Alienação

A alienação descreve um processo de perda de autonomia e consciência. Assim, é um conceito importante principalmente na teoria marxista.

A alienação é um tema conhecido pela teoria marxista. Assim, embora ele possa assumir sentidos variados, esse conceito é ligado frequentemente a Karl Marx. Esse fato demonstra a força e a importância que a alienação possui para o autor.

Publicidade

De todo modo, atualmente as pessoas podem se referir à alienação no sentido marxista ou não. Para entender esses significados específicos ou mais gerais do termo, confira a explanação a seguir.

Conceito de alienação

Em termos gerais, a alienação vem do latim alienus, e significa estar alheio ou não ter consciência sobre algo. Frequentemente, diz-se que alguém está alienado de suas ações e de suas condições, tornando-se suscetível a ser controlado por outra pessoa, uma instituição ou um sistema.

Outro sentido comum de alienação é de estar sepado, cindido de algo. Assim, é possível estar alienado em variados contextos.

Tipos de alienação

Sob as mais diversas condições, um indivíduo pode estar alienado de algo. Veja a seguir alguns exemplos mais contextualizados do uso da palavra para entendê-la melhor:

  • Alienação no trabalho: o trabalho é o contexto que foi pensado por Marx. Em geral, um indivíduo pode estar alienado, ou seja, não ter plena consciência do que produz ou das condições de trabalho em que ele é submetido.
  • Alienação moral: ocorre quando uma pessoa perde a sua autonomia ou perde seus próprios valores.
  • Alienação na psiquiatria: frequentemente, a loucura é associada à alienação, ou seja, a condição de um indivíduo estar dissociado da realidade.
  • Alienação de um bem: nesse caso, a alienação tem o sentido de separação. Assim, um indivíduo é alienado de sua propriedade para esta ser passada a um terceiro.
  • Alienação parental: consiste na manipulação e na distorção de alguém da família, difamando outro membro parental. Isso ocorre geralmente em casos de separação, em que o lado materno ou paterno faz com que a criança fique hostil em relação ao outro.
  • Alienação fiduciária: trata-se de um contrato imobiliário, em que o devedor transfere (se aliena) sua propriedade ao credor como garantia do futuro pagamento.

Em todos esses casos, a alienação envolve uma relação de poder. Além disso, há a separação de algo de si (por exemplo, a consciência, uma propriedade ou a força de trabalho), que é transferido a um outro. Portanto, se alienar é se tornar dependente, menos autônomo e/ou mais suscetível a manipulações.

Publicidade

Alienação na sociologia

Como já foi mencionado, a alienação na sociologia tem uma estrita relação com a teoria marxista. Para Marx, a alienação é um componente importante para o funcionamento do capitalismo.

Ou seja, é necessário que o indivíduo venda a sua força de trabalho para o dono dos meios de produção e se aliene do próprio produto do seu trabalho, que será vendido pelo proprietário na forma de mercadoria.

Nesse processo, uma quantidade de mais-valia do trabalhador é expropriada. Em outras palavras, uma parte do tempo de trabalho do indivíduo não é pago: ela fica com o dono dos meios de produção. Por sua vez, o trabalhador não tem consciência dessa exploração: ele é alienado nessa condição.

Publicidade

Alienação na atualidade

Autores da Escola de Frankfurt atualizaram a teoria marxista para os dias atuais. Uma das ideias centrais formuladas foi o de indústria cultural, ou seja, a arte e a cultura produzidas como uma mercadoria.

No processo da indústria cultural, todas as produções artísticas – música, cinema, teatro – funcionariam para propagar a ideologia da classe dominante – ou seja, da burguesia. Esse cenário agravaria ainda mais a condição de alienação da classe trabalhadora, já descrita em Marx.

Desse modo, a alienação pode ser um conceito ainda bastante aplicável em contextos contemporâneos. Apesar do termo não abarcar toda a realidade, é central para entender uma visão que é crítica ao capitalismo.

Alienação na filosofia

Na filosofia, Hegel é conhecido por apontar a alienação como um processo negativo que impede o alcance da autoconsciência. Posteriormente, Feuerbach argumenta como o ser humano passou a se alienar da sua responsabilidade humana e transfere suas projeções em Deus.

Desse modo, para Feuerbach, é necessário que a humanidade pare de projetar suas aspirações em um ser divino para entender o que se pode fazer no domínio terreno. Assim, seria possível realizar uma “desalienação”.

Em suma, a alienação é um problema sociológico e filosófico sempre que há uma preocupação sobre a autonomia ou a possibilidade de manipulação das pessoas. Embora atualmente outros conceitos e teorias possam explicar a condição humana de dependência, a alienação continua sendo uma ideia importante.

Referências

Alienação – J. M. Paulo Serra;

Considerações sobre a indústria cultural sob a perspectiva da Escola de Frankfurt – Saulo Felin;

O conceito de alienação no jovem Marx – José D’Assunção Barros.

Mateus Oka
Por Mateus Oka

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cientista social pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Realiza pesquisas na área da antropologia da ciência.

Como referenciar este conteúdo

Oka, Mateus. Alienação. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/sociologia/alienacao. Acesso em: 23 de April de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [UEL]

No capitalismo, os trabalhadores produzem todos os objetos existentes no mercado, isto é, todas as mercadorias; após havê-las produzido, entregam-nas aos proprietários dos meios de produção, mediante um salário; os proprietários dos meios de produção vendem as mercadorias aos comerciantes, que as colocam no mercado de consumo; e os trabalhadores ou produtores dessas mercadorias, quando vão ao mercado de consumo, não conseguem comprá-las. […] Embora os diferentes trabalhadores saibam que produziram as diferentes mercadorias, não percebem que, como classe social, produziram todas elas, isto é, que os produtores de tecidos, roupas, alimentos […] são membros da mesma classe social. Os trabalhadores se vêem como indivíduos isolados […], não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas. (CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 13 ed. São Paulo: Ática, 2004. p. 387.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre alienação e ideologia, considere as afirmativas a seguir:
a) A consciência de classe para os trabalhadores resulta da vontade de cada trabalhador em superar a situação de exploração em que se encontra sob o capitalismo.
b) É no mercado que a exploração do trabalhador torna-se explícita, favorecendo a formação da ideologia de classe.
c) A ideologia da produção capitalista constitui-se de imagens e idéias que levam os indivíduos a compreenderem a essência das relações sociais de produção.
d) As mercadorias apresentam-se de forma a explicitar as relações de classe e o vínculo entre o trabalhador e o produto realizado.
e) O processo de não identificação do trabalhador com o produto de seu trabalho é o que se chama alienação. A ideologia liga-se a este processo, ocultando as relações sociais que estruturam a sociedade.

Resposta: e

Justificativa: o trabalhador vende sua força de trabalho e o produto de seu trabalho não é mais dele, mas é propriedade do burguês que o vende como mercadoria. Assim, no capitalismo o trabalhador é alienado do produto de seu trabalho.

2. [UEL]

Assinale as proposições que dizem respeito ao conceito de ideologia e dê o somatório:
(01) No princípio, a ideologia tinha por fim ocupar o lugar da Teologia como ciência das idéias, por causa principalmente da racionalização que a sociedade vivia nos séculos XVIII e XIX.
(02) Segundo Augusto Comte, as ideias eram resultado das práticas sociais e uma realização do homem e para o homem.
(04) Para os primeiros autores que trataram do conceito de ideologia, desde os iluministas até Karl Marx, passando pelos positivistas, a história das sociedades seria linear, pois caminharia em uma única direção. Era papel dos intelectuais servir de guia.
(08) A elaboração do conceito de ideologia por Karl Marx fazia parte de suas preocupações em conhecer o funcionamento da sociedade capitalista, visando a sua superação.
(16) A alienação, segundo Marx, é causada pela ideologia, tendo em vista que o desconhecimento da sociedade em que se vive impossibilita sua superação.

Resposta: 29 (01+04+08+16)

Justificativa: o conceito de ideologia e de alienação estão interligados, principalmente na teoria marxista sobre o funcionamento do capitalismo. Para Comte, as práticas sociais e o desenvolvimento da humanidade estão baseadas em outros conceitos.

Compartilhe

TOPO