Ciclo do fósforo

O fósforo é um dos elementos essenciais para os seres vivos e ecossistemas.

Dentre os elementos químicos essenciais para os seres vivos, o fósforo é um componente muito importante. Isso porque é o segundo elemento encontrado em maior abundância nos tecidos humanos. Além disso, está presente na composição de proteínas e atua como fonte de energia. Neste texto, vamos entender como ocorre e qual a importância do ciclo do fósforo.

O que é o ciclo do fósforo

O ciclo do fósforo é bem simples, pois não é composto por gases; assim, não há a passagem pela atmosfera. Além disso, existe apenas uma forma disponível do composto fósforo para os seres vivos: o íon fosfato (PO43-).

É por meio do ciclo do fósforo que os seres vivos suprem a necessidade do elemento. Ele é composto e encontrado em rochas sedimentares e, basicamente, é disponibilizado pela lixiviação causada pelo intemperismo. Assim, o íon fosfato é carregado para águas superficiais e solos.

Como ocorre o ciclo do fósforo?

As plantas absorvem o íon fosfato disponível no solo para realizar suas funções básicas. Por meio do fluxo de matéria e energia da teia alimentar, esse e outros elementos são repassados para os demais animais. Quando os animais e as plantas morrem, os decompositores atuam em seus corpos, fazendo que os detritos orgânicos retornem ao solo.

Todo Estudo

Dessa maneira, o fósforo está disponível novamente para outros seres vivos; mas o seu ciclo completo pode demorar muitos anos até ser completamente reciclado. Entenda, a seguir, as diferenças de cada ciclo de reciclagem do fósforo:

  • Ciclo de tempo ecológico (curto): é um ciclo em que parte do elemento se recicla por meio do fluxo de energia e matéria. Ou seja, envolve as plantas, os consumidores e os decompositores.
  • Ciclo de tempo geológico (longo): é um ciclo em que o fósforo se sedimenta e é incorporado novamente às rochas sedimentares. Esse é um processo longo, que pode durar mais de 100 mil anos até que um único átomo seja totalmente reciclado.

Por conta do aumento das ações humanas, a lixiviação do fósforo aumentou muito, fazendo que cursos d’água contenham um excesso desse nutriente. Esse excesso causa grandes problemas no ambiente aquático; por exemplo, intensifica o desenvolvimento de algas, causando uma menor disponibilidade de luz para os demais organismos desse ambiente. Ocorre, assim, a eutrofização do ambiente.

A importância do fósforo para os seres vivos

O fósforo é muito importante para os seres vivos, pois está relacionado com a estrutura e a parte funcional desses organismos. A principal importância é o estoque de energia armazenada em ATP, muito importante para que diversos processos celulares ocorram. Além disso, está presente na composição de proteínas, organelas e material genético.

Mapa mental do ciclo do fósforo

Veja, a seguir, nosso mapa mental com as principais informações sobre o ciclo do fósforo:

Todo Estudo

Esperamos que esse mapa mental tenha ajudado no entendimento da matéria. Consulte sempre que achar necessário!

Saiba mais sobre o ciclo do fósforo

Abaixo, apresentamos vídeos sobre o assunto para te auxiliar em uma revisão da matéria. Confira nossa seleção:

Descomplicando o ciclo do fósforo

Nesse vídeo, o professor Guilherme dá uma aula bem completa sobre o ciclo estudado. Não fique com nenhuma dúvida sobre como o fósforo é disponibilizado na natureza e como ele é reciclado. Acompanhe!

Importância do fósforo para as plantas

Esse vídeo trata da importância do fósforo para as plantas, em específico, para o milho. Ainda, veja como a deficiência desse nutriente pode causar diversas consequências na planta.

Problemas do excesso do fósforo

Aqui, selecionamos um vídeo para você entender as consequências que o excesso do fósforo causa no ambiente aquático. Não deixe de conferir!

Em conclusão, o ciclo do fósforo está relacionado a como esse elemento está disponível para os seres vivos e como retorna para a natureza. O fósforo é encontrado em rochas sedimentares que, por meio da lixiviação, disponibilizam o íon fosfato no solo e em águas superficiais. Continue seus estudos de biologia e entenda mais sobre a fotossíntese!

Referências

A Economia da Natureza (2003) – Robert E. Ricklefs
Fundamentos de Limnologia (1988) – Francisco A. Esteves

Gabriela Naomi
Por Gabriela Naomi

Acadêmica de último ano de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de pesquisa na área de limnologia, com ênfase em ecologia de zooplâncton na mesma universidade.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka Santos, Gabriela Naomi. Ciclo do fósforo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/ciclo-do-fosforo. Acesso em: 21 de October de 2020.

Exercícios resolvidos

1.

Sobre o ciclo do fósforo, marque a alternativa incorreta:

a) O fósforo é um elemento de grande importância biológica.
b) O intemperismo das rochas adiciona fosfato ao solo.
c) O fosfato é absorvido por plantas e incorporado às moléculas biológicas.
d) A decomposição retorna o fosfato ao solo.
e) A forma inorgânica de fósforo mais importante biologicamente é o fosfeto.

A alternativa incorreta é e) A forma inorgânica de fósforo mais importante biologicamente é o fosfeto. Isso porque a forma inorgânica de fósforo mais importante biologicamente é o fosfato.

2.

O fósforo é um elemento importante para os seres vivos, fazendo parte, por exemplo, dos ácidos nucleicos. Qual é o reservatório natural de fósforo?

a) A atmosfera
b) As rochas sedimentares de origem marinha
c) A água doce
d) O corpo dos seres vivos

A alternativa correta é b) As rochas sedimentares de origem marinha.

Compartilhe

TOPO