Vladimir Lênin

Vladimir Lênin foi um líder soviético responsável direto pela Revolução Comunista ocorrida na Rússia em 1917.

Vladimir Lênin foi um revolucionário russo, e um dos principais líderes da Revolução Comunista que atingiu o país. Em 1917, após a Revolução, Lênin se torna um dos principais personagens do governo. Sendo líder do Partido Comunista, a ideologia proposta por ele, pautada em Karl Marx, acabou se difundindo por todo o mundo.

O princípio de Lênin no ideário comunista começa no ano de 1887, com sua mudança para Kazan. Lá, ele dá início ao curso de Direito. É no decorrer deste mesmo ano que estreita o seu contato com ideologias que marcariam a sua vida. Com a proximidade ao Socialismo Científico, o revolucionário torna-se, enfim, um marxista. Após concluir sua formação, ele passa a fazer estudos de caso dos problemas econômicos enfrentados pela Rússia. Usa como base de seus relatos e pesquisas os teóricos Marx e Engels.

Vladimir Lenin
(Imagem: Reprodução)

Consolidação da ideologia de Vladimir Lênin

Após os estudos envolvendo as análises econômicas da Rússia no período,  Lênin segue o marxismo. Seu ideal se pautava, sobretudo, ao combate ao populismo que se alastrava no país. Contudo, ele acaba deixando a Rússia, viajando, peregrinando e estudando. Na Suíça, em 1895, ele faz contato direto com os refugiados e exilados russos. Entre estes, estava Plekanov. Este incentiva Lênin a retornar à Rússia com a ideia de dar vida à sua ideia de adentrar na política russa.

Seu retorno à Rússia, no entanto, não sai como o esperado. Com o intuito de retornar para fundar o Partido Social Democrata Russo, Vladimir Lênin é preso. Antes de consolidar seus planos, ele se torna um preso político exilado na Sibéria. Lá, ele permaneceria por três anos.

A Revolução Bolchevique

No ano de 1917, o desgaste do czarismo crescia. Acentuado na Rússia, a inconformidade da população com o Czar Nicolau II crescia vertiginosamente. O Ideal revolucionário, assim, começa a tomar rumos populacionais. A sociedade começa a apoiar uma Revolução comandada pelo Partido Comunista de Lênin.

Em fevereiro do ano em questão, o Partido da situação começa a implementar mudanças que estremecem a estrutura da nação. No entanto, as mudanças propostas pelos Mencheviques não foram suficientes. Os Bolcheviques, liderados por Lênin, desejavam maiores alterações. Mais radicais, almejavam por mudanças que realmente quebrassem com o tradicionalismo em vigor na Rússia.

No mês de outubro, os aliados do Partido Bolchevique acabam tomando o controle da revolução russa. O poder é também tomado sob apelo popular. Lênin é eleito pelo povo para assumir o Conselho de Comissários. Como líder, ele combate aqueles que iam contra os interesses da população. Durante esse processo, fora decretada, inclusive, a punição do Czar Nicolau II. Morto no mesmo ano, sua derrocada marca a ascensão do comunismo na Rússia.

Sob uma política pautada no ideal comunista, Lênin não se limitou à esquerda. Por diversas vezes fez uso de mecanismos da economia de mercado, salientadas por Adam Smith, por exemplo. A ideia era de que a Rússia pudesse integrar ações pelo mundo e ainda assim sobreviver com sua produção. Vladimir Lênin teve participação direta na fundação da União Soviética. Seu legado permanece até hoje sob a corrente teórica do leninismo, que perdura até os momentos atuais.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Vladimir Lênin. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/vladimir-lenin. Acesso em: 15 de August de 2020.

Compartilhe

TOPO