Quando e como usar o apud (citação de citação)

Como usar o apud é fundamental, mas ainda mais importante é saber quando utilizar o recurso e a citação de citação (direta ou indireta). Veja!

A forma de como usar o apud é um verdadeiro terror para todo o graduando em época de TCC. Afinal, aquela citação que encaixa perfeitamente foi dita por um outro autor, oriunda de um livro de pouco acesso.

Apesar disso está lá: adequada, coerente e condizente ao que a monografia precisa. Como fazer a citação de citação, então? Basicamente é nesses casos que o apud irá intervir, e auxiliar na melhor construção do artigo.

Apud significa “citado por, segundo, conforme”, e é uma expressão utilizada com o intuito de identificar a citação de citação. Dessa forma, os modos de como usar o apud vão de encontra a quando e de qual maneira se faz a citação de citação.

O recurso é utilizado em trabalhos acadêmicos, sejam artigos, monografias, dissertações ou teses. Assim, é a forma correta de fazer a citação de um autor citado por outro oriundo de uma obra póstera a relatada.

Ou seja, a forma de como usar o apud corretamente identifica que o estudante não teve acesso ao próprio autor. Sendo assim, aproveitará a citação de um outro autor, a fim de complementar o seu próprio trabalho.

como usar o apud
(Imagem: Reprodução)

Como usar o apud de forma correta em poucos passos

A expressão em latin não é obrigatória. O que se faz necessário é sempre delimitar que aquela obra citada apresentou dificuldades em ser acessada. A identificação pode vir através de expressões como “conforme”, “segundo” ou o preferido “citado por”.

Citações boas são a base de um bom trabalho acadêmico. Quando o projeto é embasado por citações pontuais de autores respeitados, as obras remetem maior credibilidade no meio acadêmico.

Mesmo que o apud (ou a própria citação da citação) não seja muito bem vista pela banca, uma vez que exige-se a leitura de um contexto mais abrangente do significado, vale sempre a citação da citação de modo a não cair em plágios.

Assim, a necessidade de usar apud se faz imprescindível, e da forma mais correta possível.

Aplicando como usar o apud

A forma de como usar o apud se faz, portanto, a partir das seguintes proposições:

  1. A expressão pode ser alocada antes ou depois da citação;
  2. Um apud pode remeter a transcrição direta ou indireta de uma obra de terceiros;
  3. As palavras podem ser apenas baseadas ou extraídas em totalidade da fala do autor;

As referências bibliográficas da citação da citação

A forma de como usar o apud é bastante simples, como visto. No entanto, é preciso ater-se no modo de referenciá-lo.

Ao identificar as referências bibliográficas é sempre fundamental incluir apenas as obras lidas. A obra que contenha a tal citação não pode ser inclusa. Com isso, apenas a citação da citação será integrada à seção das referências.

Referências

ABNT – Associação Brasileira de Normas e Técnicas

Mateus Bunde
Prof. Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Compartilhe nas redes sociais

TOPO