Substantivo Próprio

Os substantivos próprios abrangem classes de palavras que remetem ao específico, caracterizando-se pela letra maiúscula utilizada no início da palavra.

Os substantivos próprios fazem parte da classe de palavra mais utilizada na língua portuguesa, os substantivos. Sendo uma das classificações, os substantivos do tipo próprio apresentam maior facilidade de identificação que os comuns, por exemplo. Isso porque essa classificação se subdivide na designação de uma espécie. Ou seja, definindo países, nomes, planetas, oceanos, estados, continentes, cidades e outros mais. Para caracterizar essa classe, ela deve sempre estar grafada em letra maiúsculo, seja no início, meio ou fim de oração.

Antes, porém, de especificar os substantivos próprios, é necessário saber o que são os substantivos. Uma classe de palavras tão utilizadas no idioma, mas que, por vezes, acabam não tendo um conceito para identificação.

Lucia, Ricardo, Ana, Pedro, Beatriz: nomes de pessoas sempre serão substantivos próprios. (Imagem: Reprodução)

O que é substantivo?

O substantivo, resumidamente, remete a tudo aquilo que designa uma substância. Dessa forma, a própria palavra já é a essência em significado (não entrando em mérito do valor semântico da mesma). Sendo a própria matéria e essência de significante, essa classe refere-se a algo já substancial.

Na Gramática, um substantivo refere-se a qualquer palavra que nomeie algo ou alguma coisa que exista. Assim, a classe de palavras designa tudo o eu se vê, escuta, sente e ainda imagina-se. Dessa forma, qualquer palavra pode ser substantivada. Tendo apenas classificações diferentes, segundo:

  • Gênero (masculino e feminino);
  • Número (singular e plural);
  • Grau (aumentativo e diminutivo);

Mas é quanto ao elemento de designação que atentaremos na síntese em questão. Os substantivos podem ser próprios, comuns, concretos, abstratos, simples, composto, primitivo ou derivado. Para tanto, será direcionada atenção aos substantivos do tipo próprio.

Substantivos Próprios: o que é, exemplos e estudos

Os substantivos próprios, portanto, especificam uma espécie ou um grupo que tenham designação específica. Para estes casos, o substantivo próprio irá se referir a algo único e sem variações. Por meio disso, eles poderão especificar:

Nomes de pessoas

Nomes são indicados como substantivos próprios. Assim como o sobrenome, eles serão grafados com letras maiúsculas, não importando a posição que ocupam na frase.

Exemplo: Todos os amigos estavam reunidos: João Marcelo, Beto da Silva e Arnaldo Souza.

Nomes de entidades

Desde órgãos públicos à organizações variadas. Nomes que especifiquem uma determinada instituição serão definidos como substantivos próprios. Estas instituições podem abranger entidades desportivas, sociais, culturais, públicas ou ainda privadas.

Exemplo: O Ministério Público trabalha em constante parceria com o Ministério da Educação para melhoria do ensino.

Nomes referentes a cidade, estado e país

Seja o nome de um pequeno município no interior de um pequeno estado em um grande país. Não importa, para indicar uma região geográfica, deve-se indicar com letra maiúscula, caracterizando um substantivo próprio.

Exemplo: A cidade de Anta Gorda ficava no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil.

Nomes de continentes, oceanos e planetas

Ao nominar continentes, oceanos e planetas fala-se exclusivamente deles. Não há variação para estes, indicando, assim, que tratam-se de substantivos próprios.

Exemplo: A Terra possui cinco continentes e três oceanos, entre eles destacam-se a Antártida e o Atlântico, respectivamente.

Antroponímia e Toponímia

A Onomástica é um estudo sobre substantivos próprios surgida no século XIX. Palavra oriunda do grego, que significa “ato/efeito de nomear”. Este estudo abrange a pesquisa sobre os substantivos de caráter próprio, sua origem e classificações. Suas vertentes são:

  • Antroponímia: estuda denominações de nomes e sobrenomes.
  • Toponímia: estuda denominações que abrangem localizações geográficas estabelecidas.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Por Mateus Bunde
Teste seu conhecimento

01. [UM-SP] Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos substantivos, e assinale a alternativa correta.

1) padre

2) seminário

3) Dias

4) Ano

( ) próprio

( ) coletivo

( ) derivado

( ) comum

a) 3, 4, 2, 1

b) 1,2, 4, 3

c) 1, 3, 4, 2

d) 3, 2, 1, 4

e) 2, 4, 3, 1

 

02. [ITA] Indique a frase correta:

a) Mariazinha e Rita são duas leva-e-trazes.
b) Os filhos de Clotilde são dois espalhas-brasas.
c) O ladrão forçou a porta com pés-de-cabra.
d) Godofredo almoçou duas couves-flor.
e) Alfredo e Radagásio são dois gentil-homens.

01. [A]

02. [C]

Compartilhe nas redes sociais
Discussão

TOPO