fourier. Sobre isso, assinale a alternativa correta:

a) Essa lei determina a quantidade de calor trocada entre duas regiões de uma superfície em função de suas dimensões.
b) Essa lei determina o fluxo de calor entre duas regiões de uma superfície em função de suas dimensões.
c) Essa lei mostra que o fluxo de calor entre duas regiões de uma superfície independe de suas dimensões.
d) Na lei de Fourier, o fluxo de calor e a condutividade térmica do material que compõe a superfície são inversamente proporcionais.

Alternativa correta: B

A lei de Fourier determina o fluxo de calor entre duas regiões de uma superfície em função de suas dimensões.

2.

A condutividade térmica (k) é uma constante de proporcionalidade presente na lei de Fourier. Assinale o que for correto:

a) É uma característica própria de cada material.
b) Depende do estado de agregação das moléculas do material.
c) Possui um valor fixo preestabelecido.
d) Sua unidade de medida, no SI, é Joule por segundo (J/s).

Alternativa correta: A

A constante de proporcionalidade presente na lei de Fourier caracteriza o material pelo qual flui o calor.

Compartilhe

TOPO