Quando usar haja e aja?

Haja e aja são duas palavras existentes na língua portuguesa, porém com aplicações completamente distintas.

Os mistérios da língua portuguesa – que não são tão misteriosos assim – causam muitos questionamentos entre estudantes, além de adultos. Um dos questionamentos mais comuns, dentre tantos, refere-se ao uso de aja e haja. Para resolver esta questão, este artigo tratará do uso de cada um deles para que você compreenda melhor sua aplicação.

Publicidade

Quando usar aja?

Aja, escrito sem o H na frente, refere-se à flexão do verbo “agir”, quando conjugado na primeira ou na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo, ou do imperativo afirmativo. Essa palavra pode ser substituída por “atuar” ou ainda “proceder”. Confira os exemplos abaixo para melhor compreensão:

“Aja de maneira ética”. Nesse caso, Aja, de agir, poderia ser trocado por “Proceda de maneira ética”.
“É melhor que você aja com naturalidade”. Nessa frase, por sua vez, você poderia substituir por “É melhor que você atue / proceda com naturalidade”.

Deu para entender? Vamos para o próximo passo.

Quando usar haja?

Haja, por sua vez, com a grafia usando o H no começo da palavra, trata-se da flexão do verbo haver na primeira e na segunda pessoa do singular do presente subjuntivo, ou do imperativo afirmativo ou negativo. Nesse caso, pode ser substituída por “acontecer”, “existir”, “ocorrer” e “ter”. Confira as frases abaixo:

“Haja o que houver, estaremos sempre juntos”, nesse caso podemos substituir por “Ocorra / aconteça o que houver, estaremos sempre juntos”.

Haja Paciência ou Aja Paciência?

Uma expressão bastante usada comumente diz respeito à paciência. O certo, considerando o que acabamos de aprender acima, é “Haja paciência”, com H, já que podemos substituir por “Tenha paciência”.

Publicidade

Outra expressão comum é “haja vista”, que escrito com h, não varia, permanecendo sempre no feminino. Um exemplo da aplicação, é: “Devemos manter a cabeça erguida, haja vista tantos problemas que já foram superados”.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Quando usar haja e aja?. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/quando-usar-haja-e-aja. Acesso em: 24 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

01. Preencha o pontilhado com aja ou haja:

………. com dignidade.

Haja o que houver, …….. com naturalidade, para que não ….. nenhuma diferença.

Ele espera que você …. com respeito.


02.
A frase em que a concordância nominal está INCORRETA é:

a) Bastantes feriados prejudicam, certamente, a economia de um país.

b) Seguem anexo ao processo os documentos comprobatórios da fraude.

c) Eles eram tais qual o chefe nas tomadas de decisão.

d) Haja vista as muitas falhas cometidas, não conseguiu a promoção.

e) Elas próprias resolveram, enfim, o impasse sobre o rumo da empresa.

 

01. [Haja, aja, haja, aja]

02. [B]

Compartilhe

TOPO