Parágrafo

O parágrafo abrange a estruturação textual que aborda informações de um texto.

O parágrafo corresponde a uma importante estrutura do texto. Nele, estão contidas informações respectivas ao universo fechado daquela seção do texto/artigo.

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Caracterizado por um recuo em relação a margem do lado esquerdo do texto, o parágrafo abrange o in loco da informação. Assim, ele será um pequeno pedaço de uma grande estrutura textual.

Um texto, é fundamental lembrar, tem sua formação a partir da coesão e da coerência. Um texto coerente e coeso é um texto em que todos os parágrafos contidos apresentam, mesmo que brevemente, uma ligação entre si.

Inseridos nos parágrafos existem as frases, que compõem o texto, sendo adequados à semântica. Elas formarão a coesão existente dentro de cada parágrafo, a fim de proporcionar coerência ao leitor.

parágrafo
(Imagem: Reprodução)

O término de um parágrafo é delimitado pelo próprio escritor. A finalidade do emissor será passada com o intuito de construir uma nova ideia a partir de uma nova linha de raciocínio sustentada pela anterior.

É importante sempre deixar claro que a eficácia da transmissão da mensagem de um texto está interligada com a abordagem do tema. Ou seja, o discurso retratado deverá ter ideais adequadamente expostas, seja na organização semântica, seja na estrutura do texto.

As ideias apresentadas, assim, pelo locutor precisam estar organizadas semanticamente e estruturalmente, a fim de permitir uma melhor compreensão do interlocutor.

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Tipos de parágrafo

O parágrafo pode ter diferentes tipos, o que abrange características variáveis para tal. Haverá aquele ideal para um artigo, uma coluna, uma crônica e por em diante.

  • Curtos: são comumente vistos em textos de propaganda e publicidade ou ainda em contos infantis. São construídos com poucas palavras, sendo na propaganda o uso de frases de destaque.
  • Médios: são constantemente encontrados em jornais e revistas. Informativos, eles geralmente prendem a atenção do leitor por possuir mais conteúdo que o parágrafo curto e ser menos prolixo que o longo.
  • Longos: geralmente são utilizados em textos acadêmicos, como artigos, monografias, dissertações e teses. Sua característica é incorporar conceitos, exemplificar e definir pontos.
  • Descritivos: utiliza de adjetivos, orações coordenadas e verbos de ligação. A ideia é definitivamente, destrinchar algo ou alguém. Serve, por exemplo, em resenhas, reviews e avaliações.
  • Narrativos: são os parágrafos comuns em livros de história, a fim de utilizar verbos de ação para construir uma determinada situação. O discurso é direto, e travessão pode (e deve) ser utilizado para representar a fala de uma ou mais personagens.
  • Dissertativos: englobam uma ideia, e a proposta é conter argumentos com o intuito de debater com o interlocutor.

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Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Parágrafo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/paragrafo. Acesso em: 29 de March de 2024.

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01. [IFCE]

COMO PROCESSAR QUEM NÃO NOS REPRESENTA?

Não somos vândalos. E deveríamos ganhar flores. Cidadãos que respeitam as regras são diariamente maltratados por serviços públicos ineficientes. Como processar o prefeito e o governador se nossos impostos não se traduzem no respeito ao cidadão? Como processar um Congresso que se comporta de maneira vil, ao manter como deputado, em voto secreto, o presidiário Natan Donadon, condenado a 13 anos por roubo de dinheiro público?

Se posso ser multada (e devo ser) caso jogue no chão um papel de bala, por que não posso multar o prefeito quando a cidade não funciona? E por que não posso multar o governador, se o serviço público me provoca sentimentos de fúria e impotência? Como punir o vandalismo moral do Estado? Ah, pelo voto. Não, não é suficiente. Deveríamos dispor de instrumentos legais para processar quem abusa do poder contra os eleitores – e esse abuso transcende partidos e ideologias. […] (Texto retiradodo artigo de Ruth Aquino. Revista Época, 02/09/2103.)

a) Inúmeros questionamentos e dúvidas que demonstram a falta de informação da autora sobre o modo de punir o serviço público de má qualidade.

b) Questionamentos retóricos que refletem a indignação da autora diante dos desmandos de políticos e de instituições públicas contra os cidadãos que não têm como punir os que deviam representá-los.

c) A ideia de que o cidadão que não é vândalo tem que ser bem tratado pelos políticos e pelos servidores públicos.

d) A discussão de que é pelo voto que podemos punir os políticos e seus partidos pelo desrespeito imposto aos cidadãos.

e) A ideia de que abusos contra os cidadãos que não são eleitores ocorrem todos os dias e devem ser punidos.

 

02. [CESGRANRIO] A vírgula pode ser retirada sem prejuízo para o significado e mantendo a norma-padrão na seguinte sentença:

a) Mário, vem falar comigo depois do expediente.

b) Amanhã, apresentaremos a proposta de trabalho.

c) Telefonei para o Tavares, meu antigo chefe.

d) Encomendei canetas, blocos e crachás para a reunião.

e) Entrou na sala, cumprimentou a todos e iniciou o discurso.

01. [B]

02. [B]

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