Sais – Função de química inorgânica

Sais são compostos iônicos produtos de uma reação de neutralização entre um ácido e uma base.

Os sais são compostos em sua esmagadora maioria iônicos, formado por íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions), ligados por atração eletrostática proporcionando uma ligação iônica. Oriundos de reações como de neutralização entre um ácido e uma base, que além de originar a molécula de sal, origina também água, um metal e um ácido formando o sal e hidrogênio gasoso e com a reação entre um óxido ácido com um óxido básico.

“Sais são compostos que provêm de ácidos, pela substituição total ou parcial dos seus hidrogênios ionizáveis por cátions, ou das bases, pela substituição total ou parcial dos grupos OH- pelos ânions dos ácidos.” (Arrhenius, S., 1887)

Os íons que formam um sal podem ser inorgânicos (ex: SO4-2, sulfato), orgânicos (ex: CH3COO, acetato), monoatômicos (ex: Na+, Sódio) ou poliatômicos (ex: SO4-2, sulfato).

Como propriedade fundamental, os sais são solúveis em água se dissociando e formando íons livres em solução, ocasionando assim condução de energia elétrica. Possuem alto ponto de fusão, uma boa dureza e geralmente se apresentam na forma cristalina. O exemplo mais comum de um sal é o sal de cozinha cuja nomenclatura química é cloreto de sódio, NaCl, substância obtida naturalmente por salinas através do processo de ventilação.

1. Características

Dentre as características dos sais, temos que essas substâncias quando em solução agem como eletrólitos, conduzindo corrente elétrica. Tal fenômeno acontece porque sais são constituídos por átomos iônicos, ou seja, sua atração é por ligação iônica, em solução esses íons se dissociam (se separam) e ficam “livres”, conduzindo assim a corrente elétrica.

Por exemplo, o sal de cozinha, cloreto de Sódio, NaCl, um sólido branco, com gosto característico salgado. Sua reação de dissociação é dada abaixo:

NaCl(s)→Na+(aq) + Cl(aq)

Após a seta ao lado direito, temos as formas aquosas dos íons sódio e cloreto, estes íons recebe esta denominação, pois não estão livres, mas sim circuncidados de moléculas de água por meio de força dipolo-dipolo, quando fechado o circuito com um fio ligado à tomada e uma lâmpada elétrica, se observa o acendimento da mesma.

2. Formulação

Os sais são constituídos por íons, cada íon específico possui uma carga, que pode ser negativa ou positiva, e que também pode ser um número inteiro entre 1 e 3, na maioria dos casos. Logo, a fórmula dos sais obedece à proporção de cada íon para resultar numa carga total líquida igual a zero. Exemplo:

NaCl→Na+ + Cl

Acima temos a reação de dissociação do cloreto de Sódio, ao dissociar em seus íons temos a proporção 1:1, pois a carga do cátion Sódio é +1 enquanto a carga do ânion cloreto é -1.

Ca(OH)2→Ca+2 + 2OH

No exemplo acima, temos a dissociação do sal hidróxido de Cálcio, nota-se que neste caso há uma proporção de 2:1, ou seja, para cada 1 íon cálcio, Ca+2, temos dois íons hidróxido, OH-. Tal efeito se deve porque a carga do Cálcio é +2 enquanto a carga do hidróxido é -1, logo, a carga líquida da molécula precisa ser igual a zero, portanto deve haver dois íons hidróxidos com carga negativa para neutralizar um íon Cálcio.

K2Cr2O7→2K+ + Cr2O7-2

No exemplo acima temos o sal chamado dicromato de Potássio, este sal exibe a mesma proporção de íons do hidróxido de sódio, 1:1, mas notamos que seu ânion é constituído por dois elementos diferentes: Cromo e Oxigênio, totalizando assim uma carga igual a -2.

Observação: Para não haver dúvidas quanto à formulação dos sais, consulte a Tabela Periódica dos Elementos. Sempre um sal será constituído por cátions, que formam íons positivos e se localizam à esquerda da Tabela; e por ânions, que formam íons negativos. Se o cátion for da Família 1A, terá carga +1; se for da família 2A, terá carga +2; se for da família 3A, terá carga +3.

3. Propriedades

Sais são sólidos à temperatura ambiente, possuem alto ponto de fusão e de ebulição. Muitos apresentam forma cristalina, como na foto abaixo de um cristal de sal de cozinha, cloreto de Sódio, ampliada por microscópio. São solúveis em água e nela se dissociam formando íons com cargas positivas e negativas conduzindo corrente elétrica, diferentemente da forma cristalina que não conduz eletricidade.

4. Reações

Os sais são formados por diversas reações, como a seguir:

a) Reação entre um ácido e uma base, formando um sal mais água:

HCl + NaOH→NaOH + H2O (Ácido + Base→Sal + Água)

b) Reação entre um sal e outro sal, formando um terceiro sal por meio de reação de dupla-troca:

NaCl + KOH→NaOH + KCl

c) Reações com óxidos mais ácidos:

CuO + 2HCl→CuCl2 + H2O (Óxido + Ácido→Sal + Água)

Referências

ARRHENIUS, S. Ueber die Einwirkung des Lichtes auf das elektrische Leitungsvermögen der Haloïdsalze des Silbers, 1887.
PERUZZO. F.M.; CANTO. E.L., Química na abordagem do cotidiano, vol. 1, Moderna: São Paulo. 2006.

Douglas Benício
Por Douglas Benício

Graduado em Química - Licenciatura (UEM)

Teste seu conhecimento

1. [MACKENZIE/2009] Os compostos AgNO3, NH4OH e HClO4 são respectivamente:

a) Sal, base, base.
b) Ácido, base, sal.
c) Base, sal, base.
d) Sal, base, ácido.
e) Ácido, sal, ácido.

2. [PUC-Rio/2008] Cloreto de Sódio é um composto iônico que se encontra no estado sólido. Dissolvido em água, se dissocia completamente. Acerca desse sal, é INCORRETO afirmar que:

a) Tem fórmula NaCl.
b) No estado sólido, a atração entre os seus íons é muito forte e por essa razão possui elevado ponto de fusão.
c) Em solução aquosa, conduz corrente elétrica muito bem.
d) A ligação entre os seus íons é por covalência.
e) HCl e NaOH são o ácido e a base que dão origem a esse sal.

1. [D]
Observando para as moléculas, podemos ir por eliminação. O composto NH4OH contém uma hidroxila, sendo portando uma base de Arrhenius; HClO4 contém um íon H+, sendo portanto um ácido de Arrhenius; e AgNO3 contém um ânion NO3 que pode prover de um ácido, NaNO3, sendo um sal.

2. [D]
Saís são moléculas de caráter iônico, unidos por ligações iônicas (atração eletrostática), que dissociados em água tem propriedade de eletrólitos conduzindo assim corrente elétrica. Cloreto de Sódio possui fórmula NaCl e a reação de um ácido com uma base, ácido clorídrico e hidróxido de sódio respectivamente, originam o sal em questão.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO