Levigação, peneiração e ventilação

Levigação, ventilação e peneiração são processos com objetivo de estabelecer métodos de separação de misturas heterogêneas.

A levigação, peneiração e ventilação abrangem metodologias de separação de misturas heterogêneas. Por meio da levigação e da ventilação o processo comporta separação da substância mais densa da menos densa.

Na peneiração, por outro lado, grãos maiores separam-se de granulações menores. É por isso que neste processo leva-se em conta a granulometria (tamanho de grãos) para a separação.

Enquanto isso, na levigação e na ventilação, a densidade é determinante para utilização dos processos. No fim, levigação, ventilação e peneiração abrangerão o processo de separação de substâncias referentes ao seu tamanho, densidade e granulação, respectivamente.

Levigação, ventilação e peneiração

A levigação, ventilação e peneiração são processos com mesmo fim, mas conceitos que sutilmente o separam. Enquanto os dois primeiros separam misturas heterogêneos de acordo com a densidade, a peneiração separa pela granulação.

Levigação

No processo de levigação o resumo basicamente é: passar a mistura por água. O objetivo com esse método é que a substância mais densa permaneça em precipitado no fundo, enquanto a menos densa seja levada pela água.

levigação
(Imagem: Reprodução)

Dessa forma, o processo é utilizado com o intuito de separar misturas sólidas. Utilizada por garimpeiros, a levigação é um processo que separa metais precisos de outros detritos desnecessários da mineração.

O exemplo principal é o ouro, que possui uma densidade maior do que a areia, pedra ou outras partículas que o acompanham após extração. Os detritos que não forem de interesse são separados após a água corrente na mistura.

Ventilação

Na Ventilação, verifica-se o processo de separação da mistura após ser submetida a uma corrente de ar. Dessa forma, as substâncias menos densas são levadas pelo vento, enquanto as mais densas permanecem.

Como um processo de separação de sólidos, sua principal utilização se dá em separar grãs da sua casca, por exemplo. Os criadores de passarinho utilizam a ventilação para limpeza e higienização das gaiolas.

levigacão, peneiração e ventilação
(Imagem: Reprodução)

Antes feito de forma manual, assoprando-se, em alguns casos, os elementos, hoje o processo é mais sofisticado. Criado ventilador e outros maquinários para findar a separação dos elementos.

Além da densidade dos grãos, há ainda aspectos fundamentais a serem observados, tal como a dimensão, isso porque o comércio, por vezes, exige uma padronização do produto.

Peneiração

A peneiração consiste em, literalmente, peneirar substâncias para separação de sólidos. Enquanto a mais grossa ficará retida, a mais fina passará pelos pequenos furos da peneira, sendo separada.

peneiração
(Imagem: Reprodução)

É um método muito utilizado por laboratórios e até mesmo indústrias com intuito de separar substâncias de diferentes granulações. Um exemplo é a peneira da areia para separar os grãos mais grossos dos mais finos, já que a areia mais fina é fundamental para realizar acabamentos em construção civil.

Assim, o que pode-se inferir é que levigação, ventilação e peneiração são processos iguais de separação de sólidos através de meios diferentes.

Referências

SALVADOR, Edgard e USBERCO, João. Química, volume único. 1ª edição, Editora Saraiva, São Paulo-SP, 2006. 672 p.

Mateus Bunde
Prof. Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Exercícios resolvidos

1. [UFSM]

Num acampamento, todo o sal de cozinha foi derramado na areia. As pessoas recuperaram o sal realizando, sucessivamente, as operações de:

a) dissolução, filtração, evaporação.

b) fusão, decantação, sublimação.

c) liquefação, filtração, vaporização.

d) adição de água, destilação.

e) diluição, sedimentação, vaporização.

Resposta: A

2. [UFRJ]

Com a adição de uma solução aquosa de açúcar a uma mistura contendo querosene e areia, são vistas claramente três fases. Para separar cada componente da mistura final, a melhor sequência é:

a) filtração, decantação e destilação.

b) cristalização, decantação e destilação.

c)filtração, cristalização e destilação.

d) centrifugação, filtração e decantação.

e) destilação, filtração e decantação.

Resposta: A

Compartilhe nas redes sociais

TOPO