Flotação

A flotação tem por finalidade ser um processo de separação química em que o ar borbulha por uma mistura coloidal e a espuma formada retira impurezas.

A flotação compreende um processo de separação de misturas heterogêneas e é de caráter físico. A técnica tem por finalidade a adição de bolhas de ar no meio para que elementos que estão suspensos ao líquido juntem-se às bolhas.

Forma-se, dessa maneira, uma espuma, que pode ser removida, que, inclusive, reúne as impurezas, arrastando-as ao ser descartada. É o processo inverso à sedimentação, pois este, diferentemente da flotação, compreende o efeito de precipitado, com elementos se depositando ao fundo de um dado recipiente pela ação da gravidade.

Posteriormente, essas partículas em precipitado serão retiradas por meio da decantação. Na flotação, as partículas se dirigem para a superfície da mistura proposta. A própria etimologia da palavra explica seu efeito, já que flotation (flotação, no inglês) remete a ideia de flutuação.

flotação
(Imagem: Reprodução)

Ocorrendo a flotação

A ocorrência da flotação depende de um fator importante. As partículas necessitam ser coloidais, ou seja, que apresentem um diâmetro compreendido entre 1nm e 1000 nm (sedo nm = nanômetro).

A técnica de flotação por dispersões coloidais foi descoberta por Carrie Everson, em 1886, em que ela explica com detalhes a técnica de suspensão.  O procedimento é muito utilizado dentro da mineração, sobretudo quando se trata da extração de cobre.

No caso, é válido ressaltar, que o processo de separação de cobre da calcopirita (CuFeS2) utiliza inteiramente da flotação para consolidação da separação.

Neste específico caso, a flotação do minério de calcopirita é realizada misturando-a de modo pulverizado com óleo, água e detergente líquido. É a partir daí que o processo alcança o objetivo com as bolhas formadas na superfície.

Todo o sulfeto mineral envolto de óleo une-se às bolhas e permanece na superfície. Os resíduos existentes de cobre permanecem ao fundo, sendo descartados.

Outras aplicações da flotação

A importância da flotação ainda se dá em procedimentos do cotidiano, como no tratamento de água e esgoto. Durante uma etapa específica do tratamento são incrementados à água os chamados coagulantes químicos.

O exemplo mais pontual é o sulfato de alumínio, formador de flóculos que reage com o hidróxido de cálcio já presente. Em reação direta, os flóculos do sulfato de alumínio se aglutinam à sujeita observada na água, tal como a lama, por exemplo. A este processo específico denomina-se floculação.

Essa floculação acabará aderindo impurezas, que facilitam a separação destas substâncias da água por inúmeros processos. Um deles é a própria flotação através de ar  dissolvido.

Por fim, outra aplicação observada da flotação abrange o uso para recuperar corantes em indústrias de papel, separação do plástico em processo de reciclagem, de microorganismos e ainda na despoluição dos rios.

Referências

SALVADOR, Edgard e USBERCO, João. Química, volume único. 1ª edição, Editora Saraiva, São Paulo-SP, 2006. 672 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Exercícios resolvidos

1. [UFPE]

Associe as atividades do cotidiano abaixo com as técnicas de laboratório apresentadas a seguir:

• Preparar cafezinho com café solúvel
• Preparar chá de saquinho
• Coar um suco de laranja

1. Filtração 3. Extração
2. Solubilização 4. Destilação

A seqüência correta é:

a) 2, 3 e 1.
b) 4, 2 e 3.
c) 3, 4 e 1.
d) 1, 3 e 2.
e) 2, 2 e 4.

Resposta: A

2. [UFES]

Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre para fora. Ao reduzir-se à pressão, o petróleo bruto para de jorrar e tem de ser bombeado. Devido às impurezas que o petróleo bruto contém, ele é submetido a dois processos mecânicos de purificação antes do refino: separá-lo da água salgada e separá-lo de impurezas sólidas, como areia e argila. Esses processos mecânicos de purificação são, respectivamente:

a) decantação e filtração

b) decantação e destilação fracionada

c) filtração e destilação fracionada

d) filtração e decantação

e) destilação fracionada e decantação

Resposta: A

Compartilhe nas redes sociais

TOPO