Ciclo do fósforo

O fósforo é um dos elementos essenciais para os seres vivos e ecossistemas.

Dentre os elementos químicos essenciais para os seres vivos, o fósforo é um componente muito importante. Isso porque é o segundo elemento encontrado em maior abundância nos tecidos humanos. Além disso, está presente na composição de proteínas e atua como fonte de energia. Neste texto, vamos entender como ocorre e qual a importância do ciclo do fósforo.

Publicidade

O que é o ciclo do fósforo

O ciclo do fósforo é bem simples, pois não é composto por gases; assim, não há a passagem pela atmosfera. Além disso, existe apenas uma forma disponível do composto fósforo para os seres vivos: o íon fosfato (PO43-).

Relacionadas

Habitat e Nicho Ecológico
Todos os indivíduos do meio ambiente, de diferentes espécies, apresentam um nicho ecológico e um habitat, conceitos bastante usados na ecologia.
Parede celular
Células vegetais apresentam uma estrutura chamada parede celular que protege e mantém a forma celular.

É por meio do ciclo do fósforo que os seres vivos suprem a necessidade do elemento. Ele é composto e encontrado em rochas sedimentares e, basicamente, é disponibilizado pela lixiviação causada pelo intemperismo. Assim, o íon fosfato é carregado para águas superficiais e solos.

Como ocorre o ciclo do fósforo?

As plantas absorvem o íon fosfato disponível no solo para realizar suas funções básicas. Por meio do fluxo de matéria e energia da teia alimentar, esse e outros elementos são repassados para os demais animais. Quando os animais e as plantas morrem, os decompositores atuam em seus corpos, fazendo que os detritos orgânicos retornem ao solo.

Todo Estudo

Dessa maneira, o fósforo está disponível novamente para outros seres vivos; mas o seu ciclo completo pode demorar muitos anos até ser completamente reciclado. Entenda, a seguir, as diferenças de cada ciclo de reciclagem do fósforo:

  • Ciclo de tempo ecológico (curto): é um ciclo em que parte do elemento se recicla por meio do fluxo de energia e matéria. Ou seja, envolve as plantas, os consumidores e os decompositores.
  • Ciclo de tempo geológico (longo): é um ciclo em que o fósforo se sedimenta e é incorporado novamente às rochas sedimentares. Esse é um processo longo, que pode durar mais de 100 mil anos até que um único átomo seja totalmente reciclado.

Por conta do aumento das ações humanas, a lixiviação do fósforo aumentou muito, fazendo que cursos d’água contenham um excesso desse nutriente. Esse excesso causa grandes problemas no ambiente aquático; por exemplo, intensifica o desenvolvimento de algas, causando uma menor disponibilidade de luz para os demais organismos desse ambiente. Ocorre, assim, a eutrofização do ambiente.

Publicidade

A importância do fósforo para os seres vivos

O fósforo é muito importante para os seres vivos, pois está relacionado com a estrutura e a parte funcional desses organismos. A principal importância é o estoque de energia armazenada em ATP, muito importante para que diversos processos celulares ocorram. Além disso, está presente na composição de proteínas, organelas e material genético.

Mapa mental do ciclo do fósforo

Veja, a seguir, nosso mapa mental com as principais informações sobre o ciclo do fósforo:

Todo Estudo

Esperamos que esse mapa mental tenha ajudado no entendimento da matéria. Consulte sempre que achar necessário!

Publicidade

Saiba mais sobre o ciclo do fósforo

Abaixo, apresentamos vídeos sobre o assunto para te auxiliar em uma revisão da matéria. Confira nossa seleção:

Descomplicando o ciclo do fósforo

Nesse vídeo, o professor Guilherme dá uma aula bem completa sobre o ciclo estudado. Não fique com nenhuma dúvida sobre como o fósforo é disponibilizado na natureza e como ele é reciclado. Acompanhe!

Importância do fósforo para as plantas

Esse vídeo trata da importância do fósforo para as plantas, em específico, para o milho. Ainda, veja como a deficiência desse nutriente pode causar diversas consequências na planta.

Problemas do excesso do fósforo

Aqui, selecionamos um vídeo para você entender as consequências que o excesso do fósforo causa no ambiente aquático. Não deixe de conferir!

Em conclusão, o ciclo do fósforo está relacionado a como esse elemento está disponível para os seres vivos e como retorna para a natureza. O fósforo é encontrado em rochas sedimentares que, por meio da lixiviação, disponibilizam o íon fosfato no solo e em águas superficiais. Continue seus estudos de biologia e entenda mais sobre a fotossíntese!

Referências

A Economia da Natureza (2003) – Robert E. Ricklefs
Fundamentos de Limnologia (1988) – Francisco A. Esteves

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Ciclo do fósforo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/ciclo-do-fosforo. Acesso em: 30 de April de 2024.

Exercícios resolvidos

1.

Sobre o ciclo do fósforo, marque a alternativa incorreta:

a) O fósforo é um elemento de grande importância biológica.
b) O intemperismo das rochas adiciona fosfato ao solo.
c) O fosfato é absorvido por plantas e incorporado às moléculas biológicas.
d) A decomposição retorna o fosfato ao solo.
e) A forma inorgânica de fósforo mais importante biologicamente é o fosfeto.

A alternativa incorreta é e) A forma inorgânica de fósforo mais importante biologicamente é o fosfeto. Isso porque a forma inorgânica de fósforo mais importante biologicamente é o fosfato.

2.

O fósforo é um elemento importante para os seres vivos, fazendo parte, por exemplo, dos ácidos nucleicos. Qual é o reservatório natural de fósforo?

a) A atmosfera
b) As rochas sedimentares de origem marinha
c) A água doce
d) O corpo dos seres vivos

A alternativa correta é b) As rochas sedimentares de origem marinha.

Compartilhe

TOPO