Romance e Novela

Romance e Novela são dois gêneros literários que são frequentemente confundidos.

Romance e Novela são dois gêneros literários bastante similares. Por diversas vezes confundidos, eles apresentam algumas diferenças significativas para definição do que é novela e do que é romance.

O romance, enquanto gênero literário, apresentada uma propriedade pessoal, por assim dizer. Além de mesclar inúmeros estilos literários, ele se caracteriza pela particularidade daquele que o produz.

Estando entre os gêneros literários mais presentes, o romance caracteriza-se, sobretudo, por sua pluralidade. As várias vozes retratadas  nas variações lingüísticas e na estilização das ambientalizações e dos próprios diálogos.

Por outro lado, a novela é um gênero literário muito mais complexo de se delimitar. Estando entre o conto e o romance, a novela apresenta características particulares e ainda muito obscuras.

De forma bastante limitada, a novela seria um conto maior e um romance menor. Ou seja, os espaços retratados, os personagens caracterizados e a história, como um todo, seria mais “compacta”.

Por esse motivo, diz-se que a principal diferença entre romance e novela está na profundidade de retratação. Enquanto o romance se aprofunda em tudo que cerne a história, a novela prefere a superfície.

romance e novela
(Imagem: Reprodução)

Romance e novela: conceito e diferenças

Uma introdução, com certeza, não sanaria todas as dúvidas. É preciso, principalmente, definir ambos os conceitos, bem como apresentar suas diferenças.

Dessa forma, conceituando, aprofundando e diferenciando, será possível chegar a um denominador comum que determina a diferença entre romance e novela.

Romance e sua definição

As características que compõe o gênero literário o tornam uma narrativa fluída, organizada e harmônica. O romance combina variados estilos para criar uma história linear e profunda.

Por meio disso, suas características serão fundamentais para a delimitação deste gênero. De forma resumida, o romance abrangeria os seguintes aspectos em sua composição:

  • Estilística caracterizada por diferentes gêneros literários;
  • Oralidade tradicional cotidiana;
  • Apropriação de variados gêneros narrativos;
  • Variação literária;
  • Aprofundamento do ambiente como espaço presente na obra;
  • Diálogos e discursos individualizados e próprios;

Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, é considerada como a precursora do gênero. Ela muda os rumos que a prosa europeia carrega, trazendo uma abrangência muito maior do personagem e um aprofundamento no âmago pessoal; seja das personagens, seja do próprio autor.

Novela e sua definição

Como já ressaltado, definir romance e novela apresenta a facilidade de caracterizar o romance, e a dificuldade em representar a novela. Sendo assim, tem-se as principais características da novela:

  • Inúmeros enredos que se conectam ao longo da história;
  • Enredo em sequência cronológica;
  • Há dependência da data e da hora;
  • Não há número estipulado de personagens, podendo estes serem retirados e recolocados na trama;
  • Autor onipresente que sabe tudo sobre as histórias paralelas;

Abrangendo uma observação bastante simplista, a novela seria um gênero, basicamente, menos aprofundado que o romance. Tal como um romance, mas sem uma expansão maior da própria história/personagens/espaço.

Romance e novela: diferenças pontuais

Após a definição de romance e novela, é preciso apontar as diferenças entre os dois gêneros. Dessa forma, ambos poderão ser discernidos a partir segundo os apontamentos:

  • O romance tem uma extensão textual maior;
  • Enquanto o romance apresenta um personagem central da trama, a novela apresenta variados personagens com histórias (in)dependentes;
  • Os personagens secundários do romance fazem parte da história principal, sem uma história independente e particular;
  • O espaço e o sentimento do personagem é mais aprofundado no romance;
  • Na novela a preocupação é com a trama, pouco com o aprofundamento dos personagens;

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Romance e Novela. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/literatura/romance-e-novela. Acesso em: 19 de June de 2021.

Compartilhe

TOPO