Pronomes Substantivos

Os pronomes substantivos são usados para referir-se a um determinado substantivo em uma oração, objetivando tornar o conteúdo menos repetitivo.

Existem classes gramaticais dentre as diversas da língua portuguesa que são dotadas de certa complexidade, como por exemplo os pronomes. Estes são usados como uma forma de substituir ou acompanhar o substantivo. São, entretanto, constituídos de algumas particularidades, como suas subclassificações. Os pronomes podem ser adjetivos e substantivos. Os pronomes adjetivos são os que acompanham os substantivos, como no exemplo a seguir: “Meu amigo é um companheiro de todas as horas, mas parece que o seu não é”. Seu entra para substituir amigo na frase, evitando que fique repetitivo.

Publicidade

Pronomes substantivos são aqueles usados para substituir os substantivos em uma frase de forma a tornar o conteúdo menos repetitivo. Os substantivos são usados para substituir palavras e, assim como elas, variam em gênero, podendo ser masculino e feminino, número, podendo ser no singular e no plural, e em pessoa, podendo ser 1ª, 2ª ou 3ª pessoa no discurso. Eles, portanto, acabam por desempenhar a função dos substantivos na oração.

Confira abaixo alguns exemplos da aplicação de pronomes substantivos:

“Andressa foi até a cozinha preparar o jantar, mas ela ainda não sabia o que faria”. Nesse caso, “ela” é o pronome substantivo que substitui o substantivo próprio Andressa.

“Ana, Júlio e Bárbara são irmãos”, “Eles são irmãos”. “Eles” é o pronome substantivo usado na oração para substituir os substantivos próprios Ana, Júlio e Bárbara.

“A professora diferenciava algumas meninas das outras”. Nesse caso, por sua vez, “outras” é o pronome substantivo usado para substituir o pronome comum “meninas”.

Pronomes substantivos e pronomes adjetivos

Os pronomes adjetivos e substantivos se distinguem em sua essência. Os pronomes substantivos são usados para substituir os substantivos na frase, enquanto os adjetivos acompanham o substantivo e lhes atribuem características. Por exemplo, “Minha irmã fez um excelente jantar”. Nesse caso, o pronome adjetivo “minha” determina o substantivo comum “irmã”.

Publicidade

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Pronomes Substantivos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/pronomes-substantivos. Acesso em: 24 de July de 2024.

Teste seu conhecimento

01. “Toda pessoa deve responder pelos compromissos assumidos.” A palavra destacada é:

a) pronome adjetivo indefinido

b) pronome substantivo indefinido

c) pronome adjetivo demonstrativo

d) pronome substantivo demonstrativo

e) nenhuma das alternativas acima é correta

 

02. Classifique as palavras grifadas em pronome substantivo e pronome adjetivo:

a) Nós comeremos carne assada no almoço.

b) Ninguém sabe o que perguntar.

c) Essa blusa está muita bonita em você.

d) Alguém entrou no escritório.

e) Meu cachorro é manso.

01. [A]

02. [a) pronome substantivo

b) pronome substantivo

c) pronome adjetivo

d) pronome substantivo

e) pronome adjetivo]

Compartilhe

TOPO