Alfabeto Grego

O alfabeto grego foi criado e passou por diversas evoluções, sendo usado como inspiração para outros alfabetos, alguns usados até os dias atuais.

Na atualidade, o alfabeto grego é composto por 24 letras, e estima-se que o sistema deles tenha sido instituído por volta de 750 a.C., e vem sendo usado há 2750 anos, aproximadamente. Ainda hoje o alfabeto grego é de suma importância, não apenas por ser a escrita de uma das mais importantes culturas da humanidade, mas também por ter sido difundida entre diversas regiões e servido como base para a criação de diversos outros alfabetos, como o cirílico, que é usado no registro da língua russa, e o georgiano, usado para a língua georgiana, entre outros. Além disso, as letras gregas são usadas ainda para a astronomia, matemática, química, entre outros elementos distintos da linguagem em si.

Publicidade

Estudiosos afirmam que essa escrita teve seu desenvolvimento partindo do alfabeto fenício, tendo a ordem e os nomes das letras derivados desse. Quando o alfabeto foi adaptado para o grego, entretanto, boa parte dos significados originais das letras do alfabeto fenício acabaram se perdendo.

O princípio

No início, existiram também algumas variantes do alfabeto grego, sendo duas delas as mais importantes. A calcídica, ocidental, e a Jônica, oriental. A ocidental foi a que deu origem ao alfabeto etrusco, e este, por sua vez, deu origem ao alfabeto latino.

No ano de 403 a.C., Atenas adotou a variante ocidental, e no princípio a escrita era da esquerda para a direita, e na linha seguinte da esquerda para a direita, começando a próxima sempre onde a anterior tinha sido concluída. Esse estilo ficou conhecido como bustrofédon.

Os gregos ainda faziam uso dos símbolos para representação de numerais, sendo as letras iota, delta, gama, eta, nu e mu usadas em várias combinações no sistema acrofônico. Em seguida, este sistema foi trocado por um mais simples, onde as letras viriam acompanhadas de um apóstrofe objetivando indicar seu emprego como valor numérico. As nove primeiras letras eram as unidades, e as nove seguintes as dezenas, enquanto as nove restantes simbolizavam as centenas, compondo, este sistema, ainda, as letras arcaicas.

O Alfabeto Grego

alfabeto grego
Imagem: Reprodução

Publicidade

Referências

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Alfabeto Grego. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/alfabeto-grego. Acesso em: 17 de May de 2024.

Compartilhe

TOPO