Zeugma

Zeugma é uma figura de linguagem, mais especificamente do tipo sintaxe, interferindo na construção de orações de forma direta.

A zeugma é uma figura de linguagem que combina outras duas categorias: a figura de sintaxe ou ainda a de construção. Isso se deve ao fato de a zeugma interferir diretamente na construção sintática das orações.

Seu uso é fundamental para a construção de um texto coeso e coerente. Desse modo, ela altera a construção sintática com o intuito de proporcionar uma melhor comunicação entre locutor e interlocutor.

O uso da zeugma se dá com o objetivo de omitir termos que sejam demasiadamente repetitivos na oração. Considerados desnecessários, os termos sofrem alteração, mexendo diretamente na construção sintática do período.

Assim, verbo e/ou substantivo sofrem alterações, a fim de evitar que a repetição seja demasiada e torne a leitura cansativa. A zeugma, portanto, evita uma comunicação arrastada.

Por isso seu principal objetivo é tornar a comunicação fluída, bem como a legibilidade de um texto mais condizente. Ao ser feito uso da zeugma, a vírgula torna-se imprescindível para uma boa comunicação; pausada e eficiente.

A zeugma é um recurso estilístico, sendo muito utilizada em diálogos do cotidiano, textos em prosa formal e adotada em poesias.

zeugma
(Imagem: Reprodução)

Diferenças entre zeugma e elipse

Apesar das inúmeras confusões entre as duas figuras de linguagem, elas apresentam significativas diferenças. Para os especialistas, a zeugma, na realidade, é um tipo de elipse.

Afinal, assim como a elipse, ela se caracteriza por omitir termos da oração, a fim de proporcionar maior fluidez na comunicação. Entretanto, o ponto de diferença está no fato de que a elipse são termos utilizados no discurso que não foram mencionados anteriormente, mas de fácil identificação pelo receptor.

A zeugma, no entanto, aponta os termos já mencionados anteriormente pelo discurso. No exemplo a seguir, as definições ficam mais claras:

  1. Estávamos ansiosos para o primeiro beijo. (Omissão do pronome “nós” na conjugação verbal);
  2. Manoel comprou um pacote de pipocas, eu uma. (Sem necessidade de expressar mais uma vez a referência a pacote de pipocas);

Assim, na primeira oração temos uma elipse, dada a identificação de imediata do termo omitido. Na segunda, temos a omissão de um termo que já fora exposto.

Características da zeugma

A zeugma, apesar das similaridades com a elipse, apresenta características próprias e pontuais. Entre elas, podemos destacar:

  • Propõe maior fluidez ao discurso;
  • Melhora legibilidade;
  • Impede repetição desnecessária de termos;
  • Sintetiza a comunicação;
  • Facilita o entendimento;

Exemplos

  • Pegue essa caixa que eu pego a outra. (“a outra” sendo a referência ao termo caixa, a fim de impedir repetições desnecessárias);
  • Comprei duas camisas, e ele uma.
  • Meus pais adoram ir para o campo, eu também.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Exercícios resolvidos

1. [FEI]

Assinalar a alternativa correta, com relação às figuras de linguagem, presentes nos fragmentos a seguir:

I. “Não te esqueças daquele amor ardente que já nos olhos meus tão puro viste.”
II. “A moral legisla para o homem; o direito, para o cidadão.”
III. “A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores porém, discordavam.”
IV. “Isaac a vinte passos, divisando a vulto de um, para, ergue a mão em viseira, firma os olhos.”

a) anacoluto, hipérbato, hipálage, pleonasmo
b) hipérbato, zeugma, silepse, assíndeto
c) anáfora, polissíndeto, elipse, hipérbato
d) pleonasmo, anacoluto, catacrese, eufemismo
e) hipálage, silepse, polissíndeto, zeugma

Resposta: B

2. [VUNESP]

Na frase: “O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô”, encontramos a figura de linguagem chamada:

a) silepse de pessoa
b) elipse
c) anacoluto
d) hipérbole
e) silepse de número

Resposta: E

Compartilhe nas redes sociais

TOPO