Texto Dissertativo

Texto no qual o autor opina sobre um tema, defendendo um ponto de vista próprio, utilizando argumentos lógicos e coerentes.

O texto dissertativo é o gênero textual mais comum utilizado nas propostas de redação. É caracterizado pela articulação de sequências argumentativas, defendendo um ponto de vista.

Publicidade

 

Estrutura do texto dissertativo

A estrutura do texto dissertativo é constituída de três partes essenciais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução

Também recebe a denominação de “Tese”. Durante a introdução, o autor deve expor a ideia central do texto, deixando claro qual o tema que será tratado e apresentando nesse momento, e as informações que serão desenvolvidas. É o momento de apresentar a “tese” ao leitor.

Desenvolvimento

Também chamada de “Antítese”. Nesse momento que será desenvolvida a argumentação do autor baseada em dados, estatísticas e fatos. Durante o desenvolvimento do texto, é que o autor deve defender sua “tese” (ideia central) sobre  o tema discutido.

Conclusão

A finalização do texto, o momento do fechamento das ideias desenvolvidas e de apresentar uma nova ideia. Dessa forma, a conclusão também recebe o nome “nova tese”.

 

Publicidade

Tipos de Dissertação

Existem dois tipos de dissertação: a argumentativa e a expositiva. No texto dissertativo argumentativo, o autor tenta convencer o leitor de sua tese. Para tal, faz uso da argumentação baseada em raciocínio lógico. O texto pode ser escrito na terceira pessoa do plural (objetivo) ou na primeira pessoa do singular (subjetivo). Já no texto dissertativo expositivo, as ideias, teorias, conceitos são expostos ao leitor sem necessariamente tentar convencê-lo de uma tese.

 

“Embora os termos argumentação e dissertação muitas vezes estejam empregados como sinônimos, cabe fazermos a seguinte distinção, sob a luz das noções de gêneros e tipos textuais: a argumentação é um tipo característico de arranjo linguístico que possibilita a expressão de um ponto de vista e que pode ser concretizado por meio de diversos textos, em função da necessidade da interação social: comentários opinativos, ensaio, crítica de cinema, carta de opinião, etc.; a dissertação é um tipo de texto predominantemente argumentativo, trata-se de um gênero textual, muito comum nas produções escolares e nos exames de vestibulares e do Enem.” (NICOLA, 2012, pg. 127).

Publicidade

 

Referências

NICOLA, J. Língua Literatura e Produção de Textos Vol 3. São Paulo: Scipione, 2012.

CAMPOS, E.; CARDOSO, P. M.; ANDRADE, S. L. Viva Português Vol. 1. São Paulo: Ática, 2008.

CAMPOS, E.; CARDOSO, P. M.; ANDRADE, S. L. Viva Português Vol. 2. São Paulo: Ática, 2010.

Carlos Ferreira
Por Carlos Ferreira

Formado em Ciências Econômicas e Jornalismo. Possui ampla experiência editorial e redacional em conteúdos jornalísticos com foco em mídias digitais.

Como referenciar este conteúdo

Ferreira, Carlos. Texto Dissertativo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/texto-dissertativo. Acesso em: 02 de May de 2024.

Compartilhe

TOPO