Caleidoscópio

O caleidoscópio é um instrumento óptico, cuja versão moderna foi desenvolvida pelo britânico David Brewster. Esse instrumento pode ser usado como brinquedo, para fins artísticos ou científicos.

O caleidoscópio pode formar várias imagens diferentes e, em certos casos, até psicodélicas. Ele é um instrumento óptico formado por espelhos e sua versão moderna foi inventada por David Brewster. Veja o que é, para que serve, como funciona e muito mais sobre esse dispositivo que une a Arte e a Ciência!

O que é o caleidoscópio

Esse objeto é um instrumento óptico formado por espelhos inclinados entre si. A versão moderna desse dispositivo foi inventada pelo físico escocês David Brewster, no século XIX. Pouco tempo após sua invenção, ele já gerava admiração de diversas pessoas.

O instrumento óptico de associação de espelhos desenvolvido por Brewster era formado por um tubo com pequenos pedaços de vidro colorido e três espelhos que formavam ângulos de 45 a 60 graus entre si. A reflexão mútua entre os espelhos é capaz de formar uma imagem em cores.

Além disso, o nome “caleidoscópio” pode ser entendido como “observar imagens bonitas”. Afinal, esse termo é a união e derivação das palavras gregas: καλός (kalos), que significa “belo” ou “bonito”; είδος (eidos), que significa “imagem” ou “figura”; σκοπέω (skopeō) que significa “olhar par algo” ou “observar”

Para que serve o caleidoscópio

O caleidoscópio foi usado originalmente por Brewster para fins de estudo científico. Contudo, ao longo do tempo, esse instrumento passou a ser usado apenas como um brinquedo ou com fins psicodélicos. Na atualidade, esse objeto também é usado para fornecer padrões de desenhos geométricos.

Como funciona o caleidoscópio

Apesar de parecer complicado, o funcionamento do caleidoscópio é simples. Quando a luz incide dentro do tubo com os espelhos, os fragmentos coloridos do interior são refletidos. Aliado a isso, a associação dos três, ou mais, espelhos planos faz com que as imagens sejam refletidas diversas vezes. Além disso, os padrões se alteram conforme o tubo é girado.

Vídeos sobre caleidoscópio

Estudar sobre caleidoscópio é importante para compreender diversos fenômenos da física. Assista aos vídeos selecionados para aprofundar seu conhecimento e aprender a fazer o seu próprio caleidoscópio em casa.

Como fazer um caleidoscópio caseiro

A montagem de um caleidoscópio pode ser complexa. Contudo, há maneiras simples de obter o mesmo resultado. Iberê Thenório, do Manual do Mundo, ensina como montar um caleidoscópio caseiro gastando pouco e com materiais de fácil acesso.

História e funcionamento do caleidoscópio

O canal Vinschers mostra como funciona esse aparelho que gera infinitos padrões de imagens. Além disso, nesse vídeo, o Youtuber conta brevemente sobre a história e também ensina como montar um caleidoscópio caseiro usando materiais de escritório e papelaria.

Associação de espelhos planos

O professor Marcelo Boaro explica a rotação, translação e associação de espelhos planos. Para isso, o docente explica cada um desses fenômenos usando exemplos. Além disso, a associação de espelhos planos é um dos princípios físicos por trás do funcionamento de um caleidoscópio. Por fim, ao término da aula, Boaro resolve um exercício de aplicação.

Esse aparelho pode ser usado como brinquedo, como instrumento científico ou como inspiração para artes plásticas. Porém, o que não muda, é o fato de que há muita física por trás de seu funcionamento. Principalmente porque ele é composto de associações de espelhos planos.

Referências

Física IV: Óptica e física moderna (2016) – Hugh D. Young et al.
Física: Volume 4 (2008) – David Halliday et al.
Curso de Física Básica: Volume 1 (2014) – Herch Moysés Nussenzveig.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Caleidoscópio. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/caleidoscopio. Acesso em: 22 de October de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

O caleidoscópio é formado pro espelhos planos e reflete a luz diversas vezes. Isso faz com que o padrão observado seja diferente a cada vez. Contudo, caso alguém queira aumentar o número de imagens refletidas, a pessoa deve:

a) diminuir o ângulo entre os espelhos.
b) aumentar o ângulo entre os espelhos.
c) diminuir o índice de refração entre os espelhos.
d) aumentar o índice de refração entre os espelhos.
e) não é possível mudar o número de imagens refletidas.

Alternativa correta: A

Na associação de espelhos planos, quanto menor for o ângulo entre os espelhos, maior será o número de imagens refletidas.

2.

Existem diversos princípios físicos que podem ser associados ao funcionamento de um caleidoscópio. Contudo, no que diz respeito à óptica, um desses princípios é mais importante. Assinale a alternativa que contém esse princípio.

a) ângulo de Brewster.
b) índice de refração.
c) associação de espelhos planos.
d) rotação de espelhos planos.
e) translação de espelhos planos.

Alternativa correta: C

O princípio óptico empregado no funcionamento do caleidoscópio é a associação de espelhos planos, na qual é possível ver as inúmeras reflexões.

Compartilhe

TOPO