Álcoois

Os álcoois são elementos químicos, compostos orgânicos, que estão presentes na produção de inúmeros produtos usados no dia a dia.

A organização dos elementos químicos é feita com base em alguns critérios, que foram estabelecidos com o passar do tempo. Os estudos a respeito da organização da tabela periódica tiveram início no ano de 1869 por Dimitri Mendeleev, que organizou os elementos a partir da massa de seus átomos, e notou que algumas propriedades acabavam se repetindo diversas vezes, sendo, portanto, uma variável periódica. Nessa tabela, foram separados os elementos em metais, não metais e gases nobres.

Dentre os elementos químicos estudados, estão os álcoois, que são compostos orgânicos caracterizados pelo grupo hidroxila (- OH) ligado a um carbono saturado de uma cadeia carbônica. Normalmente esse grupo funcional é representado por R – OH, onde R representa um grupo alquila. É justamente a posição da hidroxila que irá determinar a classificação dos álcoois. Confira:

Classificação dos Álcoois

Somente os álcoois primários e saturados de cadeia normal, que possuem até 11 carbonos são líquidos incolores, sendo que o restante se apresenta na forma sólida. Quando de até três carbonos, os álcoois apresentam um aroma agradável, mas quando a cadeia carbônica começa a aumentar, o líquido passa a se tornar mais viscoso, e acima dos 11 carbonos tornam-se sólidos inodoros, com semelhança com a parafina.

Os álcoois são muito reativos em decorrência da presença da hidroxila, e possuem caráter ácido, reagindo, portanto, com metais, metais alcalinos, cloretos de ácidos e anidridos.

Álcoois primários

São aqueles que possuem a hidroxila ligada a um carbono na extremidade da cadeia, tendo um grupo característico – CH2OH.

Álcoois secundários

São aqueles que possuem a hidroxila conectada ao carbono secundário na cadeia. O grupo característico é – CHOH.

Álcoois terciários

São os que apresentam a hidroxila ligada a um carbono terciário, sendo o grupo – COH.

Principais álcoois

Os principais álcoois conhecidos são o etanol, glicerol e metanol. O etanol, também conhecido como álcool etílico, é aquele usado como um solvente durante a produção de bebidas alcoólicas, ou ainda na preparação de produtos como ácido acético, éter, tintas e perfumes, sendo usado ainda como combustível para automóveis. O glicerol, por sua vez, é um líquido xaroporoso, adocicado e incolor, obtido por meio de uma reação que origina sabão (saponificação) a partir dos ésteres que constituem óleos e gorduras. Pode ser usado para a fabricação de cosméticos e tinta, ou ainda no preparo de nitroglicerina, um conhecido explosivo. Por fim, o metanol, é produzido em escala industrial a partir de água e carvão. Pode ser usado como solvente em diversas reações, além de servir como matéria-prima para polímeros.

Referências

Fundamentos da Química – Ricardo Feltre

Por Natália Petrin
Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Álcoois. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/alcoois. Acesso em: 27 de July de 2021.

Teste seu conhecimento

01. [MACKENZIE] Sobre o etanol, cuja fórmula estrutural é H3C ─ CH2 ─ OH, identifique a alternativa incorreta:

a)      Apresenta cadeia carbônica saturada.

b)      É uma base inorgânica.

c)      É solúvel em água.

d)     É um monoálcool.

e)      Apresenta cadeia carbônica homogênea.

 

02. [Fatec-SP] “Trem descarrila, derrama produtos químicos e deixa cidade sem água.”

Thiago Guimarães da Agência Folha, em Belo Horizonte.

Acidente envolvendo trem da Ferrovia Centro-Atlântica que transportava produtos químicos de Camaçari (BA) a Paulínia (SP) causou, na madrugada desta terça-feira, em Uberaba (472 km de Belo Horizonte), explosão, incêndio e derramamento de substâncias tóxicas no córrego Congonhas, afluente do único rio que abastece a cidade mineira.O fornecimento de água foi cortado por tempo indeterminado na cidade, de 260 mil habitantes. A composição tinha três locomotivas e 33 vagões. Dos 18 vagões que tombaram, oito transportavam 381 toneladas de metanol; cinco, 245 toneladas de octanol; dois, 94 toneladas de isobutanol, e três, 147 toneladas de cloreto de potássio.

        (“Folha Online”, 10/6/2003 – 22h22)

Com relação às substâncias mencionadas no texto acima, são feitas as seguintes afirmações:

I. Todas são substâncias pouco solúveis em água.

II. O metanol é extremamente tóxico e sua ingestão pode causar cegueira e até morte.

III. No cloreto de potássio, os átomos se unem por ligações iônicas.

IV. Dentre os álcoois, o que apresenta menor ponto de ebulição é o octanol.

V. Isobutanol é um álcool secundário presente em todas as bebidas alcoólicas.

Dessas afirmações, apenas:

a) I e II são corretas.

b) II e III são corretas.

c) III e IV são corretas.

d) III, IV e V são corretas.

e) I, III e V são corretas.

01. [B]

02. [B]

Compartilhe

TOPO