Destilação simples e fracionada

A destilação pode ser fracionada ou simples, e serve para separar uma mistura homogênea que pode ser composta por duas substâncias líquidas, ou uma líquida e uma sólida.

Quando falamos em destilação, estamos nos referindo a métodos físicos usados para separar misturas homogêneas, ou seja, aquelas misturas que apresentam somente uma fase. A destilação pode ser simples ou fracionada, e ambas apresentam como princípio fundamental o ponto de ebulição das substâncias que estão presentes na mistura. O ponto de ebulição e sua análise são essenciais para as destilações e, por isso, é importante relembrar de que se trata do ponto de temperatura em que a substância deixa de ser líquida e passa a ser gasosa.

Não podemos separar uma mesma substância por meio da destilação simples e da destilação fracionada, pois na simples separamos misturas homogêneas que apresentam uma substância sólida dissolvida em uma líquida, enquanto na fracionada, trata-se de líquido dissolvido em líquido formando uma mistura homogênea.

Destilação simples

A destilação simples é o método usado para separar um componente sólido dissolvido em um líquido e, durante a realização do processo, somente o componente líquido vai sofrer transformações com relação ao seu estado físico. Confira na imagem abaixo:
destilacaosimples

Nessa imagem, podemos conferir quais são os equipamentos para o processo. O bico de Bunsen é usado para aquecer a mistura, enquanto o tripé de ferro é usado para apoiar a tela de amianto que, por sua vez, absorve parte do calor. O balão de destilação recebe a mistura homogênea e o termômetro é usado para acompanhar a temperatura de aquecimento. O Condensador, por sua vez, é usado para realizar a condensação do componente que apresenta o menor ponto de ebulição da mistura, e o suporte universal com garra é usado para firmar o balão de destilação e o condensador. Por fim, o Erlenmeyer é usado para recolher o material condensado no condensador.

Destilação fracionada

A destilação fracionada, por sua vez, é um método de separação usado para separar componentes líquidos que estão dissolvidos em outros líquidos. Ambas as substâncias, durante o processo, passam para o estado gasoso, sendo que a separação acontece devido a densidade diferente entre as duas substâncias no estado gasoso. Confira abaixo, na imagem, os aparelhos usados para a destilação fracionada.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Nesse equipamento, o que muda é a coluna de fracionamento, que é responsável por separar os vapores das diferentes substâncias.

Referências

Química para ensino médio – EF Mortimer, AH Machado

Por Natália Petrin
Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Destilação simples e fracionada. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/destilacao-simples-e-fracionada. Acesso em: 25 de November de 2020.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM] Analise cada uma das misturas fornecidas abaixo:
I. água e cloreto de sódio (mistura homogênea).
II. água e carvão ativo
III. água e éter (o éter é imiscível em água).
IV. água e acetona (a acetona é miscível em água).
Qual dos componentes fornecidos acima pode ser separado pela destilação simples?
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) n.d.a.

02. [UEPB] Na natureza, dificilmente, encontram-se substâncias puras. Geralmente, encontram-se misturas constituídas de uma substância principal e impurezas. Na separação dessas misturas, empregam-se métodos de análises imediatas que se aplicam conforme o tipo de mistura. Assinale a alternativa que indica qual é a forma utilizada para a separação dos componentes do ar.
a) Dissolução fracionada.
b) Destilação simples.
c) Ventilação.
d) Fusão fracionada.
e) Liquefação e destilação fracionada.

01. [A]
02. [E]

Compartilhe

TOPO