Alavanca interfixa

Alavanca interfixa é um dispositivo que serve para movimentar ou segurar um objeto de difícil mobilidade. Além disso, ela é um dos três tipos de alavanca.

Alavanca interfixa é um objeto rígido que serve para mover ou segurar corpos que são difíceis de manusear. Esse tipo de alavanca se diferencia dos outros devido ao local em que a força é aplicada e o ponto de apoio. Assim, Veja o que, como calcular e as diferenças para as demais categorias de alavanca.

Publicidade

O que é alavanca interfixa

Alavanca interfixa é um dos três tipos de alavanca simples. Esse dispositivo é usado para mover ou segurar corpos de difícil manuseio. Ou seja, tais corpos podem ser muito pesados ou com mobilidade limitada. Além disso, as alavancas servem para multiplicar a força aplicada, devido ao ponto de apoio e onde a força é aplicada.

Relacionadas

Estática
Se a soma das forças aplicadas sobre um corpo for nula, então ele permanecerá em equilíbrio.
Força resultante
Considerando um sistema com várias forças sobre um corpo, é possível somá-las e encontrar a força resultante. Assim, não é preciso calcular cada uma das forças que atuam no corpo.
Leis de Newton
As leis de Newton são três, e todas de extrema importância não apenas para o estudo da física, mas com relação às suas aplicações práticas.

Especificamente, a alavanca interfixa é aquela em que o apoio fica entre os pontos de aplicação da força. Isto é, a força potente está de um lado da alavanca, enquanto a força resistente está na outra extremidade. Dessa forma, o ponto de apoio estará entre os dois. Assim, como exemplos dessa alavanca temos: o alicate, a tesoura e a gangorra.

Como calcular

O cálculo da alavanca interfixa é similar a todas as outras. Ele depende da força aplicada e da força que resiste ao movimento. Isto é, força potente e força resistente, respectivamente. Além disso, dependerá da distância de ambas forças até o ponto de apoio. Matematicamente:

Em que:

Publicidade

  • Fp: força potente (N)
  • dp: distância da força potente ao ponto de apoio (m)
  • Fr: força resistente (N)
  • Fp: distância da força resistente ao ponto de apoio (m)

Essa relação entre força e distância até o ponto de apoio também é chamada de momento de força. Além disso, quanto maior for a distância da força potente até o ponto de apoio, maior será a vantagem mecânica da alavanca considerada.

Alavanca interfixa X Interpotente X Inter-resistente

Existem três tipos de alavancas simples. São elas: interfixa, interpotente e inter-resistente. Veja as diferenças entre cada uma:

  • Interfixa: o ponto de apoio está localizado entre a aplicação das forças ponte e resistente. Por exemplo, um alicate.
  • Interpotente: a força potente está entre o ponto de apoio e a força resistente. Por exemplo, um cortador de unhas.
  • Inter-resistente: A força resistente está entre o ponto de apoio e a força potente. Por exemplo, um carrinho de mão.

Vídeos sobre alavanca interfixa

As alavancas são máquinas simples que permitiram muitos avanços tecnológicos. Por isso, é importante saber mais sobre esse tema e ganhar uma vantagem mecânica na hora dos estudos. Dessa forma, assista os vídeos selecionados.

Publicidade

Alavancas no corpo humano

Além da tecnologia, as alavancas também estão presentes no corpo humano. Assim, para entender mais e ver exemplos sobre esse assunto, assista ao vídeo do canal Anatomia Fácil com Rogério Gozzi. Nesse vídeo, o professor explica os tipos de alavancas e dá exemplos do corpo-humano.

Os tipos de alavanca

O canal Física sem Educação explica os três tipos de alavancas. Ou seja, interfixa, interpotente e inter-resistente. Além disso, o professor dá exemplos do cotidiano sobre cada tipo de alavanca citado.

Momento de uma força e alavancas

O professor Marcelo Boaro explica a relação entre o momento de uma força e as alavancas. Assim, ele inicia a aula definindo o torque, ou momento de força. A seguir, o docente explica os tipos de alavanca e relaciona esse conceito com a estática. Ao fim da aula, o Boaro resolve um exercício de aplicação.

A estática é uma área da física que depende do estudo do momento de força. Além disso, um dos conceitos dessa área engloba os termos interfixa, interpotente e inter-resistente. Os três termos são referentes a tipo de um ente físico. Isto é, a alavanca.

Referências

Física I: Mecânica (2016) – YOUNG, H. D. et al.
Física: Volume 1 (2008) – HALLIDAY, D. et al.
Curso de Física Básica: Volume 1 (2014) – NUSSENZVEIG, H. D.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Alavanca interfixa. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/alavanca-interfixa. Acesso em: 02 de May de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [Cefet-MG]

A ilustração seguinte mostra o deslocamento dos remadores em um lago, sendo que os remos são considerados alavancas.

Um estudante, ao analisar essa situação, na margem do lago, afirmou que

I. a alavanca é do tipo interfixa.

II. o ponto fixo da alavanca encontra-se na água.

III. o braço da força resistente é menor que o da força potente.

IV. a força da água sobre o barco é menor que a exercida pelos remadores.

São corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.

Alternativa correta: C

A afirmação I é falsa porque o ponto de apoio é a água.
A afirmação IV é falsa porque a força exercida deve ser igual e de sentido oposto, devido à terceira lei de newton.

2. [IFSP]

No nosso cotidiano, as alavancas são frequentemente utilizadas com o objetivo de facilitar algum trabalho ou para dar alguma vantagem mecânica, multiplicando uma força. Dependendo das posições relativas do ponto fixo ou de apoio de uma alavanca (fulcro) em relação às forças potente e resistente, elas podem ser classificadas em três tipos: interfixas, interpotentes e inter-resistentes. As figuras mostram os três tipos de alavancas.


As situações A, B e C, nessa ordem representam alavancas classificadas como

a) inter-resistente, interpotente e interfixa.
b) interpotente, inter-resistente e interfixa.
c) interpotente, interfixa e inter-resistente.
d) interfixa, inter-resistente e interpotente.
e) interfixa, interpotente e inter-resistente.

Alternativa correta: C

Na situação A, a alavanca é interpotente.
Na situação B, a alavanca é interfixa.
Na situação C, a alavanca é inter-resistente.

Compartilhe

TOPO