Ditongo

Na língua portuguesa, aprendemos o que são os ditongos e como são classificados. Descubra abaixo o que são os ditongos e aprenda como identificar se são nasais ou orais e crescentes ou decrescentes.

No alfabeto usado por falantes da língua portuguesa, encontramos dois tipos de letras, as consoantes e as vogais. As vogais, são a, e, i, o, u, e o restante são as consoantes. Tendo conhecimento disso, avançamos nos estudos da gramática da língua portuguesa, onde encontramos diversas particularidades que devem ser compreendidas para a correta escrita. Uma dessas questões que devem ser abordadas no estudo da língua portuguesa, é o encontro vocálico. Chamamos por este nome o encontro de duas ou mais vogais em uma palavra, que podem ser categorizadas em três tipos: hiato, tritongo e ditongo.

Neste artigo, trabalharemos o ditongo, que é quando há a junção de dois sons vocálicos, ou seja, de duas vogais, na mesma sílaba. Por exemplo, a palavra saudade, quando dividida em sílabas, fica: sau-da-de, certo? Com isso, podemos perceber que as vogais a e u encontram-se na mesma sílaba. Outro exemplo, é a palavra beijo, que ao ser dividida em sílabas, fica: bei-jo, e na primeira sílaba, temos duas vogais juntas, e e i.

Tipos de ditongo

Os ditongos são tipos de encontros vocálicos, como vimos anteriormente, e podem ser classificados de duas formas distintas: ditongo crescente ou ditongo decrescente, e ditongo oral ou ditongo nasal, que serão retratados abaixo.

Ditongo crescente ou decrescente

Para classificarmos os ditongos como crescentes ou decrescentes, precisamos, antes de mais nada, saber fazer a distinção entre vogais e semivogais.

São classificadas como vogais, aquelas que estão sozinhas na sílaba. Quando junto com outra vogal, esta poderá ficar com uma evidência menor, ou, de certa forma, “escondida”. Nessa situação, por sua vez, classificamos como semivogais.
Por exemplo, na palavra apaixonado, temos um encontro vocálico ditongo na segunda sílaba, pai, que contém, portanto, duas vogais. A mais aberta, ou seja, a mais “forte” e em evidência, é a vogal a, deixando a vogal i sem tanta evidência. Nesse caso, portanto, a é a vogal, e i é a semivogal.

Tendo conhecimento a respeito desses conceitos, a compreensão da classificação em ditongo crescente ou decrescente passa a ser mais simples:

Ditongo crescente é quando há a junção, na mesma sílaba, de semivogal e vogal, nesta ordem. Por exemplo, na palavra quadrado, há a junção, na primeira sílaba, do u, que é a semivogal, com o a, que é a vogal, já que a está em maior evidência que u.
Ditongo decrescente é quando se junta, na mesma sílaba, vogal e semivogal, nesta ordem. Como exemplo, podemos citar a palavra noite, em que a letra o é a vogal, e i a semivogal, já que o está em maior evidência que i.

Ditongo oral ou nasal

Para compreender os conceitos de ditongo oral ou nasal, precisamos também aprender mais um pouco sobre as vogais. Existem vogais que são pronunciadas somente pela boca, que são chamadas de vogais orais, como a, é, ê, i, ó, ô, u, enquanto há aquelas que são pronunciadas também pelo nariz, que são as vogais nasais, como ã, por exemplo, na palavra são.
Ditongo oral é quando há, em uma mesma sílaba, a junção de duas vogais orais, como na palavra caixa, por exemplo, em que há a junção de a e i na primeira sílaba.

Ditongo nasal, por sua vez, é quando há a junção, na mesma sílaba, de duas vogais nasais, ou de uma vogal nasal e uma oral. Por exemplo, a palavra sabão tem, em sua segunda sílaba, a vogal nasal ã e a vogal oral o.

Referências

http://www.letras.ufrj.br/poslinguistica/revistalinguistica/wp-content/uploads/2011/11/04-O-ditongo-em-portugues4.pdf
Fundamentos de Gramática do Português, José Carlos de Azeredo

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [F. Caxias do Sul-RS] A alternativa em que, nas três palavras, há um ditongo decrescente é:

a) água, série, memória
b) coração, razão, paciência
c) joia, véu, área
d) balaio, veraneio, ciência
e) apoio, gratuito, fluido

02. [FASP] Indique a alternativa cuja sequência de vocábulos apresenta, na mesma ordem, o seguinte: ditongo, hiato, hiato, ditongo:

a) jamais, Deus, luar, dai
b) joias, fluir, jesuíta, fogaréu
d) ódio, saguão, leal, poeira
d) quais, fugiu, caiu, história
e) órgão, dia, açaí, rua

01. [E]
02. [B]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO