Filtração

A filtração trata de um método de separação de misturas heterogêneas do tipos sólido/líquido ou ainda gás/sólido.

A filtração é o processo químico oriundo do método de separação de misturas heterogêneas. As misturas em questão abrangem separação de combinações sólido/líquido ou gás/sólido.

A separação de um sólido insolúvel a partir um líquido se dá, de melhor forma, por meio da filtração. O método é muito utilizado no cotidiano durante a preparação do café, por exemplo, ou ainda para a remoção de substâncias sólidas nas estações onde ocorre o tratamento da água potável.

filtração
(Imagem: Reprodução)

Tipos de filtração

Existem dois tipos observados de filtração, a filtração simples (ou também chamada de comum) e a filtração a vácuo. Ambas apresentam características pontuais e podem ser explicada a partir de etapas claras da separação das substâncias.

Filtração simples ou comum

A filtração simples ocorre de modo que a inserção de uma barreira, tal como o filtro de papel ao coar o café, promova a separação de substâncias. Dessa maneira, o filtro anexado na entrada do recipiente, e a mistura do líquido (água quente) e pó de café permanece no filtro.

As partículas sólidas (o pó), que também recebe denominação de resíduo, permanece no filtro/barreira, separada do material filtrado, no caso o café coado.

Filtro a vácuo

A filtração a vácuo exige um pouco mais de tato para definição do que a filtração simples ou comum. Também denominada por filtração de pressão reduzida, tem como utilização o aceleramento no processo de separação, abrangendo a rarefação do ar abaixo do recipiente a filtrar.

O processo ocorre, comumente, no que denomina-se funil de Buchner – instrumento em porcelana com furo ao fundo. O funil em questão é colocado sobreposto ao kitassato, recebendo o líquido a ser filtrado.

Esse processo é muito mais dispendioso, visto que é uma técnica utilizada que separa um produto solidificado por meio de uma substância líquida solvente através de reação química.

No processo, portanto, a mistura do sólido e do líquido é vertida por meio de um papel alocado em um funil de Buchner. Dessa maneira o sólido se prende ao filtro, o líquido é retirado por meio do funil através do balão e todo o processo é feito através do vácuo gerado.

Referências

SALVADOR, Edgard e USBERCO, João. Química, volume único. 1ª edição, Editora Saraiva, São Paulo-SP, 2006. 672 p.

Mateus Bunde
Prof. Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Exercícios resolvidos

1. [UEFS]

Para separar os componentes do sistema formado por sal de cozinha e carvão em pó, um estudante realiza os tratamentos I, II e III de acordo com o seguinte esquema:

A operação representada em II corresponde a uma:

a) destilação simples

b) cristalização

c) filtração

d) fusão fracionada

e) sifonação

Resposta: C

2. [PUC]

Em vários países subdesenvolvidos, um importante problema de saúde pública é o consumo de água contaminada por arsênico, substância nociva ao organismo presente naturalmente no solo e em rochas. Duas tecnologias se mostraram eficazes no processo de descontaminação. A primeira delas (…) é fruto da combinação de nanocristais magnéticos com materiais baseados em grafeno, formado apenas por átomos de carbono. O compósito resultante é adicionado na água e em apenas 10 minutos remove as partículas de arsênico. Em seguida, o líquido passa por um processo simples de filtragem, e está pronto para o consumo humano. O outro método emprega um sistema de tubos de vidro e plástico que, submetido à luz solar durante algumas horas, faz a purificação da água. (…) o protótipo foi capaz de reduzir o nível de contaminação por arsênico de 500 partes por bilhão (ppb) para 30 ppb.

(Revista Pesquisa Fapesp, setembro de 2010, p. 70)

O processo simples de filtragem é observado quando

a) utiliza-se um aspirador de pó.

b) obtêm-se as frações do petróleo.

c) faz-se o craqueamento de hidrocarbonetos.

d) o pó sedimenta sobre os móveis.

e) o sal cristaliza nas salinas.

Resposta: A

Compartilhe nas redes sociais

TOPO