Torre Eiffel

A Torre Eiffel é uma torre treliçada de ferro, construída no século XIX, na capital da França, Paris, e que se tornou o ícone mundial do país.

A Torre Eiffel é uma torre treliçada de ferro, erguida durante o século XIX, entre os anos de 1887 e 1889. Está localizada no Champ de Mars, na capital da França, Paris, e se tornou um ícone no mundo.

É o edifício mais alto da cidade, medindo 324 metros de altura, alcançando 15 centímetros a mais no verão, em decorrência do calor. Trata do monumento pago mais visitado no mundo por turistas anualmente.

O nome de batismo é em razão do projetista da Torre Eiffel, o engenheiro Gustave Eiffel. O objetivo da construção foi servir de entrada para a Exposição Universal do ano de 1889.

iStock

Torre Eiffel: a história por trás dos ferros

A história da Torre Eiffel tem início quando o governo francês, à época, decidiu planejar uma Exposição Universal em 1889. Para o evento, foi anunciada uma competição de design entre arquitetos para o monumento que ocuparia a Champ de Mars.

Centenas de arquitetos se submeteram ao concurso lançado. No entanto, foi o projeto de Gustave Eiffel que o comitê do Centenário escolheu para ocupar o espaço destinado.

A torre metálica herdaria o nome do autor do projeto e se tornaria a estrutura mais alta já construída pelo homem. O projeto ficou a cargo de Maurice Koechlin e Émile Nouguier, dois engenheiros que trabalhavam para Eiffel.

As ideias da dupla, no entanto, não entusiasmaram Eiffel, o que promoveu maior estudo do projeto como um todo. Foi então que surge a figura de Stephen Sauvestre, o chefe do departamento da empresa.

Para o projeto, Sauvestre adicionou um pavilhão de vidro no primeiro andar, itens decorativos, além de arcos expostos na base. Enfim, o projeto estava concluído e pronto para iniciar a construção, entusiasmando Eiffel.

Inaugurada no dia 31 de março de 1889, durante comemoração do centenário da Revolução Francesa, a Torre Eiffel seria uma estrutura temporária. O contrato de apenas 20 anos limitaria o tempo de vida do monumento.

Entretanto, sua função como antena de rádio a salvou, impedindo de ser destruída. Além desta, outras dezenas de curiosidades cercam a construção, inauguração e manutenção da Torre Eiffel até os dias de hoje.

Torre Eiffel: 10 curiosidades que você provavelmente não sabia

Cercada de curiosidades, a imensa torre de ferro é um monumento de grande marco da história da humanidade. Quase derrubada no início do século XX, mas de pé até os dias atuais, em pleno século XXI. Confira algumas curiosidades sobre a Torre Eiffel:

1) Fotografar a Torre Eiffel à noite é crime

O espetáculo de luzes da Torre Eiffel, gratuitamente, só pode ser fotografado durante o dia. Durante a noite, direitos autorais impedem que a fotografia seja feita sem autorização prévia.

2) Número de degraus até o topo

Para alcançar o ponto mais alto da Torre é necessário subir 1.665 lances de degraus. Por sorte, há elevadores que podem ser utilizados pelos turistas.

3) Os cabos dos elevadores foram cortados na Segunda Guerra Mundial

Durante a invasão de Hitler a Paris, na Segunda Guerra Mundial, os franceses cortaram os cabos dos elevadores. Se Hitler e sua tropa quisessem alcançar o topo, precisariam subir os mais de 1500 degraus por conta.

4) O apartamento secreto na Torre Eiffel

O projetista Gustave Eiffel possuía um apartamento localizado no topo da Torre. Uma vista privilegiada da cidade, com toda a certeza.

5) Gustave Eiffel não projetou apenas a famosa Torre

Foi obra de Gustave também a Estátua da Liberdade, de Nova York. As partes chegaram separadamente de navio, e foram montadas na ilha que hoje se encontra.

6) Mais alta construção até 1930

Até o ano de 1930, a Torre Eiffel era o monumento mais alto da Terra construído pelo homem. O posto foi perdido quando concluída a construção do Chrysler Building, com seus 329 metros de altura.

7) Balança, expande e encolhe

Durante os períodos de calor e frio, a Torre costuma dilatar e encolher, respectivamente, até 15 centímetros. Além disso, durante a temporada de ventos, pode oscilar até 7 centímetros.

8) Pintura retocada a cada sete anos

Para manter a cor e a manutenção, a Torre é pintada a cada sete anos. Para a pintura completa, são necessárias 60 toneladas de tinta.

9) Esconderijo na Torre Eiffel

Além de ser uma construção alta, a Torre Eiffel também conta com um espaço abaixo da superfície. Há um bunker no subsolo, utilizado para proteção de ataques aéreos e bombardeios.

10) A quantos andares equivale a Torre Eiffel?

A Torre Eiffel, com seus 324 metros de altura, equivale a um prédio de 101 andares, aproximadamente. Uma construção imensa que, apesar de atualmente cativante, provocou a ira dos parisienses à época.

Atualmente, é o marco da cidade e ponto turístico imperdível para qualquer turista que passeia pelas ruas da capital francesa.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. História Volume Único. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Compartilhe nas redes sociais

TOPO