Siglas

As siglas são usadas para diminuir expressões maiores, objetivando praticidade em sua reprodução oral ou escrita.

Bastante presentes no cotidiano, as siglas são abreviaturas para reduzir as palavras havendo mais agilidade na fala e na escrita. Chamamos de sigla o conjunto composto pelas letras iniciais dos vocábulos, normalmente os principais, que formam o nome de um tratado, programa, doença, instituição, organização, entre outros. Para que as siglas sejam usadas é preciso seguir alguns critérios básicos. Para começar, é preciso saber que a citação de uma sigla deve seguir somente àquelas que já existem ou são consagradas, escrevendo-as deforma precisa e completa, sempre seguindo a convenção. Por exemplo, ECT, e não EBCT para Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Publicidade

Imagem: Reprodução

Além disso, ao mencionarmos pela primeira vez uma sigla em um texto, devemos escrever antes a forma por extenso e colocar a sigla separada por hífen, ou ainda por parênteses. Por exemplo, “A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)…”, ou ainda “A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT…”. Outro fato importante a ser observado, é que não se deve colocar pontos intermediários ou ao final das siglas, e quando com até três letras são escritas com todas as letras maiúsculas. Por exemplo a sigla da Organização das Nações Unidas – ONU -. Quando com quatro ou mais letras, deve-se escrever todas com letras maiúsculas quando cada uma das letras é pronunciada separadamente, como em Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e somente com a inicial maiúscula quando formam uma palavra pronunciável, como em Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Quando possuem origem estrangeira, devemos adotar as siglas e o seu nome em português sempre que houver uma forma traduzida, ainda que não o nome por extenso não corresponda perfeitamente à sigla, como em Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Adiciona-se sempre a letra minúscula “s” após a sigla para indicar o plural, mas somente quando a concordância gramatical pedir, como em “O trabalho das ONGs vem repercutindo cada vez mais na sociedade”.

Para saber qual é o gênero de uma sigla, observe sempre a primeira palavra. Por exemplo, BNDES remete ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Como se trata de “o banco”, sabemos que o gênero da sigla é masculino. O fato, entretanto, de se usar “o” ou “a” para referir-se ao gênero, pode ser baseado na ideia implícita na sigla quando a primeira palavra estiver no plural. Por exemplo, falamos para Centrais de Abastecimento S.A., “o Ceasa”, ainda que se trate das centrais. Isso porque a ideia subentendida às “centrais de abastecimento” é de “armazéns”, ou seja, “o armazém”, portanto, “o Ceasa”.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Siglas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/siglas. Acesso em: 19 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. Qual a finalidade do emprego da sigla?

02. Gripe

A gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano. Esse vírus apresenta diferentes tipos e subtipos que produzem a chamada gripe ou influenza sazonal. A gripe tem início súbito e, na maior parte dos casos, tem cura espontânea, entre sete e dez dias. Em algumas situações, podem ocorrer complicações como pneumonia e insuficiência respiratória, configurando um quadro denominado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Essas complicações são mais comuns em grupos mais vulneráveis, como as pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes e portadores de doenças crônicas.

[…]

Disponível em: http://www.saude.pr.gov.br. Acesso em: 09/07/16. 

 

a) Identifique a sigla presente no texto. O que ela significa?

 

b) Qual é o gênero da sigla?

 

01. [Siglas têm como função facilitar a pronúncia e a escrita de nomes extensos]

02. a) [SRAG, significa Síndrome Respiratória Aguda Grave

b) feminina, pois refere-se à síndrome, palavra feminina]

Compartilhe

TOPO