Sistema de castas na Índia

O sistema de castas na Índia funciona como representação da hierarquia social do país.

O sistema de castas na Índia está diretamente relacionado à principal religião do país, o hinduísmo. Com uma população ultrapassando o 1 bilhão de pessoas (aproximadamente 1,1 bilhão), 75% destes são hinduístas.

Publicidade

Essa parcela majoritária não está só submetida aos dogmas, crenças e costumes propostos pela religião. Eles também estão diretamente submissos à hierarquia social vigente na crença.

A divisão em castas tem determinação a partir da hereditariedade; ou seja, relacionada à família. As castas são as definidoras da posição social das famílias hindus, designando quais estas ocupam.

sistema de castas na Índia
(Imagem: Reprodução)

Esse fator de organização social estabelece, portanto, uma hierarquia dentro da sociedade indiana. Em toda a hierarquia, assim sendo, há a marca de privilégios, deveres e direitos (estes sonegados, em muitos casos).

O sistema de castas na Índia tem como principal consequência a segregação social dos integrantes das casta mais baixas. Sendo esta hierarquia uma das grandes causas da alta desigualdade social observada na Índia.

O país, inclusive, é avaliado com uma das piores desigualdades sociais vistas no mundo. A razão é, indiscutivelmente, o sistema de hierarquia social coordenado pela religiosidade.

O sistema de castas na Índia: como há a divisão?

Existiam, em princípio, somente quatro tipos de castas divididas na Índia. Estas seriam: os brâmanes, os xatrias, os vaixias e os sudras. Aqueles que não estão inclusos em nenhuma casta são os chamados párias – ou seja, os 25% não hindus do país.

Publicidade

Brâmanes

É a casta mais elevada do sistema. Nela, incluem-se os sábios; indivíduos equiparados aos deuses. Dentro desta casta estão os professores, os filósofos, os sacerdotes e os estudiosos. Segundo os próprios brâmanes, eles teriam surgido a partir da cabeça do Deus Brahma.

Xátrias

Os Xátrias seriam descendentes dos braços de Brahma, sendo assim considerados como a casta da força; os guerreiros. Nela, integram a casta os militares e os administradores do estado.

Vaixás

São os descendentes das pernas de Brahma. Atuando como comerciantes, são aqueles que trilham o caminho em busca do melhor.

Publicidade

Sudras

Oriundo dos pés de Brahma, os sudras são justificados como a base de sustento do corpo divino. Seriam os trabalhadores braçais, artesãos e operários.

As religiões são CAMINHOS DIFERENTES convergindo para o MESMO PONTO. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos O MESMO OBJETIVO? (Mahatma Gandhi, um crítico ao Sistema de Castas)

Os Párias e os Dalits

Ainda dentro do sistema de castas na Índia há duas específicas (e similares) denominações neste preceito religioso hierárquico.

Começando pelos Párias, estes seriam aqueles indivíduos que não fariam parte de casta alguma. Sendo “intocáveis”, estes seriam excluídos da sociedade do ponto de vista social; segregados às periferias sociais.

Os Párias, assim, teriam como obrigatoriedade realizar os piores tipos de trabalhos, dos mais deploráveis possíveis. Seriam, inclusive, rejeitados por integrantes de outras castas.

Os Dalits, por sua vez, estariam abaixo ainda dos párias, uma vez que seriam os “sujos” da hierarquia. Esse povo seria os delegados a realizar trabalhos deploráveis; imundos.

Limpar banheiros completamente sujos, lavar roupas ou recolher lixo. Estes são alguns dos exemplos de trabalhos realizados pelos Dalits.

São totalmente excluídos da sociedade, sendo pessoas relegadas a uma vida sem prosperidade e mal vistas pelas demais castas.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Sistema de castas na Índia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/sistema-de-castas-na-india. Acesso em: 24 de April de 2024.

Teste seu conhecimento
01. [UERJ]
Veja bem, este país, em seus dias de glória, parecia até um zoológico. Um zoológico limpinho e bem arrumado. Todos tinham o seu lugar e viviam felizes. Quem era chamado de halwai fazia doces. Quem era chamado de criador de gado criava gado. Os intocáveis limpavam latrina.
Até que, em 1947, quando os britânicos foram embora, todas as jaulas foram abertas. Aí a lei da selva substituiu a lei do zoológico. Os mais ferozes devoraram os demais e ficaram barrigudos.
Resumindo: antigamente havia mil castas e destinos na Índia, Hoje só há duas castas: a dos homens barrigudos e a dos homens sem barriga
Aravind Adiga
Adaptado de O trigre branco. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
O fragmento de texto acima faz referência a uma das transformações ocorridas na Índia, a partir de 1947.
Essa transformação explicita a relação entre as seguintes características na sociedade indiana:

a) diversidade de etnias – liberdade de expressão

b) divisão do trabalho – hierarquização dos grupos

c) centralização do Estado – eliminação da censura

d) racionalização da produção – preservação das tradições

01. [B]

Compartilhe

TOPO