Alavanca

Alavancas são máquinas simples que podem multiplicar a força aplicada em diversas vezes. Além disso, elas podem ser interfixas, inter-resistentes ou interpotentes.

Alavanca é uma máquina simples que é capaz de multiplicar a força aplicada. Isto é, seja apoiada em um ponto fixo, a alavanca multiplicará a força aplicada em outro objeto. Esse conceito pode ser entendido como vantagem mecânica.

Índice do conteúdo:

O que é alavanca

Alavanca é qualquer objeto rígido que atua sobre um ponto de apoio para mover ou segurar corpos. Assim, esse objeto é capaz de movimentar corpos de difícil manuseio. Dessa maneira, dependendo do seu tipo e seu ponto de apoio, as alavancas são capazes de aumentar a vantagem mecânica sobre o objeto. Isto é, aumentar a força aplicada.

iStock

O espremedor de alho é um tipo de alavanca. Ou seja, nesse aparelho, a força resistente, no caso o alho, está entre o ponto de apoio e a aplicação da força.

Tipos de alavanca

Existem três tipos de alavancas: interfixas, interpotentes e inter-resistentes. Assim, abaixo você entenderá o que é cada tipo, confira:

Interfixas

iStock

Quando o ponto de apoio está entre a força aplicada e a força resistente, a alavanca é interfixa. Além disso, outros exemplos desse tipo de alavanca são: as tesouras, o martelo ao tirar um prego da parede, etc.

Inter-resistentes

iStock

Quando a força resistente entre o ponto de apoio e a força aplicada, a alavanca é inter-resistente. Assim, outros exemplos são: espremedor de limão, quebra nozes etc.

Interpotentes

iStock

Caso a força aplicada esteja entre o ponto de apoio e a força resistente, então a alavanca é interpontente. Logo, outros exemplos são: pinças, articulações dos braços etc.

As aplicações das alavancas no cotidiano são inúmeras. Além disso, elas estão presentes em nosso corpo e, também, nas máquinas que usamos. Por fim, importante notar que em todas as alavancas há três tipos de força em ação.

Vídeos sobre alavanca

Compreender o conceito por trás das alavancas é fundamental para estudá-las. Por conta disso, selecionamos três vídeos sobre alavancas para aprofundar seu conhecimento. Confira:

Momento de uma força e alavancas

O professor Marcelo Boaro explica como é possível relacionar os conceitos de momento de uma força com as alavancas. Além disso, ele também explica o conceito de torque. Ao fim do vídeo, o professor resolve um exercício de aplicação.

Tipos de alavancas

O professor Raphael explica quais são os três tipos de alavancas. Ou seja, ele diferencia as alavancas interfixas, inter-resistentes e interpotentes. Para isso, o professor usa aparelhos do nosso cotidiano para exemplificar cada caso.

Como funcionam as alavancas

O conteúdo de alavancas é muito cobrado em provas de grande escala, como o Enem. Por conta disso, o professor Marcelo Boaro explica como funcionam as alavancas. Para isso, ele resolve um exercício do Enem sobre alavancas.

As alavancas são aplicações diretas das leis de Newton. Além disso, elas fazem parte do conteúdo de estática.

Referências

YOUNG, H. D. Física I: Mecânica. São Paulo: Addison & Wesley. 2016

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Alavanca. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/alavanca. Acesso em: 22 de September de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [IFSP]

No nosso cotidiano, as alavancas são frequentemente utilizadas com o objetivo de facilitar algum trabalho ou para dar alguma vantagem mecânica, multiplicando uma força. Dependendo das posições relativas do ponto fixo ou de apoio de uma alavanca (fulcro) em relação às forças potente e resistente, elas podem ser classificadas em três tipos: interfixas, interpotentes e inter-resistentes. As figuras mostram os três tipos de alavancas.


As situações A, B e C, nessa ordem representam alavancas classificadas como

a) inter-resistente, interpotente e interfixa.
b) interpotente, inter-resistente e interfixa.
c) interpotente, interfixa e inter-resistente.
d) interfixa, inter-resistente e interpotente.
e) interfixa, interpotente e inter-resistente.

Alternativa correta: C

Na situação A a alavanca é interpotente.
Na situação B a alavanca é interfixa.
Na situação C a alavanca é inter-resistente.

2. [Uece]

Uma gangorra em um parquinho infantil é ocupada por dois gêmeos idênticos e de mesma massa, Cosmo e Damião. Na brincadeira, enquanto um dos irmãos sobe em um dos acentos do brinquedo, o outro desce no outro acento. O brinquedo pode ser descrito como uma haste rígida, com um acento em cada extremidade, e livre para girar em um plano vertical em torno do ponto central. Considere os torques na haste da gangorra exercidos pelas forças peso de Cosmo (τc) e de Damião (τd), em relação ao ponto central. Na configuração em que Cosmo está na posição mais alta, é correto afirmar que

a) |τc| < |τd|.

b) |τc| = |τd|.

c) |τc| > |τd|.

d) |τc| > –|τd|.

Alternativa correta: B

Como as massas dos irmãos é a mesma e ambos estão à mesma distância do ponto de apoio, o torque de ambos será igual.

Compartilhe

TOPO