Fusível

Um fusível é um dispositivo de segurança responsável por manter a integridade de um circuito caso haja uma sobrecarga de corrente elétrica. Ele pode ser de chumbo ou estanho.

Fusível é um dispositivo elétrico com uma função específica dentro de um circuito. Essa função é a de proteger os aparelhos de danos que podem acontecer devido a uma eventual sobrecarga de corrente elétrica. Veja o que é, como funcionam e os tipos de fusíveis e entenda ainda mais sobre eletricidade!

Índice do conteúdo:

O que é um fusível

Um fusível é um dispositivo de segurança. Esse componente do circuito elétrico tem uma função: proteger o circuito de eventuais danos. Os danos podem ser causados por sobrecargas de corrente elétrica sobre o aparelho. No interior desse tipo de dispositivo há um fio de material condutor que se rompe quando há um aumento de corrente elétrica.

Portanto, o fusível serve para deixar um circuito ou aparelho elétrico seguro. O aumento na corrente elétrica que flui sobre ele pode causar superaquecimento ou incêndios. Por isso, os dispositivos de segurança servem para interromper a passagem da corrente em um caso de funcionamento anômalo.

Como funcionam os fusíveis

Dentro de um fusível há um fio de chumbo ou de estanho. Esses materiais são condutores elétricos. Porém, derretem com o aumento da temperatura. Dessa maneira, se, eventualmente, a corrente elétrica sobre o circuito ultrapassar um determinado valor máximo para o circuito, o fio derrete e interrompe a corrente. Isso faz com que não haja maiores danos sobre os demais componentes elétricos. A dimensão dos fios de chumbo ou estanho é calculada de modo que ele suporte um determinado valor máximo de corrente predeterminado.

Tipos de fusíveis

No mercado contemporâneo, existem diversos tipos de fusível. Todos eles têm uma única função: proteger o circuito. A escolha do modelo dependerá o tipo do aparelho e sua finalidade.

  • NH: protegem instalações industriais. Eles suportam correntes de 6 A até 1250 A.
  • D: são os mais seguros e comuns em residências. Eles suportam correntes de 2 a 100A.
  • Ultra rápidos: são indicados para proteger os circuitos retificadores e conversores de frequência.

Outro aparelho usado para proteger os circuitos elétricos são os disjuntores. Nesse caso, seu funcionamento é diferente, porque ele possui uma chave que se desliga automaticamente, quando a intensidade da corrente é muito alta.

Vídeos sobre fusível

O conteúdo de eletricidade é importante por diversos motivos. Um deles é que, ao conhecê-los, é possível se proteger de possíveis danos causados por más instalações. Por isso, veja os vídeos selecionados e domine ainda mais esse tema

Fusíveis e disjuntores

O professor Thales, do canal Chama o Físico, explica como funcionam os fusíveis e os disjuntores elétricos. Durante o vídeo, Thales explica o funcionamento de cada um desses dispositivos elétricos. Além disso, fala das funções e diferenças em ambos.

Tipos de fusível

No mercado existem diversos tipos de fusível. Porém, os diferentes modelos têm diferentes usos. O canal Mundo da Elétrica fez um vídeo especial para explicar as diferenças entre cada tipo. Além disso, no vídeo é possível entender ainda mais sobre esse tema.

Efeitos da corrente elétrica

O professor Marcelo Boaro explica os efeitos da corrente elétrica. Para isso, o docente conceitua o que são condutores e isolantes e define a corrente elétrica. Dentre os efeitos mencionados, está o efeito Joule, que é o responsável por romper os filamentos dentro de um fusível.

Os circuitos elétricos são formados por vários componentes. Cada um deles tem a sua função específica. Além disso, quanto mais componentes, mais complexo será esse circuito. Por exemplo, pode haver os fusíveis ou os resistores.

Referências

Física III: Eletricidade e magnetismo (2016) – YOUNG, H. D. et al.n
Física: Volume 3 (2008) – HALLIDAY, D. et al.
Curso de Física Básica: Volume 3 (2014) – NUSSENZVEIG, H. D.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Fusível. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/fusivel. Acesso em: 22 de October de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

Os fusíveis são dispositivos responsáveis por manter a integridade de um circuito elétrico, caso haja uma sobrecarga de corrente elétrica. Qual é o nome do princípio físico responsável pelo funcionamento do fusível?

a) efeito fisiológico da corrente elétrica.
b) efeito Tyndall.
c) efeito Joule.
d) efeito luminoso.
e) efeito magnético.

Alternativa correta: C

O efeito térmico, ou efeito Joule, é o responsável aumentar a temperatura em um circuito elétrico. Geralmente, os fusíveis são feitos de estanho ou chumbo. Esses materiais têm um ponto de fusão baixo e, assim, derretem a uma baixa temperatura.

2.

Assinale a alternativa que representa a função de um fusível em um circuito elétrico.

a) dificultar a passagem de corrente elétrica.
b) armazenar cargas elétricas entre suas placas.
c) proteger o circuito de sobrecargas elétricas.
d) transformar a tensão recebida.
e) transformar a energia elétrica em outra forma de energia.

Alternativa correta: C

Os fusíveis são responsáveis por proteger um circuito caso aconteça uma sobrecarga de corrente elétrica sobre o circuito.

Compartilhe

TOPO