Curto-circuito

O curto-circuito acontece quando a corrente elétrica possui um valor muito elevado e a resistência é muito baixa. Com isso, a corrente percorrerá o menor caminho possível dentro do circuito.

Curto-circuito acontece quando a corrente elétrica passa acima do normal. Isso pode acontecer devido a uma redução repentina da resistência do sistema. Dessa forma, podem ocorrer danos no circuito e, também, ao componente que causou a redução na resistência. Acompanhe mais informações a seguir:

Índice do conteúdo:

O que é um curto-circuito

Curto-circuito recebe esse nome porque, de maneira resumida, a corrente elétrica percorrerá o menor caminho possível. Ou seja, nesse caso, a resistência elétrica é muito pequena e a corrente que atravessa o circuito é muito alta. Assim, os curtos-circuitos causam reações violentas por conta da liberação instantânea de energia. Por exemplo: explosões, calor e faíscas.

Para evitar o acontecimento de curtos-circuitos, é comum usar fusíveis e disjuntores. São esses dispositivos que interrompem a passagem corrente elétrica caso ela atinja um valor limite.

Como ocorre

O curto-circuito acontece dentro de um circuito elétrico. Além disso, esse sistema é composto, geralmente, por uma fonte de tensão e por resistências elétricas. Dessa maneira, quando o circuito é fechado, há a passagem da corrente entre seus terminais.

Fonte: Wikimedia

Em um circuito, a resistência e a corrente elétrica possuem um valor inversamente proporcional. Ou seja, se uma grandeza aumenta, a outra diminuirá. Dessa forma, se a resistência diminuir, o valor da corrente aumentará.

Suponha um caso extremo em que a resistência elétrica é suficientemente próxima à resistência do circuito. Nesse exemplo, a corrente pelo resistor será muito elevada. Dessa maneira, acontecerá um curto-circuito.

O aumento repentino na intensidade da corrente elétrica causará uma grande liberação de energia. Consequentemente, os condutores do circuito se superaquecerão. Matematicamente, essa liberação da energia pode ser obtida por meio da dissipação de energia em um circuito. Veja:

Em que:

  • P: potência dissipada (W)
  • V: tensão elétrica (V)
  • R: resistência (Ω)

Ao analisar a equação, observa-se que, quanto menor for o valor de R, maior será o valor de P – ou seja, as grandezas são inversamente proporcionais. Além disso, no caso limite em que R é suficientemente pequeno, próximo a zero, o valor de P se aproximará do infinito.

Vídeos sobre curto-circuito

O conceito de curto-circuito pode ser abstrato, porém é importante conhecê-lo. Com isso, você pode evitar danos maiores à sua casa e aos seus aparelhos elétricos. Além disso, também aprenderá um pouco mais de Física. Acompanhe:

O que é curto-circuito

O canal Mundo da Elétrica explica o que é um curto-circuito, como se proteger e como evitá-lo. Além disso, no mesmo vídeo, ainda explicam o que causa esse fenômeno.

Curto-circuito na prática

O professor Douglas Gomes realiza um experimento para relacionar os conceitos teóricos e práticos sobre o curto-circuito. É importante ressaltar que o experimento foi feito por uma pessoa treinada e em ambiente controlado. Dessa forma, não deve ser repetido em casa ou em feiras de ciências.

Diferença entre sobrecarga e curto-circuito

Como saber se o circuito está em curto ou apenas sobrecarregado? Para isso, o canal Mundo da Elétrica explica o que é sobrecarga e as diferenças entre esse conceito e um circuito em curto.

O estudo dos circuitos elétricos está diretamente relacionado com as leis de Kirchhoff. Continue estudando e amplie seus conhecimentos!

Referências

Curso de Física Básica: volume 3 (2014) – Herch M. Nussenzveig
Física III: eletricidade e magnetismo (2016) – Hugh D. Young et al.
Leituras de Física (1996) – Luís C. Menezes et al.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Curto-circuito. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/curto-circuito. Acesso em: 07 de May de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

A liberação da energia em um curto-circuito pode causar superaquecimento no circuito. Qual dos efeitos da corrente elétrica está relacionado com o aquecimento de um condutor?

a) efeito fisiológico.
b) efeito luminoso.
c) efeito químico.
d) efeito magnético.
e) efeito joule.

Alternativa correta: E

O efeito joule é responsável pela dissipação de calor em um circuito elétrico. Dessa forma, o aquecimento de um circuito em curto está relacionado com esse efeito.

2.

Qual das alternativas abaixo representa uma das causas do curto-circuito?

a) redução da resistência elétrica.
b) aumento da resistência elétrica.
c) corrente alternada.
d) corrente contínua.

Alternativa correta: A

Quando o valor da resistência elétrica se aproxima da resistência do condutor, a corrente elétrica aumentará. Assim, acontecerá o curto-circuito.

Compartilhe

TOPO