Polissacarídeos

Os polissacarídeos são moléculas compostas por monossacarídeos ligados entre si por ligações glicosídicas.

Os carboidratos são moléculas de função energética em nosso organismo. Eles são classificados de acordo com suas características estruturais e funcionais. Dentre eles, os polissacarídeos são os mais complexos e possuem diversas funções importantes. Continue a leitura para saber mais sobre esse tipo de carboidrato.

O que são polissacarídeos

Os polissacarídeos são formados por várias moléculas de monossacarídeos unidos entre si por ligações glicosídicas. Essas ligações são do tipo covalentes, resultantes da condensação de dois monossacarídeos. Os polissacarídeos são considerados macromoléculas, pois são polímeros de médio a alto peso molecular. Além disso, ao sofrerem a hidrólise, originam diversos monossacarídeos.

Enzimas
Enzimas atuam como catalisadores de reação químicas. Neste texto, entenda suas características e como classificá-las.
Lipólise
Lipólise é a quebra de gordura em fonte de energia. Conheça as suas características.
Fotossíntese
Seres autotróficos são capazes de converter compostos inorgânicos em compostos orgânicos através da fotossíntese. Neste texto, vamos entender cada etapa desse evento bioquímico tão importante.

6 principais polissacarídeos

A seguir, confira a lista com os principais polissacarídeos e onde podem ser encontrados.

• Celulose: importante componente da parede celular vegetal. Ainda pode ser encontrado em outros organismos;
  • Amido: encontrado em diversos alimentos como a batata e arroz, o amido é a substância de reversa das plantas;
  • Glicogênio: é a substância energética de animais, bactérias e fungos. Podem ser encontrados no fígado e músculos dos seres humanos;
  • Pectina: é uma fibra solúvel encontrada em frutas e vegetais;
  • Quitina: presente na parede celular de fungos e em carapaças de insetos;
  • Heparina: substância farmacológica com ação anticoagulante, pode ser encontrada nos órgãos linfoides.

Um polissacarídeo difere de outro a partir das características da sua cadeia como, por exemplo, o tamanho, a composição e quais ligações entre os monossacarídeos.

Classificação

De acordo com sua estrutura ou tipo de cadeia, é possível classificar os polissacarídeos em outras categorias. Acompanhe as características de cada uma delas.

Homopolissacarídeos

Estrutura molecular da celulose. Fonte: Wikipedia

Os homopolissacarídeos são constituídos por um tipo de monossacarídeo. Geralmente são polissacarídeos estruturais ou de reserva, como a celulose e o amido, respectivamente.

Heteropolissacarídeos

Ácido hialurônico. Fonte: Wikipedia

Já os heteropolissacarídeos apresentam dois ou mais tipos de monossacarídeos em sua composição. São moléculas que fazem parte de estruturas celulares ou extracelulares.

Polissacarídeos lineares ou ramificados

Cadeia ramificada do glicogênio. Fonte: Wikipedia

A cadeia polimérica do polissacarídeo pode assumir dois formatos, são eles: formato linear ou ramificado. O primeiro é caracterizado quando a união de monossacarídeos não criam ramificações da cadeia principal. Já o segundo, apresenta cadeias laterias ligadas à cadeia principal, criando ramificações.

Os polissacarídeos são complexos e muito diversos. Por isso, as classificações ajudam a simplificar no entendimento das funções e características da estrutura.

Funções

Como falamos anteriormente, os polissacarídeos são muito diversos. Sendo assim, eles também apresentam diferentes funções nos seres vivos. Acompanhe:

• Reserva energética: acúmulo de energia para que os seres vivos possam desempenhar suas funções mesmo em condições atípicas. Em plantas essa substância é o amido, enquanto em animais é o glicogênio;
  • Sustentação: alguns polissacarídeos atuam como componentes estruturais, conferindo a estabilidade de paredes celulares;
  • Sinalização celular: o polissacarídeo pode atuar como sinalizador na célula quando se liga a alguma proteína ou lipídeo.

Ainda, os polissacarídeos são muito importantes na alimentação para conferir energia ao nosso organismo. Porém, para sua digestão é necessária a quebra da molécula em partículas menores.

Polissacarídeos e monossacarídeos

A principal diferença entre os polissacarídeos e os monossacarídeos é composição da sua molécula. O monossacarídeo possui uma estrutura simples, com poucos carbonos e sem a necessidade de sofrer a hidrólise. Enquanto o polissacarídeo é mais complexo e é formado com diversas moléculas de monossacarídeos ligados por ligações glicosídicas.

Vídeos sobre polissacarídeos

Selecionamos alguns vídeos para te ajudar no entendimento do conteúdo. Então, aproveite esse momento para sanar suas dúvidas.

Exemplos de polissacarídeos

Nessa aula você vai entender o que são polissacarídeos e os principais exemplos. Entenda as funções e importância de cada um.

Reserva energética

Aqui, conheça a importância do amido e do glicogênio como reserva energética para os seres vivos. Essas moléculas são fundamentais para que plantas e animais consigam realizar as suas funções na falta de alimento e outros insumos.

Digestão dos polissacarídeos

Nesse vídeo você confere como ocorre a digestão de alimentos na boca. Veja a função dos dentes e da língua durante o processo de digestão, além de entender quais as principais enzimas envolvidas na quebra do amigo em maltose. Não deixe de conferir o vídeo.

Em conclusão, os polissacarídeos são um carboidrato de cadeia longa, formado por diversos monossacarídeos. Eles desempenham importantes funções nos seres vivos como a reserva energética e a sustentação celular. Continue seus estudos de biologia e veja como ocorre o processo de glicólise.

NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger-7. Artmed Editora, 2018.

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Tanaka, Naomi. Polissacarídeos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/polissacarideos. Acesso em: 29 de March de 2024.

1. [UERJ - 2015]

As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de açúcar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras.

Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de:

A) sofrer hidrólise
B) ser compactado
C) produzir energia
D) solubilizar-se em água

A alternativa correta é A) sofrer hidrólise.

A hidrólise do glicogênio garante que a glicose está disponível no organismo de maneira mais rápida. Enquanto a hidrólise de lipídeos é mais demorado

2. [UEMA - 2014]

Os glicídios são as principais fontes de energia diária para seres humanos e são classificados em monossacarídios, oligossacarídios e polissacarídios, de acordo com o tamanho da molécula.
Polissacarídios são polímeros de glicose constituídos fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio que desempenham diversas funções essenciais ao bom funcionamento do organismo. Os polissacarídios mais conhecidos são o glicogênio, a celulose, o amido e a quitina.

As funções atribuídas a essas moléculas são, respectivamente…:

A) estrutural, reserva, estrutural, reserva
B) reserva, reserva, estrutural, estrutural
C) reserva, estrutural, reserva, estrutural
D) estrutural, estrutural, reserva, reserva
E) reserva, estrutural, estrutural, reserva

A alternativa correta é C) reserva, estrutural, reserva, estrutural.