Calor e temperatura

Calor é a transferência de energia térmica de um corpo a outro; enquanto temperatura é a grandeza que mede o grau de agitação térmica das moléculas de um corpo.

Não é incomum ouvirmos frases como “Hoje está muito calor!” em um dia quente. Mas será que isto está correto? Para a Física, não.

Calor e temperatura são dois conceitos fundamentais no estudo da Termometria e, não raro, são empregadas como sinônimos; contudo, são termos distintos, embora estejam associados.

Na Física, o calor designa a transferência de energia entre corpos; enquanto a temperatura está diretamente relacionada com o movimento, com a agitação das moléculas de um corpo.

Calor

Denomina-se calor a transferência de energia térmica de um corpo a outro devido à diferença de temperatura entre eles. Esta transmissão ocorre naturalmente do mais quente para o mais frio.

Ao colocarmos dois corpos de temperatura diferentes em contato térmico, vamos notar que eles buscam o equilíbrio térmico, no qual as temperaturas se igualam. Para que isto seja possível, o corpo de maior temperatura fornece certa quantidade de energia térmica ao de menor temperatura, até que seja estabelecido o equilíbrio térmico.

Toda matéria é constituída por átomos que se movem incessantemente, e nós sentimos tal movimento como calor. Quanto maior a agitação dos átomos, mais quente será o objeto.

O calor pode se transferir por condução, convecção e radiação. É preciso ressaltar que corpos com baixas temperaturas também possuem calor, porém em menor quantidade, o que significa que a agitação das moléculas é menor nos “corpos frios”.

Temperatura

Temperatura é a grandeza que mede o grau de agitação térmica das moléculas de um corpo. Quanto maior a sua agitação, maior será a energia cinética das partículas de um corpo.

A temperatura é medida por termômetros, sendo que os mais comuns são os de mercúrio, que são capazes de determinar a temperatura pela expansão (ou contração) do metal depois de alcançar o equilíbrio térmico com o corpo.

Escalas de temperaturas

As escalas de temperaturas mais usadas são: Celsius (°C), Fahrenheit (ºF) e Kelvin (K).

A escala Fahrenheit é bastante utilizada em países de língua inglesa, especialmente Estados Unidos e Inglaterra.

A escala Kelvin também é utilizada com finalidades científicas.

No Brasil, a escala de temperatura utilizada é Celsius, que apresenta ponto de fusão da água de valor 0º, e o ponto de ebulição 100º.

O ponto de fusão do gelo corresponde aos seguintes valores: 0º C na escala Celsius, 32º na escala Fahreinheit e 273 K na escala Kelvin. Já o ponto de ebulição da água corresponde a 100ºC, 212ºF e 373 K.

Confira a seguir a representação da relação entre as três escalas:

Imagem: Física/UFPR

Calor e temperatura. Disponível em: http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap3/cap3-1.html
Calor. Disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo2B/Refrigeracao/calor.htm
Temperatura e calor. Disponível em: http://tecciencia.ufba.br/temperatura-e-calor

Débora Silva
Por Débora Silva

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.

Silva, Débora. Calor e temperatura. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/calor-e-temperatura. Acesso em: 29 de March de 2024.

1. [UFP-RS] Considere as afirmações a seguir:

I. Quando dois corpos estão em equilíbrio térmico, ambos possuem a mesma quantidade de calor.
II. Quando dois corpos estão em equilíbrio térmico, ambos possuem a mesma temperatura.
III. Calor é transferência de temperatura de um corpo para outro.
IV. Calor é uma forma de energia em trânsito

Das afirmações acima, pode-se dizer que:

a) I, II, III e IV são corretas
b) I, II, III são corretas
c) I, II e IV são corretas
d) II e IV são corretas
e) II e III são corretas

2. [ENEM] Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.

Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo que estiver fervendo.
b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura;
e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água em seu interior com menor temperatura do que a dele.

1. [D]