Texto didático

O texto didático é um tipo de gênero textual onde o objetivo é pedagógico, ou seja disposto de forma que todos cheguem à mesma conclusão.

O texto didático refere um gênero textual cujo objetivo principal é o fim pedagógico. Dessa forma, ele se apresenta de uma maneira em que todos os seus leitores chegarão a mesma conclusão.

Publicidade

É tido como texto utilitário, isso porque sua construção é feita baseada no conceito onde prima-se por uma linguagem de compreensão direta do leitor, a fim de entender aquele assunto base que é exposto.

texto didático
(Imagem: Reprodução)

Características do texto didático

O texto didático obedece fundamentais características. O objetivo principal é uma escrita simples, objetiva e que todo o leitor com breve conhecimento, segundo o nível do texto, possa compreender a mensagem com clareza.

Por isso, diz-se que é fundamental, principalmente, que o texto seja claro e coerentes às exposições apresentadas no seu conteúdo. Para alcançar tal objetivo, o texto deverá seguir algumas características, tais como:

  • Impessoalidade;
  • Linguagem adaptada e acessível de acordo com o nível de conhecimento prévio do leitor;
  • Escrita objetiva;
  • Abordagem que permite uma interpretação, uma conclusão e o mesmo fim para todos os que leem;
  • Utilizado com frequência nos programas de ensino, aprendizagem de um novo idioma, alfabetização e iniciação à educação;
  • Texto coeso, coerente e obediente às normas da sintaxe;
  • Adaptação de metáforas, construções textuais e abrandamento de termos para uma compreensão mais clara da mensagem exposta;

O que é e como é utilizado o texto didático?

O grande ponto do texto didático é a forma de disposição das informações. Esse gênero textual considera, sobretudo, os conhecimentos prévios ou falta deles do interlocutor.

Dessa maneira, o texto didático é elaborado pensando que o receptor não terá conhecimentos prévios sobre o dado assunto. Assim, o tema em foco será apresentado e ramificado seguindo o nível de compreensão de cada interlocutor e seu respectivo nível de conhecimento.

Na contramão, o mesmo ocorrerá caso o interlocutor possua conhecimento já obtido sobre o assunto. Nesse dado caso, a mensagem oriunda no texto será adaptada, segundo os níveis adquiridos de maneira prévia pelo interlocutor.

Publicidade

Fundamental ressaltar que um texto didático é escrito, jamais figurativo. Por isso, os termos precisam ser pontuais, de fácil compreensão e de leitura breve e ordenada.

O texto didático é comumente utilizado em livros de alfabetização, de inicialização na escola e demais livros didáticos utilizados em escolas.

Publicidade

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Texto didático. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/texto-didatico. Acesso em: 26 de April de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [ENEM]

Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos

A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.

Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.

Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.

DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado).

Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que

a) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.

b) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.

c) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.

d) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.

e) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.

Resposta: A

2. [ENEM]

Questão 106, Enem 2012. Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012
Questão 106, Enem 2012. Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012

A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a

a) assumir uma atitude reflexiva diante dos fenômenos naturais.

b) evitar o consumo excessivo de produtos reutilizáveis.

c) aderir à onda sustentável, evitando o consumo excessivo.

d) abraçar a campanha, desenvolvendo projetos sustentáveis.

e) consumir produtos de modo responsável e ecológico.

Resposta: E

Compartilhe

TOPO