Verbos Auxiliares

Os verbos auxiliares são aqueles que têm como função a marcação do tempo, do modo, do número e da pessoa daquela forma verbal.

Quando falamos em verbos, estamos nos referindo à classe de palavras que são usadas para indicar acontecimentos que estão representados no tempo, como por exemplo uma ação, podendo flexionar em tempo, modo, pessoa, número, aspecto e voz.

Publicidade

São justamente suas flexões, e não os seus significados, que caracterizam os verbos. Palavras como nascimento e corrida, por exemplo, têm conteúdos bastante semelhantes, mas não apresentam as mesmas possibilidades de flexão que os verbos.

Os verbos apresentam radical, que é a sua parte invariável, usada para expressar o significado essencial deste; o tema, que é o radical que é seguido da vogal temática e indica a conjugação a que pertence o verbo; a desinência modo-temporal, que como o nome sugere, designa o tempo e o modo do verbo e, por fim, temos a desinência número-pessoal, que designa a pessoa do discurso, além do número (se é singular ou plural).

O que são os verbos auxiliares?

Imagem: Reprodução

Existem casos em que se torna inviável expressar-se por meio de formas simples de um verbo, e é para isso que existem os tempos compostos. A estrutura fica:

Verbo auxiliar + forma nominal do verbo.

Como exemplo, podemos citar: “Estava andando pelo centro hoje”.

Os verbos auxiliares têm como função marcar o tempo, o modo, o número e a pessoa daquela forma verbal, enquanto os verbos principais carregam a maior carga semântica da forma verbal composta. Confira o exemplo: Tinha estudado, tínhamos estudado, terão estudado.

Publicidade

A classificação dos verbos auxiliares pode ser feita como verbos auxiliares modais e verbos auxiliares aspectuais.

Os verbos auxiliares modais, são aqueles que expressam como o locutor enxerga a ação verbal, formando, junto com o verbo principal, uma locução verbal. São verbos auxiliares modais, entre outros, precisar, crer, saber, ter, poder, dever, etc.

Como exemplo, podemos citar “Mariana pode andar pelo centro amanhã”, onde o locutor pode, com auxílio destes, expressar desejo, certeza, dúvida, entre outros.

Publicidade

Os verbos auxiliares aspectuais, por sua vez, são os que acrescentam noção de aspecto, dando a noção de como a ação ocorreu. São verbos auxiliares aspectuais, entre outros, estar, continuar, começar, pôr, entre outros.

Por exemplo, “Eles começaram a fazer perguntas sobre a aula”. O locutor pode, com auxílio destes verbos, trazer uma nova informação semântica.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Verbos Auxiliares. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/verbos-auxiliares. Acesso em: 25 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM] Consultando as frases abaixo, escreva (C) para as afirmativas corretas e (E) para as erradas. Após, assinale a opção que possui a sequência correta.

Estou lendo o jornal de hoje.

Ninguém poderá sair antes do término da sessão.

Marta veio correndo me abraçar.

Meu cãozinho é amado por todos da família.

Vamos viajar nestas férias.

 

( ) O verbo “estou” é o auxiliar e está no Pretérito Perfeito do Modo Indicativo.

( ) O verbo “correndo” é o principal e está no particípio.

( ) O verbo “poderá” é o principal e está no Futuro do Presente do Modo Indicativo.

( ) O verbo “amado” é o principal e está no particípio.

( ) O verbo “lendo” é o principal e está no gerúndio.

02. [ENEM] Complete as lacunas com os verbos auxiliares nos tempos pedidos entre parênteses.

Agora, marque a alternativa que possui a sequência correta.

  1. Paula _____________ correndo e caiu. (estar – Pretérito Imperfeito).
  2. Se você _____________ lendo, agradeça ao seu professor. (estar – Presente).
  3. Eu ____________ viajado se não estivesse doente. (ter – Futuro do Pretérito).
  4. Ontem as estrelas ____________ brilhar como nunca. (parecer – Pretérito Imperfeito).
  5. Eles _____________ treinando muito para as Olimpíadas. (estar – Presente).

a) Estava – está – teria – pareciam – estão.

b) Estava – está – teria – pareciam – estavam.

c) Estava – está – terá – pareceriam – estão.

d) Estava – estivesse – teria – parecerão – estão.

e) Estaria – esteve – terá – pareciam – estarão.

01. [E]

02. [A]

Compartilhe

TOPO