Termos Acessórios da Oração

Os termos acessórios da oração são três diferentes elementos: o adjunto adnominal, adjunto verbal, aposto.

Segundo a gramática normativa, existem quatro (ou três) diferentes termos acessórios da oração. A dúvida corresponde a consideração ou não do vocativo com um termo acessório.

A discussão abrange diferentes visões do elemento dentro da relação. Enquanto uns exploram que o vocativo se porta como acessório, outros já acreditam na independência deste elemento dentro da oração.

No entanto, para viés de separações, a gramática tradicional traz três termos acessórios da oração. Contudo sempre trazendo como adendo o vocativo, caracterizando-o como um termo independente; jamais acessório.

Assim, os termos acessórios da oração abrangerão três diferentes tipos: o adjunto adnominal, o adjunto verbal e o vocativo.

termos acessórios da oração
(Imagem: Todo Estudo/Reprodução)

O que são termos acessórios da oração

Os termos acessórios da oração são definidos como os elementos que podem ser retirados de uma frase. Por meio dessa retirada, a estrutura sintática – e consequentemente seu sentido – tornam-se intactos.

Isso se deve ao fato de os termos acessórios da oração não serem indispensáveis. Utilizá-los em uma oração, no entanto, poderá ser fundamental para uma mensagem mais coerente ser transmitida.

A classificação dos termos acessórios da oração e exemplos

Os termos acessórios da oração se dividem em três: o adjunto adnominal, o adjunto verbal e o aposto. Cada um deles auxilia numa melhor apresentação das mensagens, apenas de serem dispensáveis da frase.

Adjunto Adnominal

Os adjuntos adnominais são os elementos característicos que acompanham um dado substantivo. Podem ser um adjetivo, um artigo, um pronome adjetivo, um numeral adjetivo, uma locução adjetiva ou ainda um pronome adjetivo.

Exemplos:

  • Aquele carro vermelho é meu.
  • Você faz exercícios na academia da praça?
  • Nove pessoas diferentes vieram aqui procurar você.

Diferentemente do complemento nominal (ao qual sempre é confundido), o adjunto adnominal é sempre um termo acessório. Jamais necessário, ele apenas garante maiores informações acerca de um dado assunto.

Por outro lado, o complemento nominal é exigido na oração para dar sentido. Sendo obrigatório, ele será precedido de uma preposição, e está ligado a um substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio.

Adjunto Adverbial

O adjunto adverbial tem seu uso ligado para indicar uma dada circunstância. Ele transmite uma ideia relativa a tempo intensidade, modo, dúvida e etc.

Este termo acessório da oração pode ser utilizado no início, meio ou fim das frases. Existindo vários tipos de adjuntos adverbiais, eles podem ser referentes companhia, modo, afirmação, concessão e outros.

Exemplos

  • Amanhã irei pegar alguns documentos para o caso.
  • Vagarosamente, o homem abriu a porta.

Aposto

Por último, o aposto também se trata de um termo acessório da oração. Basicamente, este recurso é utilizado como forma de adição de informação a uma dada oração. Ele enumera, exemplifica, detalhe ou ainda ressalta.

Sempre estará entre vírgulas.

Exemplos

  • Sempre admirava a fala de Cláudia, a mais inteligente da sala.
  • Meus irmãos mais velhos, Anderson e José, são médicos.

Vocativo

Considerado um termo independente da oração, o vocativo se refere a um elemento que não está relacionado ao restante da oração. Ele serve com uma adição a uma dada oração, não estando inter-relacionado à mensagem.

Exemplos:

  • José, venha para casa!
  • Coma os legumes, Pedro!

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Teste seu conhecimento

01. [IBGP] Assinale a alternativa em que o trecho grifado traz uso de um adjunto adverbial de tempo:

a) “A proposta do Instituto Lado a Lado pela Vida, que coordena a ação (…)”

b) “Nas redes sociais, a campanha vai tratar da saúde integral do homem (…)”

c) “Com apoio do Senado Federal, o evento vai reunir profissionais de saúde (…)”

d) “Durante todo o mês de novembro, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata (…)

 

02. [FCC] O artesanato, uma das mais ricas expressões culturais de um povo, no Mato Grosso do Sul, evidencia crenças, hábitos, tradições e demais referências culturais do Estado.

No contexto, o trecho destacado veicula a ideia de:

a) explicação.

b) proporção.

c) concessão.

d) finalidade.

e) conclusão.

01. [D]

01. [A]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO