Resumo

Resumo é um gênero textual que pode ajudar muito aos estudantes na hora de memorizar conteúdos para provas e vestibulares.

Imagem: Reprodução

Na língua portuguesa existem diversos gêneros textuais, dentre eles encontramos os resumos. Estes, exigem habilidades do escritor, como a síntese e a objetividade. O texto denominado resumo é usado para apresentar pontos essenciais, assim como fatos ou ideias principais que foram desenvolvidos no texto, mas expostos de forma abreviada. É importante, entretanto, sempre apresentar as ideias em seu resumo na mesma ordem que aparecem no texto que está sendo resumido.

Ao elaborar um resumo, antes de mais nada, é necessário realizar uma leitura inicial do texto, com bastante atenção ao conteúdo, ainda sem dar atenção à separação do que é mais importante. Em sua segunda leitura, entretanto, passe a sublinhar as palavras que usará como base para seu resumo, selecionando-as sempre focando na importância que têm no contexto textual. Em seguida, selecione os fatos mais importantes e suprima as ideias e fatos secundários, ajudando no estilo do texto, evitando repetições e redundâncias, além de remover citações e exemplos, desnecessários nesse gênero textual.

Depois disso, o próximo passo é substituir as frases por algumas mais sucintas, resumindo as ideias em frases menores, mantendo sempre a linha principal do texto e usando da coesão e da coerência, assim como a linguagem clara. Evite fazer uso de frases originais do autor, e não exprima opiniões pessoais. É importante, também, caso haja discurso direto, transformá-lo em indireto de forma sucinta, para realmente resumir as ideias apresentadas por quem está falando no texto. Normalmente, um resumo acaba por diminuir aproximadamente 2/3 do texto em sua extensão original, ou ainda na quantidade de palavras usadas. Ao fim, lembre-se sempre de ler o seu resumo como um todo, checando se ficou com o mesmo sentido do texto resumido e se há coerência e coesão no decorrer de seu desenvolvimento.

Mas para quê servem os resumos?

Os resumos são bastante úteis para estudar, principalmente, quando temos materiais bastante extensos de uma determinada disciplina que cairá em uma prova, por exemplo. São relativamente fáceis de fazer, principalmente por meio da prática, e ajuda muito na memorização de informações, assim como na seleção de fatores mais importantes a serem estudados. Sintetizar textos pode ajudar muito na hora de manter sua atenção aos fatos mais importantes, assim como aos pontos chave dos textos que estão sendo lidos e estudados.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Por Natália Petrin
Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Resumo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/resumo. Acesso em: 07 de August de 2020.

Compartilhe

TOPO