Choques elétricos

Um choque elétrico pode causar desde um formigamento ou pode ser letal. Além disso, ele acontece quando há uma diferença de potencial entre dois pontos do corpo humano.

Choques elétricos acontecem quando o corpo humano recebe uma descarga elétrica. Essa descarga deve ser proveniente de uma fonte externa. Além disso, os choques podem causar desde leves formigamentos até levar ao óbito. Aprenda, neste texto, mais sobre o assunto.

O que são choques elétricos

Choques elétricos são descargas elétricas externas que passam pelo corpo humano. Ou seja, se uma pessoa está sujeita a uma corrente elétrica de fonte externa, ela toma um choque elétrico. Além disso, o choque elétrico pode ter três tipos: dinâmico, estático e descargas atmosféricas.

O choque elétrico dinâmico é aquele no qual a pessoa fica exposta à rede elétrica enquanto toma o choque. Enquanto o choque elétrico estático acontece quando o ser humano é exposto à eletricidade estática. Por exemplo, quando tomamos choque ao vestir uma blusa de lã. Por fim, as descargas atmosféricas são os raios. Essas descargas podem atingir um ser vivo direta e indiretamente. Além disso, podem causar queimaduras e até óbitos.

O que ocorre quando tomamos um choque elétrico

Quando tomamos um choque elétrico, é possível sentir diversos efeitos. Por exemplo, formigamentos, dores, espasmos, alteração nos batimentos cardíacos, queimaduras e até mesmo a morte. Isto é, com exceção das queimaduras, esses efeitos acontecem porque os músculos se movimentam a partir de pequenas correntes elétricas enviadas pelo cérebro.

Os efeitos fisiológicos da corrente elétrica serão diferentes devido à intensidade da descarga. Caso a corrente tenha entre 1 mA e 10 mA, só há um formigamento. Porém, uma intensidade de 10 mA até 20 mA já leva a uma dor forte. Dessa forma, entre 20 mA e 100 mA, o choque elétrico pode causar parada respiratória. Além disso, entre 100 mA e 200 mA, há uma arritmia cardíaca. Por fim, um choque elétrico de mais de 200 mA causa queimaduras e até a morte.

Por que levamos choques?

Os choques elétricos acontecem devido à passagem da corrente elétrica no corpo de um ser vivo. Isso acontece porque as informações são enviadas para os músculos e órgãos por meio de correntes elétricas. Dessa maneira, quando há uma diferença de potencial entre dois pontos do corpo humano, haverá a passagem de uma corrente elétrica. Consequentemente, o choque elétrico acontecerá.

A resistência elétrica do corpo humano e a tensão aplicada durante a descarga elétrica são fatores importantes. Porém, a intensidade da corrente elétrica é mais relevante para saber o efeito causado pelo choque elétrico. Há casos de choques elétricos letais devidos a uma tensão de apenas 20V.

Vídeos sobre choques elétricos

Selecionamos alguns vídeos sobre choque elétrico. Dessa forma, será possível compreender melhor o que acontece com o corpo humano durante essa descarga elétrica. Confira:

O que acontece durante um choque elétrico

O canal Mundo da Elétrica explica como acontece um choque elétrico. Além disso, no vídeo é possível ver qual o melhor dispositivo para evitar que essa descarga seja fatal. Esse vídeo é importante para a segurança pessoal, mesmo que você não vá fazer nenhuma instalação elétrica.

A diferença entre volt, watt e ampere

As grandezas da eletricidade e magnetismo podem ser difíceis de entender. Por isso, Iberê Thenório explica as diferenças entre volt, watt e ampére. Durante o vídeo, Iberê também explica qual a diferença da eletricidade da tomada e de uma pilha comum.

Os efeitos da corrente elétrica

O choque elétrico é apenas um dos efeitos gerados pela corrente elétrica. Existem outros efeitos. Por exemplo, o efeito térmico, efeito magnético, efeito químico e efeito luminoso. Por isso, nesse vídeo você entenderá o que é cada um deles.

Saber como se prevenir dos choques-elétricos é muito importante para que evitar acidentes graves. Além disso, compreender seu funcionamento também ajuda na prevenção de acidentes. Dessa forma, outro conteúdo de eletricidade que é muito útil na construção de circuitos, é o curto-circuito.

Referências

YOUNG, H. D. et al. Física III: Eletricidade e magnetismo. São Paulo: Addison & Wesley. 2016
MENEZES, L. C. et al. Leituras de Física: eletricidade e magnetismo. São Paulo: Instituto de Física da USP. 1994.
HALLIDAY, D. et al. Física: Volume III. Rio de Janeiro: Pearson. 2008

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Choques elétricos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/choques-eletricos. Acesso em: 07 de May de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UFG]

Nos choque elétricos, as correntes que fluem através do corpo humano podem causar danos biológicos que, de acordo com a intensidade da corrente, são classificados segundo a tabela abaixo.

Considerando que a resistência do corpo em situação normal é da ordem de 1500 Ω, em qual das faixas acima se enquadra uma pessoa sujeita a uma tensão elétrica de 220 V?

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) n.d.a

Alternativa correta: D
A partir da primeira lei de Ohm:
U = Ri

220 = 1500i

i = 0,147 A

i = 147 mA

2.

Qual efeito da corrente elétrica é o responsável por causar contrações musculares?

a) efeito joule.
b) efeito magnético.
c) efeito fisiológico.
d) efeito luminoso.
e) efeito químico.

Alternativa correta: C

O efeito fisiológico da corrente elétrica também é conhecido como choque elétrico. Ele pode causar desde formigamento até consequências mais graves.

Compartilhe

TOPO