Classificação dos triângulos

Os triângulos são essenciais para o estudo da trigonometria e da geometria, e podem ser classificados de acordo com seus ângulos ou lados.

Chamamos de triângulos os polígonos que são formados por três segmentos de retas que se cruzam duas a duas, formando três vértices, além de três lados e o mesmo número de ângulos. Importantes no que se refere à geometria, os triângulos permitem que a gente estabeleça algumas relações importantes para a geometria e para a trigonometria, como é o caso do Teorema de Pitágoras por exemplo.

Publicidade

Os triângulos podem ser classificados a partir da medida dos lados, podendo ser, basicamente, de seis tipos, que serão demonstrados a seguir.

Triângulo equilátero

Os triângulos equiláteros, classificados a partir das características das laterais, apresenta três lados que são exatamente do mesmo tamanho, ou seja, são congruentes.

Imagem: Reprodução

Triângulo isósceles

Também referente ao tamanho dos lados, a classificação do triângulo isósceles se dá por meio da presente característica: dois lados com a mesma medida, apresentando, portanto, dois, dos três, lados exatamente iguais.

Imagem: Reprodução

Triângulo Escaleno

Os triângulos escalenos, por sua vez, são os que apresentam cada um dos lados com uma medida diferente dos restantes, tendo, portanto, todos os seus lados com tamanhos diferentes.

Imagem: Reprodução

Triângulo acutângulo

Os triângulos podem, ainda, ser classificados a partir dos ângulos internos. O triângulo acutângulo é caracterizado pela presença de três ângulos internos, sendo que todos são menores do que 90° sendo, portanto, todos agudos.

Imagem: Reprodução

Triângulo obtusângulo

Os obtusângulos são aqueles triângulos que apresentam um dos seus ângulos internos com um valor maior do que 90°, sendo, portanto, um ângulo obtuso.

Publicidade

Imagem: Reprodução

Triângulo retângulo

Por fim, os triângulos retângulos, também caracterizados por meio de seus ângulos internos, apresentam um de seus ângulos reto, de forma que, como o nome já faz referência, de 90°.

Imagem: Reprodução

Publicidade

Referências

Matemática fundamental – uma nova abordagem – Giovanni, Giovanni Jr., Bonjorno.

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Classificação dos triângulos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/matematica/classificacao-dos-triangulos. Acesso em: 12 de August de 2022.

Compartilhe

TOPO