Texto injuntivo

O texto injuntivo é também chamado de texto institucional, e está caracterizado pela explicação de um método que concretiza um procedimento.

O texto injuntivo é o conhecido texto institucional. Ele é caracterizado por ser uma explicação, ou até mesmo um método, que exemplifica uma dada ação.

Publicidade

Por meio disso, ele indica os passos a serem seguidos para concluir um específico procedimento; auxilia a criar algo. O texto injuntivo pode ser um manual de instruções, editais de concurso, bula de remédio ou até mesmo uma simples receita de bolo.

Assim, o texto injuntivo tem como função a transmissão e a orientação ao leitor para compreender informações simples. Num passo a passo orientado, o texto institucional tem, ainda, a capacidade de envolvimento do leitor, convencendo-o por meio de argumentos.

Com essa explicitação, é possível perceber a similaridade entre os textos injuntivos. Eles possuem a intenção de incitar o destinatário, controlando as ações e o comportamento a ser seguido.

Fornecendo instruções, e indicando os caminhos necessários, a realização do trabalho, ou do caminho desejado, será seguido conforme orientação.

texto injuntivo
(Imagem: Reprodução)

Características do texto injuntivo

O texto injuntivo tem uma linguagem nada rebuscada e bastante simples. Dessa forma, é possível citar como pontos característicos deste gênero textual:

  • Linguagem objetiva e simples;
  • Geralmente organizada em tópicos;
  • Busca uma maior legibilidade do leitor;
  • Utilização dos verbos no imperativo como grande marca desse tipo de texto;
  • Buscar indicar uma “ordem”, de modo a instruir o leitor;

Por exemplo, é possível perceber sempre um “misture os ingredientes”, na receita de bolo. Já na bula, “tome duas pílulas”. Ou ainda no manual de instruções: “encaixe a televisão no suporte”.

Publicidade

Textos injuntivos e prescritivos

Há um grande debate acerca da divisão entre os textos prescritivos e as características do texto injuntivo. Existem os defensores destas duas classes como uma só; pertencentes, assim, à mesma classificação.

Linguístas contrários, no entanto, separam ambos os gêneros textuais. Sendo assim, as definições seriam:

  • Texto injuntivo: capacidade de instrução, sem qualquer atitude coercitiva. Exemplo: manual de instruções ou receita;
  • Texto prescritivo: apresentam atitudes coercitivas. Exemplo: editais e contratos.

De qualquer forma, o básico para entender o texto injuntivo se julga a partir de sua estrutura de tópicos com instrução. A prescrição seria uma forma maior de delimitar uma linguagem.

Publicidade

Esta, por sinal, não abriria espaços para interpretações, e deverá, por consequência, ser obedecida coercitivamente. O que não ocorreria no injuntivo, uma vez que apresenta formas e jeitos de seguir.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Texto injuntivo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/texto-injuntivo. Acesso em: 25 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

[Estácio] Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta.

1) Narrar

2) Argumentar

3) Expor

4) Descrever

5) Prescrever

(    ) Ato próprio de textos em que há a presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com emprego abundante de verbos no modo imperativo.

(    ) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.

(    ) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.

(    ) Ato próprio de textos em que se retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.

(    ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.

a) 3, 5, 1, 2, 4

b) 5, 3, 1, 4, 2

c) 4, 2, 3, 1, 5

d) 5, 3, 4, 1, 2

e) 2, 3, 1, 4, 5

01. [B]

Compartilhe

TOPO