Paralelogramo

Paralelogramos são polígonos de quatro lados, podendo ser quadrados, losangos ou retângulos.

Paralelogramo é como chamamos o polígono que apresenta quatro lados. Seus segmentos paralelos possuem medidas iguais e, da mesma forma como os outros quadriláteros, possui a soma total dos ângulos internos igual a 360°. O paralelogramo possui duas diagonais que se cruzam em seu ponto médio, e os seus ângulos opostos possuem medidas iguais.

Classificação dos paralelogramos

Imagem: Reprodução

Os paralelogramos podem ser de alguns tipos: retângulo, quadrado e losango. O losango possui 4 lados iguais, e ângulos opostos iguais, sendo que dois deles são agudos, possuindo, portanto, medidas inferiores a 90°, e dois ângulos são obtusos, apresentando medidas superiores a 90°. Os lados são paralelos entre si; o retângulo, por sua vez, possui quatro ângulos iguais de 90°, e os lados paralelos opostos são iguais; o quadrado, mais simples de todos, possui os quatro lados com medidas iguais, e os quatro ângulos também iguais, medindo 90° cada um.

Como calcular a área e perímetro de um paralelogramo

Para realizar o cálculo do paralelogramo, é muito simples. Basta aplicar a fórmula A = b . h, sendo que A representa a área, b representa a base e h representa a altura. A altura é perpendicular à base.

O perímetro, por sua vez, é calculado pela expressão P = 2 ( a + b), sendo que P representa o perímetro, e a e b representam os comprimentos de dois lados. O perímetro nada mais é do que a soma de todos os lados da figura.

Relações entre os paralelogramos

Podemos concluir, com esse artigo, que todo paralelogramo é um quadrado, ou um losango, ou um retângulo, de forma que todos eles também são paralelogramos. É preciso frisar, entretanto, que nem todo paralelogramo é um quadrado, nem todo paralelogramo é um retângulo, e nem todo paralelogramo é um losango, mas com certeza será um dos três. Além disso, todo quadrado é, também, um losango, e um retângulo.

Referências

Matemática – Ciência e Aplicações – Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, David Degenszajn, Roberto Périgo, Nilze de Almeida

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. Encontre a área do paralelogramo de base 10 cm e altura 5 cm.

02. Calcule a área de um paralelogramo que possui base igual a 15 centímetros e altura igual a 25 centímetros.

01. [A=b.h
A=10.5
A=50 cm2]

02. [A = b·h

A = 15·25

A = 375 cm2]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO